Menu
Busca quinta, 28 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Educação Ambiental e Sustentabilidade na Educação Infantil

13 novembro 2020 - 07h25Por Angélica Fraga IEGRAN Dourados

A sustentabilidade na educação infantil é um conceito que precisa ser trabalhado em conjunto pela sociedade como um todo. Entretanto, parte importante do ensinamento da sustentabilidade no contexto da educação infantil começa em casa. A ajuda dos pais e familiares com seus filhos, netos, afilhados, sobrinhos (entre outros laços que não necessariamente biológicos) sobre o que é o consumo e quais os seus efeitos, o ensinamento sobre temas como descarte do lixo, alimentação, desigualdade social, o que é e como funciona a reciclagem são iniciativas que ajudam as crianças a construir um melhor entendimento sobre questões ambientais. Isso tudo contribui para uma mudança de atitude e comportamento.


De maneira complementar à educação doméstica, importa a ajuda da escola e seus professores, algo fundamental. Existem instituições de ensino que se diferenciam pela apresentação dos conceitos e práticas da sustentabilidade para crianças já em seus primeiros anos na escola, algo que vale a pena pesquisar na escolha do espaço que os ajudará a formar as tão faladas 'gerações futuras'.


Voltando para casa, há diversas formas de desenvolver o tema com a molecada, e a criatividade não precisa de limites. Sugerimos algumas iniciativas legais que podem ser um bom começo.


Alimentação


A sustentabilidade começa pela educação alimentar. Incentivar o consumo de alimentos in natura é uma forma de ensinar a prática da sustentabilidade. Introduzir as crianças ao mundo dos alimentos e da agricultura, com histórias lúdicas que explicam que o alimento precisa ser plantado por agricultores e que não devem possuir agrotóxicos é uma forma bem sucedida de educação infantil. Quanto menos industrializados seu filho consumir, além de ter uma saúde melhor, serão gerados menos resíduos de embalagens e menores impactos ambientais em decorrência da produção e do transporte.


Da mesma forma, a educação infantil que ensina a importância de valorizar os alimentos produzidos localmente é uma educação sustentável. E você pode ensinar tudo isso para o seu filho de formas lúdicas, com brincadeiras de plantar e fazer feira, por exemplo. Lembre-se que seu filho vai querer comer o mesmo que você, então comece dando o exemplo!


Plantas


Uma forma de aproximar a criança da sustentabilidade é conversar sobre o que são os vegetais, qual sua importância simbólica, prática e seus ciclos, além de ensiná-la a plantar. Aproveite para fazê-lo da forma mais descontraída possível. Acompanhar o crescimento das plantas pode ser uma experiência das mais especiais.


Interruptores de luz com desenho de super-herói


Uma das melhores maneiras de se conservar energia em casa é desligando as luzes que não estejam sendo usadas - aquela lâmpada ligada onde não há ninguém a ser iluminado. E isso serve para todos os cômodos da casa, desde salas e quartos até banheiros e áreas de serviço. O ato de apagar as luzes é mais fácil para o adulto, mas para as crianças isso é parecido com memorizar a tabela periódica dos elementos ou a tabuada. Por isso, que tal um interruptor com o desenho do super-herói ou personagem favorito das crianças, para incentivá-las a apagar a luz? Aproveite para dizer que o Batman, por exemplo, está de olho para que apaguem as luzes. Essa é uma medida simples, mas aproxima a criança do conceito de sustentabilidade, uma vez que ela passa a entender a energia como uma forma de consumo que impacta o ambiente.


Transforme o tempo de banho em uma corrida


Se você conseguir encurtar o tempo de banho em sua casa por apenas um ou dois minutos, você vai economizar até 150 litros de água por mês, isso sem pensar na economia de energia. Para ajudar a acelerar o tempo de banho da criançada, aproveite para cronometrar o tempo deles, no chuveiro e ofereça recompensas pequenas caso ele consiga bater o tempo estipulado ou se fizer um tempo melhor do que o último banho. Só que na regra da brincadeira precisa ficar claro que não vale pular a parte da higiene pessoal por causa de um prêmio.


