segunda, 04 de julho de 2022
Dourados
32°max
15°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

MEC promove intercâmbio com a Alemanha a fim de aprimorar ações para a Educação Profissional e Tecno

23 maio 2022 - 11h59Por Portal MEC

Com o intuito de conhecer na prática o modelo de Educação Profissional e Tecnológica 4.0 alemão, uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) realizou uma missão no país europeu. A agenda, realizada de 15 a 20 de maio, foi coordenada pela Secretaria de Educação Profissional Tecnológica (Setec) do MEC e teve como principal objetivo a troca de experiências com foco na inovação e na tecnologia que são utilizadas no desenvolvimento da aprendizagem de estudantes. 

A delegação teve a oportunidade de conhecer modelos de sucesso de cooperação entre rede de ensino e indústria, bem como metodologias de desenvolvimento de ecossistema de inovação e o sistema dual de educação profissional alemã, que tem como principal característica a associação do aprendizado teórico ao prático. 

A agenda oficial se caracterizou por atividades conjuntas com a Universidade Steinbeis, entidade de ensino alemã voltada para o desenvolvimento de pessoas por meio de pesquisa aplicada e transferência de conhecimento. Os representantes brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer o modelo público de ensino alemão e a metodologia de desenvolvimento de pesquisa criada pela instituição. Os integrantes da comitiva também realizaram visitas a empresas de automação tecnológica, escolas que trabalham com o modelo dual e encontros com especialistas da temática. 

Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant’Ana, a missão no país europeu está alinhada aos objetivos estratégicos da Pasta. “É muito importante para o Brasil essa troca de experiências com um país que é referência na área. A promoção da inovação em todas as suas vertentes, especialmente a tecnológica, proporciona o desempenho de diferentes funções no setor produtivo, formando estudantes na Educação Profissional e Tecnológica capazes de realizarem o trabalho digital, se tornando profissionais aptos a modernizarem os ambientes produtivos”, ressaltou. 

A assessora para Assuntos Internacionais do MEC, Roseli Teixeira Alves, também reforçou a importância da agenda que, de acordo com ela, teve como destaque o comprometimento com a melhoria do sistema de educação profissional do Brasil, com discussões de alto nível com parceiros alemães e realizada a fim de colher insumos importantes para o aperfeiçoamento da política. “A partir da missão, muitas outras janelas de oportunidades se abrem, propiciando a ampliação de parceiras e novos intercâmbios”, afirmou. 

Além dos representantes da Setec e da Assessoria Internacional, a comitiva foi composta por representantes da Secretaria-Executiva do MEC, de institutos federais brasileiros, de escolas técnicas vinculadas às universidades das cinco regiões do país, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Agência de Cooperação da Alemanha (GIZ). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tamanduá "passeia" pelas ruas da capital e é capturado
MEIO AMBIENTE

Tamanduá "passeia" pelas ruas da capital e é capturado

SAÚDE

Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses

Durante ações em Bonito, PMA orienta turistas e apreende petrechos ilegais de pesca
ÁGUAS DO MIRANDA

Durante ações em Bonito, PMA orienta turistas e apreende petrechos ilegais de pesca

Filho do governador de Goiás morre aos 40 anos
LUTO

Filho do governador de Goiás morre aos 40 anos

Bioparque Pantanal recebe animais taxidermizados nesta segunda
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Bioparque Pantanal recebe animais taxidermizados nesta segunda

BONITO

Homem morre após cair de barranco de pesqueiro

LUTO

Morre, no Rio, aos 88 anos, autor da Lei Rouanet

MS-080

PMA apreende caminhão com 29 m³ de madeira ilegal e autua proprietário em 8,6 mil

CAPITAL

Ao tentar fugir da polícia, motorista capota carro recheado de contrabando

MS

Governo amplia número de vagas do concurso de escrivão e delegado da Polícia Civil

Mais Lidas

DOURADOS

Idosa cai em golpe do falso sequestro, mas polícia consegue impedir transferência bancária

DOURADOS

Drogado, homem acaba preso após agredir filha e esposa

REGIÃO

Droga apreendida em veículo que capotou é avaliada em 1,5 milhão

RIO BRILHANTE

Caso de homem encontrado morto dentro de residência é investigado