Menu
Busca domingo, 27 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Organizando a rotina

06 março 2020 - 06h00Por O Quintal

O ano começou, o Carnaval passou, as atividades das crianças estão acontecendo, daqui a pouco começam as avaliações. Organizar os horários das crianças, da casa, do trabalho, e ainda ter tempo para lazer e esportes buscando uma vida saudável e equilibrada – este é o desafio da maioria das famílias. 
A organização é um aprendizado diário. Todos os envolvidos colaborando para que a rotina seja cumprida, e sem idade para iniciar, a partir de um ano já, as crianças podem ajudar guardando brinquedos de forma organizada: uma caixa ou local para cada tipo. Essa distribuição espacial – cada coisa em seu lugar – pois todos sabendo onde e como encontrar e guardar facilita, e muito, a manter uma rotina sem imprevistos. 
Uma dica é fazer uma lista de todas as atividades que devem ser realizadas no dia-a-dia e anotar os responsáveis pela execução de cada uma ao lado. Essa etapa pode acontecer numa “reunião de família”, o que torna tudo mais sério; todos vão participar da divisão das tarefas, mas é claro que você já pensou nisso antes e vai conduzir a reunião de forma a atender as necessidades de cada um, permitindo o ‘envolvimento’ dos pequenos nas decisões. Quem será o responsável por colocar a toalha na mesa? Alimentar o animal de estimação? Recolher os calçados? Organizar a lancheira? As atividades devem respeitar as particularidades da rotina de cada família e, principalmente, a faixa etária dos integrantes.
Essa lista fica exposta para que todos saibam de suas obrigações, fica sendo o combinado da casa, não é a mamãe ou o papai que está ‘mandando’ fazer, essa medida diminui um pouco do estresse da cobrança, pois a criança fez um compromisso com a família toda.
Outra possibilidade, quando houver dificuldade de aceitar os combinados ou resistência na execução das tarefas é estabelecer recompensas (caso a família entenda que seja necessário), como ir ao parque juntos se todas as tarefas forem cumpridas, assistir ao filme escolhido, fazer um piquenique ou um passeio, brincar juntos de algo prazeroso para a criança – as recompensas imediatas ou envolvendo presentes e valores devem ser evitadas, as crianças precisam entender e aprender a ter paciência e esperar por algo bom que foi conquistado.
Quando a criança cresce, num ambiente, onde se sente valorizada, por suas pequenas tarefas realizadas, ela se tornará um adolescente que colabora e valoriza o trabalho da família, na família e pela família e, sucessivamente, um adulto que aceita e entende melhor o trabalho em equipe, proporcionando mais facilidade em liderar equipes também.
Agora é hora de preparar sua lista de afazeres e agendar a reunião com toda a família, além de organizar a rotina, mais uma vez e de uma forma diferente estarão estabelecendo vínculo e fortalecendo os laços familiares família.

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Governo do Estado dá início ao processo de licitação para restauração do Centro Cultural José Octávio Guizzo
DOURADOS
Interno é encontrado morto na PED
DOURADOS
Jovem baleado no ombro teria tentado separar briga
ESPORTES
Com lição de Guayaquil, Flamengo mantém programação à espera de definição de jogo contra o Palmeiras
POLÍCIA
Gaúcho é preso por tráfico de drogas na rodoviária de Dourados
ELEIÇÕES
TSE: em pronunciamento, Barroso pede cuidado com pandemia e fake news
DOURADOS
Jovem é flagrado com duas armas e é preso
POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
BRASIL
Ministro da Educação diz que jamais incentivou discriminação
TEMPO
Domingo de calor com probabilidade de chuva em Dourados

Mais Lidas

POLÍCIA
Caminhoneiro de Dourados morre ao capotar na serra de Maracaju
ATO DE FÉ
Após vigílias em frente a hospital, família celebra 'milagre' por homem que caiu do telhado
PONTA PORÃ
Polícia apreende comboio com contrabando avaliado em R$ 1 milhão
CAMPO GRANDE
Gêmeos são executados dentro de quitinete