Os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 devem se inscrever até esta sexta-feira (2). Este procedimento deve ser feito online com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento no sistema do Encceja.
A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. O Encceja representa uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio.
As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar e/ou extraescolar.
Aplicação das provas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), aplicará as provas em 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. A aplicação terá quatro horas de duração pela manhã e cinco horas à tarde.
Inclusão
O prazo de 2 de maio também vale para as solicitações de atendimento especializado. Nesse caso, o participante deverá anexar um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação. Entre as situações destacadas no edital do exame, estão: baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, intelectual, dislexia ou transtorno do espectro autista.
O Inep avisou que, na edição deste ano, os participantes com diabetes poderão se identificar na inscrição. A opção estará disponível no campo de atendimento especializado e será validada mediante laudo médico comprobatório.
As condições de gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar também podem motivar atendimento especializado.
O resultado da análise do documento comprobatório pelo Inep será divulgado no site do Encceja em 12 de maio.
Para as pessoas que desejam usar o nome social, já registrado na Receita Federal, durante o exame, a opção deve ser assinalada no momento da inscrição. O nome social é o modo como a pessoa se autoidentifica. A partir da opção, a identificação social será apresentada em todos os documentos e materiais administrativos do Encceja Nacional 2025.
Encceja
Para fazer o exame, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos na data de realização das provas do ensino fundamental; e 18 anos completos, para fazer as do ensino médio.
O Inep explica que quem tem mais de 18 anos pode tentar diretamente a certificação do ensino médio, isto porque não é necessário ter o certificado do ensino fundamental.
O exame é aplicado pelo Inep desde 2002, mas a emissão do diploma conclusão do ensino fundamental e médio (declaração de proficiência) é responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que aderiram ao Encceja 2025.
O Inep destaca que o exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos para melhoria da qualidade da educação ofertada a este público.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Adolescente é apreendido após furtar peças de vestuário, tênis e dinheiro de estabelecimento

UE confirma retorno do pre-listing para estabelecimentos brasileiros de carne de aves e ovos

Fábrica de iogurte irregular é interditada e dono preso

Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos

Projeto que indica Sérgio de Paula ao Tribunal de Contas começa a tramitar na Assembleia

Acusado de matar padre e ocultar cadáver é transferido para a PED

Reabertura ilegal de creche clandestina é investigada

Acadêmicos de Medicina realizam mutirão de exames na próxima semana no HU

Ancelotti analisa amistoso com Tunísia e anuncia Wesley titular

Homem embriagado é preso após agredir a própria mãe com barra de ferro
Mais Lidas

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

