O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), por meio do Programa Mulheres Mil, oferece cursos de qualificação profissional para mulheres privadas de liberdade no estado. A iniciativa visa promover a igualdade social, econômica, racial, étnica e de gênero.
Os cursos são oferecidos de maneira gratuita em áreas como barbeiro, manicure, pedicure, maquiador e recepcionista, numa parceria entre a SED (Secretaria de Estado de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
Os atendimentos são feitos em estabelecimentos penais de Campo Grande, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Ponta Porã e Rio Brilhante.
O objetivo é promover a qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho, reduzir desigualdades sociais e econômicas e também fomentar a autonomia e empoderamento feminino.
Mapa da Vida
Entre as atividades realizadas ao longo dos anos, as estudantes elaboraram o “Mapa da Vida”, ferramenta educacional para registrar desejos, sonhos e valores. O trabalho foi realizado com aulas práticas e teóricas em diferentes áreas.
Resultados
– Qualificação de 1.000 mulheres privadas de liberdade
– Inserção no mercado de trabalho após conclusão dos cursos
– Melhoria da qualidade de vida e autonomia das participantes