Menu
Busca segunda, 06 de julho de 2020
(67) 99659-5905
Educação

Habilidades para aprendizagem

14 fevereiro 2020 - 09h15Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

Ao falar sobre o processo de aprender pensamos logo em o quê será aprendido, ou como essa aprendizagem ocorrerá, ou então qual a importância do quê e quando se aprende. Mas antes da aprendizagem ocorrer, deve-se pensar na prontidão – o quanto a criança está pronta – e nas habilidades – quais competências reais a mesma apresenta. 

A habilidade é descrita, segundo o dicionário Houaiss, como a qualidade ou característica de quem é hábil; e ser hábil é ter maestria de uma ou várias artes ou um conhecimento profundo, teórico e prático de uma ou várias disciplinas. Então o processo de aprender exige um ‘antes’ do contato com o objeto de aprendizagem da criança. E este momento anterior é o que a torna capaz de conscientemente tomar posse de um conhecimento e usá-lo para resolver problemas. 

O que aprender antes de aprender? A resposta a esta pergunta é: confiança básica, autonomia, iniciativa, produtividade e identidade. As habilidades aqui listadas devem vir de casa para o ambiente escolar – os pais são os primeiros a proporcionar momentos de aprendizagem para a criança, em casa e no convívio social familiar, com parentes e amigos, um ambiente no qual a criança se sente segura para testar seus limites e receber os estímulos que a orientem de forma correta a se desenvolver. 

A confiança básica se apresenta na forma do sentir-se feliz por cumprir algo que foi posto sob sua responsabilidade, a criança sente que os pais acreditam na sua capacidade de fazer algo e que, a qualquer dúvida ou necessidade de auxilio, os pais estarão ao seu lado para guiá-la. Mas deve-se lembrar, que quando a dificuldade surgir, os pais não ‘farão por’, poderão no máximo ‘fazer com’. 

A autonomia se manifesta nas tomadas de decisões, a criança aos poucos começa a ‘aprender a escolher’, a analisar as possibilidades que se apresentam e avaliar os resultados positivos e negativos de sua escolha. Neste momento os pais podem ajudar a olhar adiante, pois a relação de tempo para a criança ainda é um pouco confusa. 

A iniciativa é o primeiro passo para aprender a planejar, pois, depois que uma decisão é tomada, o como – quando – onde entra em ação para chegar ao resultado final. Começar algo com um plano pronto, e passível de ajustes, evita desvios e frustrações; quando a criança simplesmente age, em resposta ao que decidiu ou às situações que a decisão impôs à mesma, o ciclo tentativa – erro – frustração mina a determinação e coragem da criança tendo sua disposição natural pela busca do novo bloqueada.

A produtividade é o resultado da capacidade de produzir algo utilizando recursos disponíveis, para uma criança, estes são: seus pais e familiares, os contextos sociais que vive e as relações que constrói. Assim a criança, vivendo ainda essa interdependência dos pais, pode viver a satisfação de ser produtiva ao ajudar a organizar as refeições, por exemplo, ou selecionar fotos para fazer um álbum de família que conte a história da mesma. A criança terá uma função e durante um período determinado será monitorada, junto aos demais participantes da atividade familiar, na quantidade de ‘trabalho’ que concluiu dentro do planejado – com prazo razoável para que entenda a relação entre dedicação e tempo. 

A identidade é um conjunto de características próprias e exclusivas que servem para diferenciar de forma individual. A identidade da criança inicialmente passa pela identidade dos próprios pais e do olhar que os pais têm sobre a mesma, quando pais e familiares são carinhosos e cuidadosos, firmes e responsáveis a criança cria um vínculo de valores ao redor das suas atitudes e dos sentimentos que expressa. A criança ao saber quem é, torna-se única sem deixar de fazer parte integrante do núcleo familiar. 

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

 

Leia Também

CAMPO GRANDE
Escola deve indenizar vizinhos por poluição sonora
DOURADOS
Acusado de matar secretário pode ter tido surto de esquizofrenia
COVID-19
Em MS, quase 70% dos infectados por coronavírus já estão recuperados
SAÚDE PÚBLICA
Estado tem semana com 475 hospitalizados por síndrome respiratória aguda grave
MATO GROSSO DO SUL
Governo abre processo seletivo para contratação de epidemiologista e médico
MORTE DE INFARTO
Maia cancela sessão por causa da morte do deputado Assis Carvalho
BR-163
Casal que morreu ao bater em carreta morava em Campo Grande
PANDEMIA
Com mais de 10,2 mil casos, MS soma 122 óbitos por coronavírus
COVID-19
Ação judicial diz que vagas de UTI ainda são insuficientes em Dourados
BRASIL
Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara

Mais Lidas

POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
DOURADOS
Ex-funcionário é o suspeito de matar secretário de Agricultura
DOURADOS
Antes do crime, homem que matou secretário havia sido demitido por não usar máscara
DOURADOS
“Um amigo, um conselheiro”, diz Délia após assassinato de secretário