Menu
Busca quarta, 01 de abril de 2020
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

Organizando a rotina

06 março 2020 - 06h00Por O Quintal

O ano começou, o Carnaval passou, as atividades das crianças estão acontecendo, daqui a pouco começam as avaliações. Organizar os horários das crianças, da casa, do trabalho, e ainda ter tempo para lazer e esportes buscando uma vida saudável e equilibrada – este é o desafio da maioria das famílias. 
A organização é um aprendizado diário. Todos os envolvidos colaborando para que a rotina seja cumprida, e sem idade para iniciar, a partir de um ano já, as crianças podem ajudar guardando brinquedos de forma organizada: uma caixa ou local para cada tipo. Essa distribuição espacial – cada coisa em seu lugar – pois todos sabendo onde e como encontrar e guardar facilita, e muito, a manter uma rotina sem imprevistos. 
Uma dica é fazer uma lista de todas as atividades que devem ser realizadas no dia-a-dia e anotar os responsáveis pela execução de cada uma ao lado. Essa etapa pode acontecer numa “reunião de família”, o que torna tudo mais sério; todos vão participar da divisão das tarefas, mas é claro que você já pensou nisso antes e vai conduzir a reunião de forma a atender as necessidades de cada um, permitindo o ‘envolvimento’ dos pequenos nas decisões. Quem será o responsável por colocar a toalha na mesa? Alimentar o animal de estimação? Recolher os calçados? Organizar a lancheira? As atividades devem respeitar as particularidades da rotina de cada família e, principalmente, a faixa etária dos integrantes.
Essa lista fica exposta para que todos saibam de suas obrigações, fica sendo o combinado da casa, não é a mamãe ou o papai que está ‘mandando’ fazer, essa medida diminui um pouco do estresse da cobrança, pois a criança fez um compromisso com a família toda.
Outra possibilidade, quando houver dificuldade de aceitar os combinados ou resistência na execução das tarefas é estabelecer recompensas (caso a família entenda que seja necessário), como ir ao parque juntos se todas as tarefas forem cumpridas, assistir ao filme escolhido, fazer um piquenique ou um passeio, brincar juntos de algo prazeroso para a criança – as recompensas imediatas ou envolvendo presentes e valores devem ser evitadas, as crianças precisam entender e aprender a ter paciência e esperar por algo bom que foi conquistado.
Quando a criança cresce, num ambiente, onde se sente valorizada, por suas pequenas tarefas realizadas, ela se tornará um adolescente que colabora e valoriza o trabalho da família, na família e pela família e, sucessivamente, um adulto que aceita e entende melhor o trabalho em equipe, proporcionando mais facilidade em liderar equipes também.
Agora é hora de preparar sua lista de afazeres e agendar a reunião com toda a família, além de organizar a rotina, mais uma vez e de uma forma diferente estarão estabelecendo vínculo e fortalecendo os laços familiares família.

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MPE E MPF
Recomendação conjunta quer fiscalização de carreatas em MS
CORONAVÍRUS
Cientistas chineses anunciam descoberta contra covid-19
CORONEL SAPUCAIA
Menores são apreendidos transportando 48 kg de maconha em bicicleta
NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
ARTIGO
A fórmula contra o Coronavírus
MATO GROSSO DO SUL
Campo-grandenses são presos com 250 pacotes de cigarro em Ponta Porã
DOURADOS
Bandidos furtam mais de 3km de fios da avenida Guaicurus e Praça do Cinquentenário
Saúde e Bem-estar
J. P. Mansor oferece serviços de análises de águas e tratamentos de resíduos industriais
ECONOMIA
No primeiro dia do mês Governo libera pagamento de servidores que ganham até R$ 4 mil
PONTA PORÃ
Mulher contrata motorista de aplicativo e é presa tentando levar droga à Capital

Mais Lidas

REGIÃO
Ex-assessor de Mandetta é encontrado morto em apartamento na Capital
COVID-19
Primeiro óbito por coronavírus do Estado é registrado em Dourados
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
COVID-19
MS tem oito confirmações de coronavírus em 24h e suspeitos chegam a 51