domingo, 14 de agosto de 2022
Dourados
33°max
18°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

MEC lança plataforma de monitoramento para implementação da BNCC

Durante cerimônia também foi anunciada a ampliação da pesquisa de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC ao ensino médio

02 dezembro 2021 - 06h00Por gov.com

ASecretaria de Educação Básica do Ministério da Educação lançou, na quinta-feira (2), às 10h, a Plataforma do Monitoramento de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante a transmissão foram apresentados os resultados parciais da implementação da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental e o cronograma das próximas ações do monitoramento, incluindo ampliação da pesquisa para o Ensino Médio. 

Aberta a todas as redes de ensino do país, a Plataforma otimiza a troca de experiência, os exemplos de boas práticas, a discussão sobre os processos de implementação da BNCC e o acesso aos referenciais curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação, além de ser uma importante ferramenta de transparência para a sociedade.    “Teremos agora um ambiente tecnológico integrado que, certamente, ajudará na sua implementação”, afirmou Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica da pasta. 

Desde janeiro deste ano, o MEC, em parceria com a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem realizado pesquisas de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC. O diagnóstico que será apresentado abrangeu 2 mil escolas, em 250 cidades das 5 regiões do país. A primeira etapa da pesquisa contou com a participação de 24.262 entrevistados, com objetivo de avaliar a intensidade e alcance do processo de mobilização em torno da implementação da BNCC na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

Os dados levantados no diagnóstico, que serão disponibilizadas na Plataforma do Monitoramento, indicam que a BNCC já é uma realidade no país, incidindo diretamente na organização e no planejamento das atividades realizadas pelos profissionais das redes públicas. Os resultados preliminares evidenciam que os educadores reconhecem a BNCC como instrumento para organização de sua prática docente e como garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos. 

O lançamento da Plataforma garantirá a implementação da Base Nacional Comum Curricular em todo território nacional, conferindo transparência e acessibilidade de informações à toda a sociedade e contribuindo para a consolidação do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial da meta 7, que trata da qualidade da educação. 

Confira os resultados completos do relatório da 1ª etapa da Pesquisa de Avaliação e Monitoramento da Implementação da BNCC. 

Leia Também

EDUCAÇÃO

Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas
SEGURANÇA

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação

SAÚDE

Projeto cria Programa Nacional de Referência em Tratamento da Fibromialgia

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda
ECONOMIA

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda

AGRICULTURA

Tecnologia de ressonância magnética reduz perdas de fertilizantes

TRABALHO E PREVIDÊNCIA

Proposta estabelece piso salarial de R$ 3,2 mil para vigilantes

TRANSPORTE

Projeto prevê bilhete único nacional para sistemas de transporte público

MATO GROSSO DO SUL

Incêndios e estiagem colocam cidades em situação de emergência

EM ANÁLISE

Projeto que muda norma geral para concursos públicos retorna ao Senado

Mais Lidas

DOURADOS

Acusado de raptar a ex e trocar tiros com a polícia tem alta e é levado para delegacia

DOURADOS

Homem que trocou tiros com a polícia na Linha do Potreirito havia sequestrado a ex

EMBRIAGUEZ

Caminhonete ocupada por cinco jovens capota na BR-376

DOURADOS

Douradense contaminado com "varíola dos macacos" viajou para o Paraguai recentemente