Menu
Busca quarta, 12 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
Educação

Falta muito? Já tá chegando?

21 fevereiro 2020 - 08h09Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

 Feriado! As famílias se programam para viajar. Todos se animam, organizam as malas, programam passeios, e escolhem guloseimas para comer na estrada. O carro ainda não saiu do limite do município e logo ouvimos as famosas perguntas. Falta muito? Já tá chegando? O quê fazer para distrair as crianças e tornar a viagem mais agradável? Com as facilidades tecnológicas as famílias equipam seus carros com tablets que garantem algumas horas de distração. Porém, até dos filminhos e jogos as crianças se cansam.

Então, para distrair vamos brincar; e brincar em qualquer lugar – mesmo viajando! Esta é uma grande oportunidade para fortalecer os vínculos familiares. Ao conversar com as crianças e contar histórias da própria infância, de como se distraiam em momentos com este. Assim, os pais permitem uma aproximação, mostrando que eles também foram pequenos, que também tinham curiosidade, ansiedade e alguns medos quando faziam viagens com a família, e ainda, como algumas coisas eram tão diferentes de agora. 

‘Antigamente’ não tinha GPS, então usávamos mapas com as rodovias e estradas desenhadas para nos orientar. Agora com o celular ficou tão mais fácil, mas em dias de muita chuva, quando o sinal do aparelho não funciona muito bem, o mapa de papel ainda é a melhor opção para não nos perdermos no caminho. Oportunidade única para aprender história e geografia na prática.

Uma boa forma de passar o tempo é cantando, o que ajuda bastante na memória e sequenciamento de pensamento para as crianças. Podemos então, cantar músicas da playlist da família ou canções de rima infantil com repetições, um exemplo é a música ‘O sapo não lava o pé’, que após ser cantada normalmente, cada repetição deve utilizar uma vogal para rimar a música toda: ‘o sapo’ – ‘a sapa’ – ‘e sepe’ ....; se os pais quiserem se desafiar podem tentar a mesma estratégia com qualquer outra música infantil ou não, imaginem o tanto de risadas que isso renderá. 

Aprender a língua do ‘p’, do ‘m’, ou qualquer outra letra, talvez a letra inicial do nome de cada membro da família, estas atividades ajudam as crianças a perceberem diferenças na formação das palavras. Contar piadas e responder perguntinhas do tipo ‘o que é, o que é’, são atividades que já distraem a criança antes mesmo de entrar no carro, pois enquanto os pais arrumam as malas, elas estão ocupadas pesquisando um repertório – isto é, fazendo um levantamento de dados. Essa atividade ainda pode ser distribuída, como a cada tantos quilômetros hora da piada, ou cada vez que um carro ‘verde’ passar hora da pergunta – essa distribuição ajuda-os a relacionar distância e passagem de tempo. 

Pode-se ainda inventar histórias malucas com o que se vê na estrada. Cada um dos membros da família conta um pedacinho com o que vê e que chamou a sua atenção, e os demais devem observar para que a história tenha começo, meio e fim, e que a cada parte acrescentada tenha conexão com as demais – essa brincadeira lembra aquela da escola em que cada um tinha que escrever um pouquinho da sua estória na folha do colega e passar para frente e só no final descobria o texto maluco que cada uma tinha se transformado. 

Há tantas brincadeiras que podem ser feitas, como, por exemplo, a ‘vaca morta’. O jogo consiste em dois grupos, um da direita e um da esquerda, ou meninos e meninas, ou pai e filho e mãe e filha. Os participantes devem contar o maior número de vacas do seu lado da estrada e caso vejam alguma cruz gritam: ‘Vaca morta!’, eliminando os pontos da outra equipe. Esta é uma brincadeira para trabalhar atenção aos detalhes e discriminação visual, e que encontramos no livro “Diário de aventuras da Ellie – Uma viagem fora de série”, uma boa opção para ser levado na mala e talvez lido em um dia de chuva no seu destino. 

E aí? Falta muito? Já tá chegando a hora de viajar de carro em família?

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

 

Leia Também

LEGISLATIVO
Câmara aprova projeto que fomenta o uso da energia solar em Dourados
EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
Bêbado, paulista desrespeita barreira sanitária em Bataguassu
TRANSPARÊNCIA
Prefeitura ainda tem R$ 18 milhões para enfrentamento da pandemia em Dourados
FUTEBOL
PSG vira sobre Atalanta em jogo dramático e vai às semis da Liga dos Campeões
CAARAPÓ
STF analisa soltura de indígena que teve filho assassinado em confronto com fazendeiros
COTAÇÃO
Dólar fecha em alta de olho em exterior e 'debandada' no Ministério da Economia
DOURADOS
PM flagra festa com 20 pessoas na Cachoeirinha em meio a pandemia
CRIME AMBIENTAL
Douradense leva multa de R$ 54 mil por desmatamento e exploração de madeira
SAÚDE
Tempo seco aumenta chance de contágio da Covid-19, explica infectologista
PANDEMIA
Profissionais querem novo decreto e funcionamento diário das academias

Mais Lidas

DOURADOS
Suspeito de atropelar motociclista durante racha na BR-163 se apresenta à polícia
DOURADOS
Amigos vão procurar homem e encontram corpo em avançado estado de decomposição
DOURADOS
Motociclista é atingido por veículo que praticava "racha' e tem fratura exposta
CORGUINHO
Jovem morre após sofrer acidente durante passeio de moto com amigos