Menu
Busca sexta, 03 de abril de 2020
(67) 9860-3221
Educação

Falta muito? Já tá chegando?

21 fevereiro 2020 - 08h09Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

 Feriado! As famílias se programam para viajar. Todos se animam, organizam as malas, programam passeios, e escolhem guloseimas para comer na estrada. O carro ainda não saiu do limite do município e logo ouvimos as famosas perguntas. Falta muito? Já tá chegando? O quê fazer para distrair as crianças e tornar a viagem mais agradável? Com as facilidades tecnológicas as famílias equipam seus carros com tablets que garantem algumas horas de distração. Porém, até dos filminhos e jogos as crianças se cansam.

Então, para distrair vamos brincar; e brincar em qualquer lugar – mesmo viajando! Esta é uma grande oportunidade para fortalecer os vínculos familiares. Ao conversar com as crianças e contar histórias da própria infância, de como se distraiam em momentos com este. Assim, os pais permitem uma aproximação, mostrando que eles também foram pequenos, que também tinham curiosidade, ansiedade e alguns medos quando faziam viagens com a família, e ainda, como algumas coisas eram tão diferentes de agora. 

‘Antigamente’ não tinha GPS, então usávamos mapas com as rodovias e estradas desenhadas para nos orientar. Agora com o celular ficou tão mais fácil, mas em dias de muita chuva, quando o sinal do aparelho não funciona muito bem, o mapa de papel ainda é a melhor opção para não nos perdermos no caminho. Oportunidade única para aprender história e geografia na prática.

Uma boa forma de passar o tempo é cantando, o que ajuda bastante na memória e sequenciamento de pensamento para as crianças. Podemos então, cantar músicas da playlist da família ou canções de rima infantil com repetições, um exemplo é a música ‘O sapo não lava o pé’, que após ser cantada normalmente, cada repetição deve utilizar uma vogal para rimar a música toda: ‘o sapo’ – ‘a sapa’ – ‘e sepe’ ....; se os pais quiserem se desafiar podem tentar a mesma estratégia com qualquer outra música infantil ou não, imaginem o tanto de risadas que isso renderá. 

Aprender a língua do ‘p’, do ‘m’, ou qualquer outra letra, talvez a letra inicial do nome de cada membro da família, estas atividades ajudam as crianças a perceberem diferenças na formação das palavras. Contar piadas e responder perguntinhas do tipo ‘o que é, o que é’, são atividades que já distraem a criança antes mesmo de entrar no carro, pois enquanto os pais arrumam as malas, elas estão ocupadas pesquisando um repertório – isto é, fazendo um levantamento de dados. Essa atividade ainda pode ser distribuída, como a cada tantos quilômetros hora da piada, ou cada vez que um carro ‘verde’ passar hora da pergunta – essa distribuição ajuda-os a relacionar distância e passagem de tempo. 

Pode-se ainda inventar histórias malucas com o que se vê na estrada. Cada um dos membros da família conta um pedacinho com o que vê e que chamou a sua atenção, e os demais devem observar para que a história tenha começo, meio e fim, e que a cada parte acrescentada tenha conexão com as demais – essa brincadeira lembra aquela da escola em que cada um tinha que escrever um pouquinho da sua estória na folha do colega e passar para frente e só no final descobria o texto maluco que cada uma tinha se transformado. 

Há tantas brincadeiras que podem ser feitas, como, por exemplo, a ‘vaca morta’. O jogo consiste em dois grupos, um da direita e um da esquerda, ou meninos e meninas, ou pai e filho e mãe e filha. Os participantes devem contar o maior número de vacas do seu lado da estrada e caso vejam alguma cruz gritam: ‘Vaca morta!’, eliminando os pontos da outra equipe. Esta é uma brincadeira para trabalhar atenção aos detalhes e discriminação visual, e que encontramos no livro “Diário de aventuras da Ellie – Uma viagem fora de série”, uma boa opção para ser levado na mala e talvez lido em um dia de chuva no seu destino. 

E aí? Falta muito? Já tá chegando a hora de viajar de carro em família?

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

 

Leia Também

SAÚDE
Idoso de 60 anos pode ser a primeira morte por coronavírus em Três Lagoas
INFORMAIS
Lei que cria auxílio de R$ 600 é publicada no 'Diário Oficial da União'
SIDROLÂNDIA
Bandidos invadem escola, furtam botijões de gás e alimentos
IMUNIZAÇÃO
Caminhoneiros serão incluídos na campanha de vacinação contra gripe
JUSTIÇA
Pedido de exoneração feita por servidor incapaz é considerado nulo
CONVOCAÇÃO
Governo fará cadastro não obrigatório de profissionais de saúde para o SUS
CAMPO GRANDE
Justiça mantém prisão de suspeito de furtar várias vezes mesmo atacadista
BANCO DO BRASIL
Servidores estaduais podem renovar empréstimos consignados com carência
PROCURADO
Identificado chefe de quadrilha que cavou túnel para roubar banco na Capital
LEÃO
Mais de 9,1 milhões de contribuintes entregaram declaração do IR

Mais Lidas

NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
CRIME AMBIENTAL
Pescador é flagrado com barco, motor de popa e petrecho de pesca
COVID-19
Familiares de casal que testou positivo para coronavírus em Dourados são monitorados
BOLETIM DA SES
Dourados registra mais um caso de coronavírus e MS tem 51 confirmações