Menu
Busca segunda, 25 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Educação tecnológica e sua importância na aprendizagem do aluno

20 novembro 2020 - 08h50Por Angélica Fraga IEGRAN Dourados

Não podemos deixar de notar que a atual geração de estudantes já nasceu conectada. São jovens que — segundo pesquisa do Ibope — passam quase nove horas por dia na internet jogando, ouvindo música, publicando fotos em diversas redes sociais, compartilhando notícias e assistindo a vídeos no YouTube.

Diante da alta conectividade dos jovens, que, além do computador, usam seus smartphones e tablets para acessar a rede, os professores podem achar que ficou mais difícil manter a atenção deles, nas aulas. No entanto, um orientador atualizado com o mundo on-line vai utilizar as ferramentas digitais a seu favor e desenvolver metodologias de educação tecnológica estimulante e que engaje os alunos.

Mas como utilizar as tecnologias para melhorar o desenvolvimento das atividades em casa e na sala de aula? Como isso pode aprimorar a aprendizagem das nossas crianças? 

Por que desenvolver uma educação tecnológica?

Pesquisas científicas já confirmaram que a utilização de tecnologia facilita a aprendizagem escolar. As ferramentas tecnológicas, além de auxiliar o professor nas atividades realizadas em sala de aula, estimulam os alunos a buscar novos conhecimentos e se socializarem com os recursos e colegas, algo bem comum nos dias atuais devido ao quadro que vivemos.

A educação tecnológica pode transformar assuntos mais complicados em algo útil e simples, apenas acessando, por exemplo, páginas que exemplificam o que está sendo ensinado. A absorção das novas tecnologias nas aulas poderá, ainda, aumentar a participação, a criatividade e a proatividade das nossas crianças em casa.

Como utilizar a tecnologia a meu favor?

Ninguém está alheio à tecnologia, pois ela está presente na nossa vida por mais que a gente não queira. Então, já que não podemos desviar dela, é melhor utilizá-la a nosso favor. Em vez de reclamar contra a utilização de celulares na sala de aula e em casa, pais e professores podem empregá-los para incentivar a participação das crianças e jovens e introduzir novos valores.

O mediador da aula poderá, por exemplo, criar grupos de discussões on-line, para fazer com que os alunos interajam depois das aulas; criar blogs onde os alunos possam publicar textos próprios e comentar os dos colegas; utilizar jogos ou mapas interativos para exemplificar um assunto. Isso vai permitir que os alunos criem maior empatia com a disciplina e expandam o limite dos conhecimentos.

Quais plataformas utilizar?

Vamos mostrar algumas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer com que as aulas e atividades em casa se tornem mais dinâmicas e participativas.

Google Classroom

O Google Classroom é uma sala de aula online, que ajuda professores no gerenciamento de atividades e criação de aulas interativas, ajudando o aluno a aumentar o aprendizado por meio de ferramentas disponíveis na Internet. O serviço ainda permite criar diferentes turmas, distribuir tarefas e enviar e receber notas e feedbacks.

ClipEscola

O aplicativo ClipEscola é outra opção para quem quer organizar as suas aulas e a comunicação com alunos, pais e colaboradores de uma escola. O app disponibiliza ferramentas de registros de entrada e saída, calendário, diário do professor, agenda de recados, conversas, entre outros recursos.

Google Tarefas

Por possuir uma interface mais simples, o Google Tarefas é ideal para alunos organizarem suas atividades e compromissos. Um simples toque permite adicionar uma tarefa, mas é possível adicionar detalhes na descrição, definir datas, horários e anexar arquivos. Quando a tarefa for concluída, basta um toque para limpá-la e partir para outra.

Documentos Google

Pode não parecer, mas o Documentos Google é um dos aplicativos colaboradores mais completos do mercado. Para trabalhos em grupo, o aplicativo permite que outras pessoas utilizem o mesmo documento em tempo real, além de poder adicionar comentários e ações necessárias para sua equipe sem precisar trocar de página.

Jogos educacionais

Os jogos educacionais são uma alternativa muito eficaz entre os jovens, pois possibilitam que eles aprendam se divertindo. Existem opções disponíveis para diversas disciplinas atualmente, bastando uma rápida procura.

Essas são apenas algumas das ferramentas para a educação tecnológica que os professores podem utilizar em sala de aula.

O IEGRAN KIDS conta com o Ensino Infantil e Ensino Fundamental, onde ensinamos nossas crianças com materiais apostilados e de qualidade. Venha nos fazer uma visita e conhecer nossas instalações, estamos prontos para lhe atender. 

O IEGRAN Escola Técnica oferta vários cursos na área da saúde e segurança do trabalho, onde formamos profissionais qualificados de nível fundamental e técnico.

Fale com a gente através de nossos canais, será um prazer ter você conosco!

Telefones de contato:

(67) 3423-7504

(67) 99295-0395 whatsapp

Facebook: https://www.facebook.com/IEGRAN

Instagram: @iegrandourados

Site: www.iegran.com.br

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Churrasco de peões em fazenda termina com um morto e outro ferido
SUSTENTABILIDADE
Inscrição em edital para organizações quilombolas termina amanhã
TRÊS LAGOAS
Mulher é espancada pelo marido enquanto dormia por suspeita de traição
DORES LOMBAR
Roberto Jefferson pede atendimento médico e é levado para hospital
FRONTEIRA
Homem ameaça matar família, atira contra residência e foge
CONTAS
Guedes reafirma flexibilização do teto de gastos e cobra reformas
Idosa denuncia ter sido agredida por homem que conhece desde criança
IMUNIZAÇÂO
Confira como será a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira
JARDIM
Motociclista não resiste e morre ao cair sozinha de motocicleta
FÓRMULA 1
Verstappen segura Hamilton, vence GP dos EUA e amplia liderança

Mais Lidas

CÁRCERE PRIVADO
Tentativa de sequestro a criança termina com jovem preso em Dourados
CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
ACIDENTE
Morto em acidente na BR-163 voltava de festa em Caarapó
DOURADOS
Vento supera 40 quilômetros por hora e grande perigo de tempestade inicia de tarde