segunda, 17 de novembro de 2025
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Inscrições de jovens e adultos para Encceja encerram nesta sexta-feira

01 maio 2025 - 09h15Por Agência Brasil

Os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 devem se inscrever até esta sexta-feira (2). Este procedimento deve ser feito online com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento no sistema do Encceja.
A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. O Encceja representa uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio.
As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar e/ou extraescolar.
Aplicação das provas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), aplicará as provas em 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.  A aplicação terá quatro horas de duração pela manhã e cinco horas à tarde.
Inclusão
O prazo de 2 de maio também vale para as solicitações de atendimento especializado. Nesse caso, o participante deverá anexar um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação. Entre as situações destacadas no edital do exame, estão: baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, intelectual, dislexia ou transtorno do espectro autista.
O Inep avisou que, na edição deste ano, os participantes com diabetes poderão se identificar na inscrição. A opção estará disponível no campo de atendimento especializado e será validada mediante laudo médico comprobatório.
As condições de gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar também podem motivar atendimento especializado.
O resultado da análise do documento comprobatório pelo Inep será divulgado no site do Encceja em 12 de maio.
Para as pessoas que desejam usar o nome social, já registrado na Receita Federal, durante o exame, a opção  deve ser assinalada no momento da inscrição. O nome social é o modo como a pessoa se autoidentifica. A partir da opção, a identificação social será apresentada em todos os documentos e materiais administrativos do Encceja Nacional 2025. 
Encceja
Para fazer o exame, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos na data de realização das provas do ensino fundamental; e 18 anos completos, para fazer as do ensino médio.
O Inep explica que quem tem mais de 18 anos pode tentar diretamente a certificação do ensino médio, isto porque não é necessário ter o certificado do ensino fundamental.
O exame é aplicado pelo Inep desde 2002, mas a emissão do diploma conclusão do ensino fundamental e médio (declaração de proficiência) é responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que aderiram ao Encceja 2025.
O Inep destaca que o exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos para melhoria da qualidade da educação ofertada a este público.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescente é apreendido após furtar peças de vestuário, tênis e dinheiro de estabelecimento
IGUATEMI

Adolescente é apreendido após furtar peças de vestuário, tênis e dinheiro de estabelecimento

UE confirma retorno do pre-listing para estabelecimentos brasileiros de carne de aves e ovos
EXPORTAÇÃO

UE confirma retorno do pre-listing para estabelecimentos brasileiros de carne de aves e ovos

Fábrica de iogurte irregular é interditada e dono preso
TERENOS

Fábrica de iogurte irregular é interditada e dono preso

Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos
BRASIL

Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos

Projeto que indica Sérgio de Paula ao Tribunal de Contas começa a tramitar na Assembleia
CONTAS PÚBLICAS

Projeto que indica Sérgio de Paula ao Tribunal de Contas começa a tramitar na Assembleia

DOURADOS

Acusado de matar padre e ocultar cadáver é transferido para a PED

BATAYPORÃ

Reabertura ilegal de creche clandestina é investigada

NOVEMBRO AZUL

Acadêmicos de Medicina realizam mutirão de exames na próxima semana no HU

FUTEBOL

Ancelotti analisa amistoso com Tunísia e anuncia Wesley titular

BATAYPORÃ

Homem embriagado é preso após agredir a própria mãe com barra de ferro

Mais Lidas

REGIÃO

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

INVESTIGAÇÃO

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

INVESTIGAÇÃO

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

INVESTIGAÇÃO

Corpo de padre desaparecido é encontrado na região do Distrito Industrial