Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Pós-graduação deve atender demandas da sociedade

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, disse em aula virtual ser um desafio para a academia atuar pelo desenvolvimento do País

14 setembro 2020 - 06h00Por Ministério da Educação

A pós-graduação tem que estar ajustada às demandas da sociedade e atuar pelo desenvolvimento socioeconômico do País. Foi o que disse Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na aula inaugural dos programas de pós-graduação (PPGs) do Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica) na quinta-feira, 10.

Em sua palestra, Aguiar comentou que o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) concentrou esforços na formação de pessoal altamente qualificado para a academia: “Precisamos de novas diretrizes e estratégias que permitam o fortalecimento do SNPG. Isso passa por uma maior preocupação com a transferência do conhecimento para a sociedade”.

Para atingir esse objetivo, a CAPES lançou o modelo multidimensional de avaliação: formação, pesquisa, impacto na sociedade, inovação e internacionalização são palavras-chave, sempre levando em conta os contextos regionais dos PPGs. O conselho superior da Coordenação já aprovou a proposta, agora em debate com a sociedade.

Outro aspecto destacado por Benedito Aguiar são os programas estratégicos induzidos, como o de Combate a Epidemias, o de Parcerias Estratégicas com os Estados e o de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal. “Estamos terminando o período do quinto plano nacional de pós-graduação, vivido de 2011 a 2020, no qual houve um crescimento significativo do sistema. Precisamos continuar a crescer, sim, mas com primazia na qualidade, identificando as demandas de cada região”, observou Aguiar.

Benedito Aguiar ministrou a aula, em ambiente virtual, a convite da instituição. O presidente da CAPES abordou os novos desafios para a pós-graduação no Brasil. O encontro foi realizado de forma remota e transmitido pelo canal da Unievangélica no Youtube.

A Unievangélica oferece cursos de graduação e pós-graduação. São, ao todo, cerca de 10 mil estudantes. Fundada como Faculdades Integradas da Associação Educativa Evangélica — entidade criada em 1947 e hoje responsável por mais de 10 instituições de ensino —, o local passou a ser o primeiro centro universitário de Goiás, em 2004, quando mudou para o nome atual.

Leia Também

CAPITAL
Menina de 7 anos sofreu ferimento no rosto ao cair de muro, diz polícia
AJUDA NA PANDEMIA
Câmara aprova auxílio emergencial para trabalhadores do esporte
CASSILÂNDIA
Motorista é preso após entrar na contramão, atropelar ciclista
EDUCAÇÃO
Unidade 1 da UFGD está atendendo, de forma restrita, pela recepção
GREVE
Funcionários dos Correios acatam decisão judicial e voltam ao trabalho
EDUCAÇÃO
UEMS prorroga até esta quarta-feira a eleição da Comissão Permanente
SAÚDE
Justiça libera recursos para compra de medicamento para o bebê Írio
PONTA PORÃ
Polícia Federal apreende 42 quilos de cocaína na região de fronteira
CAMPO GRANDE
Cabeleireiro encontrado em córrego sofria de depressão e deixa filha de 12 anos
JUDICIÁRIO
Vendedores de imóvel devem restituir valor da entrada de contrato rescindido

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita