A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, promoveu, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a Oficina Regional do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) da região Sudeste, em Belo Horizonte (MG). O evento contou com a participação da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), representada por seu assessor Igor Segóvia. A diretoria, por meio da Coordenação-Geral de Expansão e Gestão da Educação de Saúde, é responsável pela gestão da supervisão acadêmica do PMMB.
Essa foi a segunda oficina realizada com vistas a potencializar as atividades desenvolvidas nos territórios e promover a qualificação e organização do processo de trabalho no PMMB. Na região Centro-Oeste, a oficina aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto. Estão previstas outras três: na região Sul, em Porto Alegre (RS), nos dias 28 e 29 de setembro; na região Norte, em Manaus (AM), nos dias 3 e 4 de outubro; e na região Nordeste, em Salvador (BA), nos dias 10 e 11 de outubro.
Segundo Igor Segóvia, “o MEC contribui para o sucesso do evento ao fornecer as orientações relacionadas à supervisão acadêmica do PMMB e promover discussões com o público participante, de modo a alcançar uma visão ampliada da atuação das diferentes instâncias envolvidas no programa”, afirmou.
A oficina propõe atividades interativas entre os participantes, com o objetivo de consolidar o diagnóstico da atenção primária à saúde nos estados da região Sudeste, fomentando o aprimoramento das ferramentas de trabalho e o envolvimento das instâncias regionalizadas para a consecução das metas do PMMB. No evento, foram elaboradas propostas de planos de trabalho voltados ao acompanhamento e fortalecimento das Comissões de Coordenação Estaduais (CCE's) do Mais Médicos.
Supervisão acadêmica – Um dos eixos educacionais do PMMB, a supervisão acadêmica é responsável pelo fortalecimento da política de educação permanente mediante a integração ensino-serviço no componente assistencial da formação dos médicos participantes do Projeto. Regulamentada pela Portaria nº 585, de 15 de junho de 2015, consiste em espaços de Educação Permanente (EP), pactuados entre médicos participantes e equipes de atenção primária à saúde, supervisores, tutores acadêmicos e apoiadores institucionais do MEC (Aimec).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ônibus carregado com mais de R$ 3 milhões em materiais de contrabando e descaminho é apreendido

Pescadores são autuados em mais de R$ 11 mil por pesca ilegal

Unidade Móvel do Hospital de Amor atende em Caarapó de 11 a 14

Rompimento de fibra gera instabilidade e afeta serviços presenciais do Detran

Senadores e familiares de israelenses cobram esforço pela liberação de reféns

Prefeitura e Embrapa realizam Capacitação de agricultores indígenas na produtividade da mandioca

Aberta consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS

Mandioca: chuvas atrapalham colheita e atrasam negociações

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Como fazer a tradicional rabanada para a ceia de Natal
Mais Lidas

Adolescente é encontrada morta com sinais de violência sexual

"Preto seboso, pobre da senzala": jovem é preso após injúria racial contra seguranças

Confronto com a polícia termina com seis suspeitos mortos
