Menu
Busca domingo, 20 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
Educação

O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

31 janeiro 2020 - 06h00Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

“Era uma vez um castelo, onde vivia uma princesa que adorava livros.Um dia, distraída com sua leitura na torre mais alta da ala norte, foi raptada por um dragão muito temido. Um valente cavaleiro, depois de uma longa jornada e uma dura, porém, vitoriosa batalha, a leva de volta para seu reino! Quem gostou?! Bate Palma!”

Após ouvir a história, contada pela Fada Rê, com os olhos brilhando, as crianças são convidadas a participarem de jogos nos quais: os meninos, devem confeccionar o brasão do seu escudo com o símbolo de sua maior qualidade e, na sequencia, viver um intensivo treinamento de cavaleiros; enquanto as meninas, aprendem a ter equilíbrio e etiqueta, caminhando com um livro sobre a cabeça,levando uma bandeja nas mãos, para tomar um chá com a Rainha. Na hora do lanche: “asas de dragão assadas”. Para o grande baile:  aprendem sobre as músicas–cantigas medievais e seus compositores – bardos. Ao final as crianças aprendem tantas palavras que pertencem à esse período histórico. E toda essa aventura acontece em um dos projetos de leitura.

“Após todo esse cuidado as crianças criam um vínculo afetivo com a história, seus conceitos e vocabulário e tudo o que foi ensinado, com certeza será aprendido” - Rejani
Há cinco anos atendendo O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada desenvolve um trabalho único que une o lúdico com a aprendizagem e consegue resultados incríveis. As sócias Alessandra Menegheti e Rejani Betoni criaram não só um espaço, mas uma metodologia que oferece atividades no contra turno escolar, às crianças de 3 à 16 anos, três linhas de atendimento: Socialização, Aprendizagem e Recreação. 

“Tinha o sonho de ter um espaço onde minhas crianças pudessem brincar como eu brinquei; crianças de várias idades juntas, brincando no Quintal, subindo em árvore, jogando bets e protegidos dos perigos de hoje. Foi então, que numa fase de mudança na minha vida, fui tomar um chá de morango com minha amiga da faculdade. Ela tinha parado todos os seus planos profissionais para ser mãe de crianças com défict de atenção e começou a estudar como o cérebro funcionava, quais as formas de aprender a aprender e pode ajudar seus filhos, sem medicação a desenvolver suas habilidades. Ela também tinha o sonho de ajudar outras mães com tudo o que tinha aprendido. Foi nessa tarde que nasceu O Quintal.” Rejani

Depois de meses de estudo, escolha de autores teóricos para fundamentar o trabalho, montagem e registro do projeto, executaram um teste piloto, no Quintal da casa da Alessandra,encantando de cara algumas famílias que acreditaram no trabalho.

“Pudemos unir a aprendizagem com o lúdico, sem ter como base um único autor, afinal, cada criança é única e o que funciona pra uma, pode não funcionar para outra, como bem exemplificado na minha própria casa.” Alessandra

O Quintal agora cresceu e está localizado num espaço com cara de “casa da vó”, amplo, arejado, iluminado, decorado pelas proprietárias, enche os olhos de quem entra de cor e esperança; e o olfato com cheiro de bolos, tortas e biscoitos produzidos nas oficinas de culinária, com ajuda das crianças. 

A metodologia é organizada e dividida pelas habilidades que a criança precisa desenvolver. Para isso são oferecidas as oficinas de: Leitura e Aprendizagem Mediada, Organização de estudos, Culinária, Brinquedos e Brincadeiras, Musicalização e arte, Day to Day English; e, também, oficinas extras de: Futebol, Judô, Violão, Baby Class e Ginástica Rítmica.

“Estudamos para tornar nossos filhos crianças mais felizes, curiosas, interessadas em leituras e literaturas, que possam desenvolver integralmente suas habilidades e capacidades, com consciência e autonomia. Hoje com a concretização desse sonho: O Quintal, podemos compartilhar nosso conhecimento e ajudar outras famílias.” Alessandra.

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Leia Também

JARDIM
Homem leva multa por transporte de motosserra sem documentação
ECONOMIA
Turismo: metade das operadoras vende viagens para novembro e dezembro
INTERNACIONAL
Milhares de pessoas participam de protesto contra monarquia na Tailândia
NO FLAGRA
PMA pega infrator colocando fogo em pastagem e apaga incêndio
PANDEMIA
Dourados registra mais 49 casos de Covid e começa semana com 23 pacientes em UTIs
TRAGÉDIA
Batida frontal entre caminhão e van deixa 12 mortos e um ferido em Minas Gerais
FUTEBOL
Palmeiras e Grêmio se enfrentam pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
REGIÃO
Adolescente fica ferida em acidente envolvendo carro e moto em Sonora
CAMPO GRANDE
Homem tenta fugir, mas acaba preso com tabletes de maconha em mochila
DOURADOS
Polícia flagra trio ‘preparando’ carro com maconha e munição para fuzil

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher estaciona em vaga preferencial e é xingada por médico
RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
DOURADOS
GM flagra aglomeração no centro e três são presos
POLÍCIA
Braço direito de "Marcelo Piloto" é preso no Paraguai