A série “Cientistas do Brasil”, com estreia prevista para 12 de agosto na TV Brasil, é uma produção audiovisual que pretende apresentar a ciência produzida por pesquisadoras e pesquisadores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de todo o país. O quinto episódio foi produzido pela Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas (ACS) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e tem como tema a Governança Migratória.
Conforme a UFGD, o vídeo aborda de forma clara e objetiva o trabalho de pesquisa realizado na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR) acerca da execução de políticas públicas voltadas à população migrante e refugiada em Mato Grosso do Sul.
O projeto de forma geral tem por objetivo destacar o impacto da ciência na sociedade e promover a divulgação de pesquisas relevantes para o desenvolvimento nacional, sendo uma iniciativa conjunta de dezenas de universidades brasileiras, por meio do Colégio de Gestores de Comunicação das IFES (Cogecom), que integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Um dos objetivos da Andifes é trabalhar pela valorização das nossas instituições federais. Um espaço como esse, na TV Brasil, nos permite mostrar para todo o país o que os nossos pesquisadores têm realizado em prol do desenvolvimento científico brasileiro”, explica a reitora Márcia Abrahão Moura, presidente da Andifes.
Unindo o conhecimento acadêmico à criatividade na produção audiovisual, a série mostra, ao longo dos episódios, histórias de cientistas brasileiros que vêm revolucionando suas áreas de estudo ao trazerem grandes avanços para a sociedade. As temáticas são variadas e foram pensadas a partir das oito áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisas sobre meio ambiente, saúde, educação, ciências humanas e sociais, ciências exatas e biológicas, ciências agrárias, além de arte e cultura, estão presentes a cada novo episódio. “A presença das universidades, de seus pesquisadores e de sua produção acadêmica na TV Brasil é um avanço muito importante para nossa emissora e para a comunicação pública brasileira. Estamos muito felizes com essa parceria e pretendemos avançar cada vez mais”, afirma Hélio Doyle, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual a TV Brasil faz parte.
Como a série pretende fomentar a divulgação da ciência e da educação no país, a parceria com a TV Brasil amplia a visibilidade sobre as ações e as pesquisas brasileiras, democratizando ainda mais o acesso à produção científica realizada pelas IFES. “É papel da comunicação pública dar visibilidade à produção científica, tecnológica e ao desenvolvimento sustentável. Exibir a série é a demonstração do nosso compromisso com os sistemas públicos de educação, valorizando a identidade, a cultura e os saberes do povo brasileiro”, ressalta Cidinha Matos, diretora de Jornalismo da EBC.
A estreia, no dia 12, apresenta o vídeo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que mostrará pesquisas realizadas com insetos da Amazônia e seus impactos para o meio ambiente. Os episódios serão exibidos dentro do telejornal Repórter Brasil – que tem início às 19 horas (fuso horário de Brasília).
“A produção em rede tem o poder de agregar, em um mesmo espaço, aquilo que vem sendo desenvolvido de norte a sul do Brasil. O quadro pretende ser esse espaço privilegiado de voz, com seus diferentes sotaques, para os pesquisadores que são destaque em nosso país. Da mesma forma, o exercício de produção jornalística coletiva agrega os comunicadores e suas diferentes formas de produção,” conclui Maíra Bittencourt, diretora do Cogecom. Na primeira temporada serão exibidas reportagens de dezoito instituições e a proposta é contemplar, nas próximas temporadas, outras IFES.
A criação da vinheta de abertura retrata, de maneira visual, a intersecção das diferentes esferas do conhecimento, a fluidez e a colaboração científica – trazendo a ideia da interação entre as diferentes áreas do conhecimento do CNPq. A conceituação visual e a trilha sonora foram realizadas pela equipe de TV da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
GOVERNANÇA MIGRATÓRIA
Ainda sobre a produção do episódio pela UFGD, na figura do professor e pesquisador Hermes Moreira Júnior, diversos estudos da faculdade que se voltam à temática são representados e fica explícito que a pesquisa, de forma prática, impacta para melhor a vida dos migrantes na busca por seus direitos junto ao poder público brasileiro.
ONDE ASSISTIR
Na TV Brasil, a partir do dia 12 de agosto, às 19h, no Repórter Brasil.
No canal da TV Brasil na plataforma YouTube: youtube.com/@tvbrasil.
Nos canais das TVs Universitárias de todo o Brasil.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Senadores e familiares de israelenses cobram esforço pela liberação de reféns

Prefeitura e Embrapa realizam Capacitação de agricultores indígenas na produtividade da mandioca

Aberta consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS

Mandioca: chuvas atrapalham colheita e atrasam negociações

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Como fazer a tradicional rabanada para a ceia de Natal

SBD faz campanha sobre a importância de individualizar os cuidados com a pele

Bolivianos são presos com mais de 40 kg de cocaína na BR-267
Relação dos candidatos inscritos no processo seletivo para professores temporários é divulgada

Dupla tenta fugir, mas é presa com 1,5 t de maconha na MS-386
Mais Lidas

Adolescente é encontrada morta com sinais de violência sexual

"Preto seboso, pobre da senzala": jovem é preso após injúria racial contra seguranças

Confronto com a polícia termina com seis suspeitos mortos
