segunda, 17 de janeiro de 2022
Dourados
37°max
26°min
Campo Grande
34°max
23°min
Três Lagoas
38°max
26°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

MEC lança plataforma de monitoramento para implementação da BNCC

Durante cerimônia também foi anunciada a ampliação da pesquisa de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC ao ensino médio

02 dezembro 2021 - 06h00Por gov.com

ASecretaria de Educação Básica do Ministério da Educação lançou, na quinta-feira (2), às 10h, a Plataforma do Monitoramento de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante a transmissão foram apresentados os resultados parciais da implementação da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental e o cronograma das próximas ações do monitoramento, incluindo ampliação da pesquisa para o Ensino Médio. 

Aberta a todas as redes de ensino do país, a Plataforma otimiza a troca de experiência, os exemplos de boas práticas, a discussão sobre os processos de implementação da BNCC e o acesso aos referenciais curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação, além de ser uma importante ferramenta de transparência para a sociedade.    “Teremos agora um ambiente tecnológico integrado que, certamente, ajudará na sua implementação”, afirmou Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica da pasta. 

Desde janeiro deste ano, o MEC, em parceria com a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem realizado pesquisas de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC. O diagnóstico que será apresentado abrangeu 2 mil escolas, em 250 cidades das 5 regiões do país. A primeira etapa da pesquisa contou com a participação de 24.262 entrevistados, com objetivo de avaliar a intensidade e alcance do processo de mobilização em torno da implementação da BNCC na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

Os dados levantados no diagnóstico, que serão disponibilizadas na Plataforma do Monitoramento, indicam que a BNCC já é uma realidade no país, incidindo diretamente na organização e no planejamento das atividades realizadas pelos profissionais das redes públicas. Os resultados preliminares evidenciam que os educadores reconhecem a BNCC como instrumento para organização de sua prática docente e como garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos. 

O lançamento da Plataforma garantirá a implementação da Base Nacional Comum Curricular em todo território nacional, conferindo transparência e acessibilidade de informações à toda a sociedade e contribuindo para a consolidação do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial da meta 7, que trata da qualidade da educação. 

Confira os resultados completos do relatório da 1ª etapa da Pesquisa de Avaliação e Monitoramento da Implementação da BNCC. 

Leia Também

Morre no Rio, aos 64 anos, a atriz Françoise Forton
LUTO

Morre no Rio, aos 64 anos, a atriz Françoise Forton

INTERNACIONAL

No Vaticano, papa Francisco diz rezar por vítimas das chuvas no Brasil

PANDEMIA

Presidente: autoteste pode conter transmissão de vírus mais rápido

Veículos colidem frontalmente na MS-450 e vítimas são encaminhadas para hospital
ACIDENTE

Veículos colidem frontalmente na MS-450 e vítimas são encaminhadas para hospital

ESPORTE

Rayssa Leal fatura STU de Criciúma, 1ª etapa do circuito brasileiro

REGIÃO

Menor sofre acidente ao colidir bicicleta contra veículos em via pública

SAÚDE

Síndrome de Burnout é reconhecida como fenômeno ocupacional pela OMS

EDUCAÇÃO

Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de Ensino Médio e Superior

INTERNACIONAL

EUA: ocupação de sinagoga termina com sequestrador morto

DOURADOS

Apartamento é invadido e placa de vídeo de computador furtada

Mais Lidas

REGIÃO

Carro pega fogo e motorista morre em colisão entre Dourados e Fátima do Sul

DOURADOS

Confusão próxima à região conhecida como 'cracolândia' deixa homem ferido

TRAGÉDIA

Motorista carbonizado em acidente na BR-376 morava em Dourados

DOURADOS

Detento é levado para a UPA após 'surtar' e bater cabeça várias vezes em grades de cela