domingo, 13 de julho de 2025
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UFGD  

Professores e alunos Indígenas representam Dourados no Campus Party

03 julho 2025 - 20h20Por Da Redação

Professores e alunos das Escolas Indígenas Guateka – Marçal de Souza e Tengatuí Marangatu, localizadas na Reserva Indígena de Dourados (MS), participaram de uma experiência única no Campus Party, em Brasília – um dos maiores espaços de fomento à tecnologia, inovação e empreendedorismo do país. A viagem foi resultado da premiação da Maratona de Inovação Arandu Roky – Nascendo Ideias, promovida pelo Ecossistema de Inovação de Dourados, do qual a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é membro ativo e pioneiro.

A maratona foi realizada em 16 de maio e teve como foco incentivar a conexão entre saberes tradicionais e tecnologias inovadoras, impulsionando o protagonismo indígena em soluções criativas voltadas às suas realidades, a partir da problemática de falta de água nas aldeias Jaguapiru e Bororó. 

Durante a imersão na Campus Party, de 18 a 22 de junho, os representantes das escolas participaram de diversas atividades, incluindo a vivência no Hackathon da Segurança Pública do Distrito Federal, onde puderam desenvolver, em grupo, soluções voltadas a desafios reais das investigações e operações policiais no DF, integrando conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais.

O professor Mariano Terena, compartilhou seu entusiasmo com a experiência. “Estamos felizes com a desenvoltura do nosso grupo! Foi a primeira vez que participei de um Hackathon, e de forma presencial. Foram momentos intensos de correria, uma experiência maravilhosa! Conhecemos a rotina da PCDF, e mesmo dentro das nossas condições, conseguimos desenvolver ideias inovadoras. A partir dessa vivência, já queremos aplicar essa metodologia com os alunos na escola”, disse o professor. 

A atividade foi acompanhada pelas professoras da UFGD Jane Corrêa Alves  Mendonça e Vera Luci de Almeida, membros do Ecossistema de Inovação de Dourados, que atuaram como articuladoras do projeto e apoiadoras da jornada formativa. 

A realização da viagem só foi possível graças à união de diversos parceiros e apoiadores: a UFGD viabilizou a logística do transporte rodoviário do grupo; o Cláudio Nascimento, da rede Embaixadores Include da Campus Party,  articulou a doação dos ingressos para a área das barracas, possibilitando a experiência completa de acampamento no Campus Party; os atores do Ecossistema de Inovação de Dourados contribuíram com o custeio da alimentação do grupo durante a imersão; a Universidade de Brasília (UnB) ofereceu hospedagem para os motoristas e suporte para o estacionamento do ônibus dentro do campus.

Por sua vez, a Maratona Arandu Roky foi realizada por meio da Chamada FUNDECT/SEMADESC/SEAF 12/2023 – Extensão Tecnológica para Agricultores Familiares, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, lançado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF).

O sucesso da primeira edição já impulsiona a segunda maratona, com previsão de lançamento neste segundo semestre de 2025. Nesta nova etapa, o foco será o desenvolvimento de projetos inovadores por professores das escolas Guateka e Tengatuí, fortalecendo a autonomia pedagógica e o uso de metodologias ativas voltadas ao contexto sociocultural indígena.

“A Maratona Arandu Roky não é apenas um projeto: é um movimento de valorização da cultura, da ciência e da inovação como caminhos possíveis e concretos para a transformação social e educacional nas comunidades originárias do Mato Grosso do Sul”, destacou a professora Jane Mendonça.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mãe e filha morrem em acidente após carro cair no Rio Ivinhema
TRAGÉDIA

Mãe e filha morrem em acidente após carro cair no Rio Ivinhema

Acusados de tentativa de homicídio são presos na Vila São Brás
POLÍCIA

Acusados de tentativa de homicídio são presos na Vila São Brás

PRAZO

Inscrições para o cursinho UEMS Pra Você termina neste domingo

ECONOMIA

Decreto de reciprocidade deve ser editado até terça; diz Alckmin

Executado com a esposa cumpria pena por tráfico de drogas
SAPUCAIA

Executado com a esposa cumpria pena por tráfico de drogas

FUTEBOL

Campeonato brasileiro segue neste domingo com três partidas

OPORTUNIDADE

IFMS abre vaga de professor substituto com salário até R$ 9 mil

CAPITAL

Jovem de 21 anos tem artéria rompida após ataque de três pitbulls

EDUCAÇÃO

Inscrições para Prova Nacional Docente começam nesta segunda

PORTO MURTINHO

Veículo afunda no Rio Paraguai e bombeiros buscam por condutor

Mais Lidas

ITAHUM

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado

DOURADOS

Após matar vizinho, fazendeiro se apresenta à polícia e diz que agiu em legítima defesa pelo filho

Homem sofre tentativa de homicídio na região central de Dourados

DOURADOS

Mulher denuncia motorista de aplicativo por furto de R$ 1,5 mil