Menu
Busca terça, 14 de julho de 2020
(67) 99659-5905
Educação

Fala várias línguas? Conheça profissões para poliglotas

22 janeiro 2020 - 08h16Por Wizard Dourados

Se você ama estudar idiomas e já fala uma segunda língua além da sua língua nativa, conheça significado de poliglota e profissões na área!
O interesse por estudar uma segunda língua sempre é estimulado por alguma razão, que pode ser profissional ou, até mesmo, por puro gosto pessoal. No entanto, o que muitas vezes não ocorre para os poliglotas é o quanto esse diferencial pode abrir portas em carreira profissional. Por isso, confira o artigo até o final para entender de que forma falar mais de um idioma pode enriquecer seu currículo e, assim, abrir outros caminhos no mercado de trabalho.

O que é poliglota?

Por definição, a palavra poliglota é nome que se dá para pessoas que falam vários idiomas. O significado do termo tem origem na junção de duas palavras gregas: polý, que significa “numeroso”, e glossai (ou glottai), que quer dizer “línguas”. Ou seja, para ser um poliglota, é necessário ir além de duas línguas diferentes, ao menos quanto idiomas.

Como ser poliglota gera oportunidades de carreira

Comunicação internacional

Em empresas grandes e multinacionais, é comum a relação com estrangeiros. Nesse sentido, um profissional poliglota é o perfil perfeito para exercer a função de mediador em calls, reuniões e contatos diversos com pessoas de outro país.

Diferencial em processos seletivos

Em etapas de contratação de companhias globais, o domínio de pelo menos uma segunda língua é praticamente requisito obrigatório. Diante disso, o conhecimento de três idiomas (ou mais) coloca o profissional poliglota alguns passos à frente de outros candidatos.

Desenvolvimento de parcerias profissionais e networking

Além de servir como instrumento para a comunicação com clientes do exterior, o domínio de mais de uma língua pode ser muito útil, também, para networking. Conseguir trocar contatos para, futuramente, desenvolver parcerias com empresas multinacionais ou figuras de interesse do exterior é o tipo de vantagem que o domínio de línguas proporciona.

Melhor troca de conhecimento e profundidade em negócios

Entender o idioma nativo de um possível parceiro ou cliente sem que seja necessário recorrer ao inglês (como normalmente acontece) estabelece uma relação mais natural e confortável com a pessoa do exterior. Dessa forma, a profundidade das conversas e os resultados podem ser muito benéficos quando seu parceiro de negócio poderá conversar em sua língua nativa.

Quais as profissões para poliglotas?

Na verdade, um profissional poliglota pode atuar em qualquer área, conforme observado nos tópicos acima sobre carreira. Porém, existem algumas profissões, como a de tradutor e/ou intérprete, que convivem com línguas estrangeiras, o que faz com que o domínio sobre outros idiomas seja requisito obrigatório. Confira abaixo:

Tradutor
Intérprete
Guia turístico
Comércio exterior
Comissário de bordo
Diplomata
Curiosidades do poliglotismo

Existem algumas coisas curiosidades a respeito do poliglotismo, nome dado à capacidade de falar diversas línguas. Veja:
Memória preservada

Quem sabe falar idiomas, além de dominar mais de uma língua, ainda preserva a memória. Aprender uma nova língua é um ótimo exercício para o cérebro;

Polygloth Gathering

Sabia que existe um encontro mundial de poliglotas? O nome é Polygloth Gathering e cada edição do evento acontece, anualmente, em diferentes países, desde 2014;

Aprender novas línguas não é fácil só para crianças

Não faz muito tempo que estudiosos da Neurociência consideravam a infância como o melhor período para aprender e se tornar fluente em outra língua. Porém, estudos mais atuais mostram que isso pode ser contestado, já que a capacidade humana de aprender novos idiomas não diminui muito conforme a idade avança.

Conclusão

Estudar um novo idioma é algo que combina uma porção de vantagens. Além de estimular o cérebro, o profissional que procura ampliar seu conhecimento em línguas passa a interagir com mais facilidade em outras culturas e, ainda, enriquece o currículo para melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Que tal se tornar poliglota? A Wizard possui 8 cursos de idiomas para você alcançar o poliglotismo!
Matrículas sempre abertas! 

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece em nossas unidades.

FACEBOOK: facebook.com/wizarddourados

INSTAGRAM: instagram.com/wizarddourados

 

Leia Também

EDUCAÇÃO
MEC deve divulgar resultado do SISU nesta terça
CAMPO GRANDE
TJMS condena réu de tentativa de furto por resistência e desacato
ECONOMIA
Petrobras bate recorde na produção de diesel menos poluente
PANDEMIA
Secretarias municipais devem encaminhar resultados de testes rápidos da Covid-19 à SES
CALIFÓRNIA
Corpo de atriz de Glee é encontrado por oficiais
REGIÃO
Adolescente é apreendido pela PM pela décima vez em 2020
BRASIL
Mourão diz que desmatamento foi além do aceitável na região amazônica
EDUCAÇÃO
Feira científica de MS abre inscrições para alunos da rede pública e privada de todo o Brasil
REGIÃO
Quatro são autuados pela PMA por pesca ilegal no rio Sucuriú
COTAÇÃO
Dólar fecha em alta atento a cenário externo

Mais Lidas

DOURADOS
‘Deus no comando amem’: antes de crimes, atirador postou pregação religiosa
BARBÁRIE
Homem assassina ex, atira em crianças e se mata no altar de igreja em Dourados
DOURADOS
Atirador baleou criança de quatro anos na cabeça ao abrir fogo para matar ex-mulher
DOURADOS
Atirador chegou em igreja na hora da comunhão e entrou dizendo ter feito bobagem