Menu
Busca quarta, 12 de maio de 2021
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

MEC implementa ações para fortalecer o empreendedorismo

Submissão de propostas para adesão ao Programa IF Mais Empreendedor devem ser realizadas até o dia 25 de abril

23 abril 2021 - 06h00Por gov.br

No próximo domingo (25) é o último dia para a submissão de propostas que receberão apoio do Ministério da Educação (MEC) para o desenvolvimento de projetos no âmbito do Programa IF Mais Empreendedor. A iniciativa visa selecionar até 42 propostas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contendo até 7 projetos cada, totalizando até 294 projetos com investimento total de R$ 6,4 milhões.

Essa ação promoverá maior interação com o setor produtivo, especialmente, com o atendimento a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais e na articulação junto aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Além disso, estimula a participação de servidores e estudantes da Rede Federal em projetos voltados ao surgimento de novos negócios e a remodelagem de empreendimentos existentes, inclusive para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Dessa forma, os projetos selecionados de empreendedorismo também permitirão o desenvolvimento de novas habilidades e competências nos estudantes.

O MEC atuou em diversas frentes durante a pandemia para garantir educação de qualidade e também para viabilizar o acesso aos meios tecnológicos para estudantes em todo o país. Além disso, deu continuidade às ações já iniciadas de projetos de empreendedorismo, oficinas e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao atendimento do setor produtivo. “Essa seleção de mais 42 propostas também trará estratégias que possam solucionar questões vivenciadas por micro e pequenos empreendedores durante este período de pandemia. Ganham os alunos que são imergidos na cultura empreendedora, ganham também os micro e pequenos empresários que podem ser auxiliados para a reconstrução dos seus negócios”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau.

Rede Federal desenvolve ações para às comunidades locais

As ações de enfrentamento à Covid-19 realizadas pelas instituições da Rede Federal também receberam investimentos do MEC. Diversos insumos como álcool gel, soluções sanitizantes, máscaras, equipamentos hospitalares e de proteção individual foram produzidos e entregues à população. Entre as mais de 1.600 ações desenvolvidas pelas universidades e pela Rede Federal, no atendimento das comunidades locais, o Instituto Federal de Brasília (IFB), iniciou um projeto voltado aos estabelecimentos comerciais do Distrito Federal. 

Com o intuito de auxiliar o setor de alimentação, que teve um impacto significativo com a pandemia, o IFB iniciou a capacitação, em curso de extensão, para manipuladores de alimentos, tendo em vista o novo cenário e a necessidade de novos padrões de higiene a serem seguidos pelos comerciantes de restaurantes e bares. O curso foi ofertado de forma on-line e esteve alinhado com as medidas exigidas pelas autoridades sanitárias do país, com foco na contenção de disseminação da Covid-19.

O projeto-piloto atendeu 40 estabelecimentos comerciais no ramo alimentício e um total de 536 manipuladores de alimentos, conferindo aos comerciantes brasilienses o “Selo de Estabelecimento Protegido”.

Leia Também

Dourados registra 132 novos infectados com o Coronavírus e segue com 1.546 casos ativos
PANDEMIA
Dourados registra 132 novos infectados com o Coronavírus e segue com 1.546 casos ativos
Marco regulatório do superendividamento volta ao Senado
POLÍTICA
Marco regulatório do superendividamento volta ao Senado
Em CPI, Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer
PANDEMIA
Em CPI, Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer
Três são presos em fiscalizações da PM em Campo Grande
OPERAÇÃO METANOIA
Três são presos em fiscalizações da PM em Campo Grande
Jovem com mandado em aberto é detido em Bataguassu
POLÍCIA
Jovem com mandado em aberto é detido em Bataguassu
INTERNACIONAL
Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia
BENEFÍCIO
Publicado extrato de adesão de contrato para emissão dos cartões do Mais Social
ORDEM DO DIA
Aprovados PLs que prorrogam estado de calamidade pública
DOURADOS
Alerta para chuva intensa acaba com garoa, mas de declínio de temperatura é estendido
ECONOMIA
No MS, exportações crescem e saldo da balança comercial é de US$ 1,213 bilhão

Mais Lidas

PANDEMIA
Levado pela Covid-19, "João da União" deixa legado para família e em Dourados
INDÁPOLIS
'Frio' e com roupa ainda suja de sangue, assassino de tio não mostrou arrependimento ao ser preso
DOURADOS
Homem morre no HV após acidente com condutor que empinava moto
PANDEMIA
Novo decreto mantém toque de recolher às 21h e autoriza abertura de cinema em Dourados