Os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, informam que estão abertas as inscrições para o Curso de Informática Básica 2024 - 2º Semestre. O curso é oferecido a toda comunidade gratuitamente e as aulas serão online.
As inscrições vão até dia 15 de agosto de 2024. O curso será formado pelos 100 primeiros inscritos, os demais ficarão na lista de espera conforme a inscrição. As aulas do curso começam em 17 de agosto e terminam em 7 de dezembro. O curso é apenas para pessoas com mais de 16 anos.
Inscrições pelo link: https://www.even3.com.br/informatica-basica-2024-uems/.
O curso é oferecido a toda comunidade gratuitamente e as aulas serão on-line, com os seguintes conteúdos: Introdução ao computador; Sistema Operacional: Windows e Linux; Navegar para web: Firefox e Chrome; Utilização de e-mail; Suíte de programas de escritório LibreOffice.
O curso será realizado por meio de vídeo aulas publicadas aos sábados, às 13h (horário MS), no canal do YouTube do curso. Após cada aula, um questionário no Google Forms com três perguntas objetivas estará disponível até o sábado seguinte. A participação é obrigatória para continuar no curso.
Ao final de cada módulo, haverá uma sessão de tira-dúvidas online pelo Google Meet. Depois, uma avaliação com 10 questões será disponibilizada. Para aprovação, é necessário atingir uma média de pelo menos 7 pontos.
A avaliação também estará disponível até a aula seguinte. É exigida uma frequência mínima de 75% para receber o certificado de 48 horas ao final do curso.
Sobre o curso
Este curso surgiu de um projeto de parceria entre o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA) - UEMS e o Exército Brasileiro (EB) visando capacitar os soldados em conceitos básicos de tecnologia da informação.
Essa capacitação tem provido não apenas a possibilidade de desenvolvimento profissional para os ingressantes na carreira militar, mas também um impacto positivo na comunidade com a formação de melhores profissionais no mercado de trabalho.
Atualmente o curso é oferecido para a comunidade da região de Dourados/MS. O presente projeto, além do caráter social, ao fazer a inclusão digital, possui também o caráter profissionalizante já que a população poderá utilizar esses saberes para o desenvolvimento de suas funções diárias.