Menu
Busca quinta, 21 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Me formei e agora?????

18 setembro 2020 - 07h00Por Angélica Fraga – IEGRAN Dourados
Você completou o tão sonhado curso e recebeu seu diploma. Mas agora, você está realmente pronto para ingressar no mercado de trabalho?
 
Primeiro Emprego! Para qualquer recém-formado pode parecer uma tarefa difícil conquistar a tão sonhada vaga. Encontrar uma vaga de emprego já é difícil, mas quando você não tem nenhuma experiência, nunca passou por uma entrevista e não sabe por onde começar seu currículo, esse desafio parece ainda mais difícil. Embora seja difícil, não é impossível. Se você se planejar e colocar em prática um passo de cada vez, mais rápido do que imagina será colocado no mercado de trabalho. 
 
Para isso, vamos falar de alguns pontos fundamentais.
 
Organize suas informações: 
 
Para fazer seu primeiro currículo organize e lista as seguintes informações:
 
Informações e datas do seu histórico educacional que inclui: a faculdade ou curso técnico, cursos feitos durante o período de estudos e cursos online;
 
Informações sobre experiências acadêmicas: participação em feiras e congressos, publicações de artigos científicos, premiações como “melhor aluno/destaque”, participação e premiação em feiras científicas ou olimpíadas do conhecimento;
 
Informações sobre suas habilidades como nível de fluência em idiomas, informática, etc;
 
Experiências de trabalho que inclui: trabalho voluntário, trabalhos informais que você tenha tido como, por exemplo, freelance, estágio não remunerado ou remunerado, etc.
 
Faça o seu primeiro currículo
 
A maioria dos recém-formados que procuram ingressar no mercado de trabalho, não valoriza a elaboração do currículo ou pensam: “mas eu não tenho experiências, como vou fazer um currículo?”.
 
Não valorizar a preparação do seu currículo poderá reduzir e muito suas chances de ser convocado para uma entrevista de emprego.
 
Mesmo que não tenha experiências formais de trabalho, você irá compartilhar uma ideia de quem você é e quais são seus pontos fortes.
 
Valorize o seu perfil mesmo sem experiências de trabalho
 
Tenha em mente que todo trabalho que desenvolveu e suas atividades acadêmicas são relevantes e irão contribuir para você destacar o seu currículo.
Por exemplo, se você está enviando seu currículo a uma vaga de emprego anunciada, a sua experiência como líder de equipe quando você trabalhou como voluntário durante suas férias em uma comunidade pode e deve ser considerada uma experiência de trabalho relevante.
O segredo é sempre valorizar o seu perfil compartilhando experiências relevantes que teve ao longo da sua formação acadêmica e que irão contribuir para a sua profissão.
 
Personalize cada currículo
 
Para cada vaga que concorrer é importante adaptar seu currículo. Se você quer aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho é importante que personalize seu objetivo profissional e apresentação de sua experiência de trabalho, adaptando e incluindo experiências e habilidades relevantes de acordo com a vaga pretendida.
 
Por exemplo, você pode estar se candidatando a uma vaga de Técnico em Segurança do Trabalho para 3 empresas diferentes, mas a empresa “A” pode estar procurando alguém com base técnica e experiência em Higiene Ocupacional.
 
Já a empresa “B” está mais interessada na habilidade de informática e gestão organizacional, enquanto a empresa “C” busca um perfil comportamental de liderança, pois pretende formar uma equipe técnica e formar um Gestor para assumir outro cargo futuramente.
 
Entendeu a importância que você precisa apresentar a sua experiência de trabalho e a relevância que consiga transmitir a informação do responsável pelo recrutamento e seleção.
 
E você só irá conseguir fazer isso se adaptar o seu currículo para cada vaga que pretende concorrer.
 
Neste sentido há dois tópicos do currículo que precisam ser revisados para personalizar o tipo de vaga:
 
Campo do objetivo profissional: revise o objetivo incluindo o título da vaga que está concorrendo ou a função;
 
Campo de resumo de qualificações: revise incluindo um resumo que destaque as experiências que são relevantes para a vaga que está se candidatando.
 
Acompanhe sua participação nos processos seletivos de emprego
 
Depois de se candidatar para uma vaga, acompanhe a evolução. Se você foi convocado para entrevista e fez a entrevista, é preciso também acompanhar o andamento do processo seletivo.
 
Seja proativo e pergunte na entrevista quais serão os próximos passos, como e quando você receberá a resposta do processo de seleção para ingressar na empresa.
 
Envie uma nota de agradecimento para o recrutador após cada entrevista que participar, procure fazer isso dentro de 48 horas, isso demonstra que está interessado e mostra o seu nível de educação.
 
Um conselho final para quem realmente está interessado em ingressar no mercado de trabalho e começar com o pé direito: prepare-se para ouvir os nãos!
 
Se você realmente quer conquistar seu primeiro emprego, você precisará ser persistente! Não se entregue ou desanime quando receber um não, procure entrar em contato e peça um retorno e feedback para o recrutador.
 
É importante você entender o motivo para não ter sido escolhido, pode ser que o concorrente tem um currículo melhor, ou pode ser que você não soube se comportar na entrevista, ou até que precise de um curso específico. 
 
Como melhorar se você não souber o motivo?
 
Baseado no feedback é possível que faça também, uma avaliação e planeje os próximos passos para melhorar seu perfil com cursos ou desenvolva novas habilidades.
 
A IEGRAN oferta vários cursos na área da saúde e segurança do trabalho, onde formamos profissionais qualificados de nível fundamental e técnico.
Fale com a gente através de nossos canais, será um prazer ter você conosco!
 
Telefones de contato:
 

(67) 3423-7504

(67) 99295-0395 whatsapp

Facebook: https://www.facebook.com/IEGRAN

Instagram: @iegrandourados

Site: www.iegran.com.br

Instagram: @iegrandourados

Leia Também

Detran/MS dá início a curso para uso do talonário eletrônico em Dourados
CAPACITAÇÃO
Detran/MS dá início a curso para uso do talonário eletrônico em Dourados
REGIÃO
Governo lança sistema para melhorar atendimento aos migrantes
Coelho arranca gargalhadas e anima pessoas em Dourados
INFORME PUBLICITÁRIO
Coelho arranca gargalhadas e anima pessoas em Dourados
Uma classe unida fortalece a advocacia de todos, diz Beto Teixeira, candidato a presidente de OAB
TV DOURADOS NEWS
Uma classe unida fortalece a advocacia de todos, diz Beto Teixeira, candidato a presidente de OAB
Apreendidos 226 quilos de cocaína nos destroços do helicóptero que caiu
FRONTEIRA
Apreendidos 226 quilos de cocaína nos destroços do helicóptero que caiu
INVESTIMENTO
Dourados recebe quase R$ 4 milhões em obras voltadas para o esporte
DETRAN
MS vai ter CNH Social para beneficiar cinco mil pessoas por ano
IMUNIZAÇÂO
Dourados segue com imunização contra Covid-19 nesta quinta-feira
MS
Preso na Bolívia, "gerente" do bando que roubou aviões é extraditado
TEMPO
Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

Mais Lidas

CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
JARDIM MÁRCIA
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
REGIÃO
Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
DOURADOS
Entreposto que tinha até pé de maconha é fechado e trio preso pela polícia