Bilhete perto da torneira do banheiro


Outra maneira de se conservar água é fechar a torneira do banheiro quando não está usando. Certifique-se de que seus filhos estão fechando a torneira enquanto escovam os dentes. Vale lembrar que isso serve também para os adultos, quando estão fazendo a barba, passando fio dental ou qualquer outra higiene pessoal. Os mais velhos precisam dar o exemplo para os mais jovens seguirem. Coloque então um pequeno bilhete, por escrito, perto da sua torneira para refrescar sua memória e a dos seus filhos.
Coloque as crianças no comando da reciclagem


Para mudança dos hábitos dos seus filhos, em qualquer assunto, que tal colocá-los no comando das ações? Atribua à molecada o controle da reciclagem, pois assim entenderão sua importância e darão mais valor à separação do lixo doméstico, uma forma de cristalizar a prática da sustentabilidade. É legal ensinar as crianças a fazerem a reciclagem dos resíduos alimentares em casa, por meio da compostagem. Tudo vai ficar mais divertido ainda quando elas entenderem que o trabalho principal é feito pelas minhocas. Mas é importante lembrar que a reciclagem deve ser a última opção. Bom mesmo é reduzir o consumo e, consequentemente, a geração de resíduos.


Reaproveitando a água da chuva


Mostre às crianças que a água da chuva pode ser reaproveitada. Basta a criança colocar um balde fora da casa com uma pedra dentro, para não tombar, e esperar a chuva. Quando parar é só pegar esse balde e usar essa água para molhar as plantas que estão dentro de casa ou mesmo nos sanitários. Isso fica mais fácil de ser feito se você morar em uma casa, mas se morar em apartamento basta descer no térreo.


Jogos on-line ecológicos


Além dessas dicas, existem maneiras de interagir com as crianças transmitindo a mensagem de responsabilidade socioambiental associada à brincadeira. Para essa nova geração, que surge imersa nos meios digitais, existe diversos jogos que fazem com que a criança teste seus conhecimentos sobre meio ambiente e sustentabilidade, como criar um vilarejo mais sustentável ou um personagem que precisa plantar árvores e enfrentar lenhadores que querem desmatar. Ou ainda um jogo um pouco mais elaborado onde o usuário tem contato com as políticas ambientais e soluções em sustentabilidade para o planeta. Aproveite para incentivar seus filhos a jogar esses tipos de jogos e realizar “quizzes” sobre o assunto.

O IEGRAN KIDS conta com o Ensino Infantil e Ensino Fundamental, onde ensinamos nossas crianças com materiais apostilados e de qualidade. Venha nos fazer uma visita e conhecer nossas instalações, estamos prontos para lhe atender. 


O IEGRAN Escola Técnica oferta vários cursos na área da saúde e segurança do trabalho, onde formamos profissionais qualificados de nível fundamental e técnico.


Fale com a gente através de nossos canais, será um prazer ter você conosco!

Telefones de contato:

(67) 3423-7504

(67) 99295-0395 whatsapp

Facebook: https://www.facebook.com/IEGRAN

Instagram: @iegrandourados

Site: www.iegran.com.br

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso suspeito de apontar arma para indivíduo por conta de recibo
JARDIM
Homem é preso suspeito de apontar arma para indivíduo por conta de recibo
PMA apreende petrechos proibidos de pesca nos rios Dourados e Brilhante
DOURADOS
PMA apreende petrechos proibidos de pesca nos rios Dourados e Brilhante
Covid-19: sexta-feira tem imunização em quatro pontos de Dourados
VACINAÇÃO
Covid-19: sexta-feira tem imunização em quatro pontos de Dourados
Mulher tem que treinar braço? As vantagens de exercitar os membros superiores
BELEZA E ESTÉTICA
Mulher tem que treinar braço? As vantagens de exercitar os membros superiores
Dourados tem mais nove confirmações de Covid e ultrapassa 100 casos ativos
PANDEMIA
Dourados tem mais nove confirmações de Covid e ultrapassa 100 casos ativos
DOURADOS
Alan anuncia o pagamento antecipado do 13º salário no Dia do Servidor Público
DOURADOS
Vídeo mostra caminhão 'entalado' no túnel de acesso ao Parque das Nações
BRASIL
Fiocruz e AstraZeneca assinam acordo para importação de IFA em 2022
DOURADOS
Condutor de caminhonete que "roletou" preferencial levava o avô para fazer exame
BRASIL
Câmara: votação da PEC dos precatórios pode ocorrer na próxima semana

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem formou consórcio com amigos para comprar e usar ecstasy em festas
LAGUNA CARAPÃ
Motorista morre prensado ao tombar caminhão na MS-379
DOURADOS
Jovem que se formou há dois meses é presa com ecstasy no Parque Alvorada
DOURADOS
Jovem negro e com tatuagem "Jesus Cristo", vítima fatal de acidente ainda não foi identificada