Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
Educação

Dislexia: como identificar?

08 maio 2020 - 06h00Por NeuroSaber

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que engloba dificuldades na leitura e na escrita por um déficit no processamento fonológico. No entanto, o desenvolvimento cognitivo não é comprometido, a não ser que ela esteja em comorbidade com outros transtornos.

Na escola, a aprendizagem torna-se um desafio para o professor e para o aluno com dislexia, uma vez que este precisa de métodos de ensino alternativos. Dessa forma, é fundamental que os professores e demais profissionais que trabalham com a educação de crianças disléxicas, conheçam as características do transtorno e as melhores intervenções pedagógicas.

Sabemos das dificuldades do professor, muitas vezes já sobrecarregado pelas tarefas habituais e também do despreparo de algumas escolas para lhes oferecer suporte. Pensando nisso, escrevemos este artigo sobre o que é dislexia e como identificá-la, além de dicas valiosas para lidar com o aluno disléxico na escola.

O que é dislexia 

Como dissemos acima, a dislexia é um transtorno de aprendizagem que envolve a linguagem fonológica que leva a problemas na alfabetização. É resultante de disfunções em áreas específicas do cérebro responsáveis por processos que envolvem a escrita e a leitura.

A criança disléxica apresenta um processamento mais lento e uma capacidade de fluência e memorização reduzido — podem demorar cerca de 4 vezes mais para entender uma frase. Isso porque, os sons, as formas e as letras se confundem ao serem percebidos por ela, o que acaba prejudicando o processo de formação de palavras.

Como identificar a dislexia

Não é possível identificar a dislexia em exames, mas somente pela observação da criança quando entra em contato com letras e números. É mais comum em meninos e geralmente, é uma herança genética.

Nos primeiros anos de vida, percebe-se atrasos na fala, omissões de sílabas ou uma fala inteligível. A medida que as crianças crescem, podem ser mais desengonçadas, sem muita coordenação motora e esquecidas. Na alfabetização, têm dificuldade de memorizar letras e sons e acabam se desinteressando por livros ou atividades que envolvem a leitura.

O diagnóstico é clínico e passa por uma avaliação interdisciplinar do neurodesenvolvimento da criança — neuropediatra, fonoaudiólogo, psicopedagogo, entre outros —  e pela exclusão de outras patologias. 

No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — DSM — a dislexia é denominada como “Transtorno Específico de Aprendizagem” e está inserida na categoria dos “Transtornos do Neurodesenvolvimento”. Segundo o manual, para chegar ao diagnóstico de dislexia é preciso identificar pelo menos um desses sintomas:

Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço;

Dificuldade para compreender o sentido do que é lido;

Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes;

Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.

Vale ressaltar que qualquer um desses sintomas pode também ser decorrente de outras deficiências, síndromes, problemas emocionais e/ou sociais. Por isso é importante perceber se eles persistem mesmo com intervenções por mais de 6 meses, se o desempenho acadêmico está abaixo do esperado e se as dificuldades não são devidas a outros transtornos.

Quanto antes identificar a dislexia na criança, mais intervenções poderão ser feitas para minimizar os efeitos negativos do transtorno.

Fonte: www.neurosaber.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Com início chuvoso, junho deve ter dia ensolarado só na segunda semana
REGIÃO
Saúde distribuirá a indígenas de MS cartilhas e gibis sobre o coronavírus
AJUDA DE 600 REAIS
2,7 milhões podem sacar hoje mais uma parcela do auxílio emergencial
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Prático, o wrap, sanduíche enrolado do Mr. Fit oferece diversas opções como integrais sem glúten e até mesmo veganas!
INFORME PUBLICITÁRIO
Parceria entre as borrachas Vipal e Ruzi garante a qualidade dos serviços na União Pneus
SORTE
Aposta feita pela internet leva prêmio de R$ 45 milhões da Mega-Sena
ARQUITETURA & DESING
Projetos Corporativos, a importância das Fachadas
INFORME PUBLICITÁRIO
Vestibular Online Faculdade Anhanguera de Dourados
SOLIDARIEDADE
TJ/MS inicia a Campanha do Agasalho 2020 em 27 municípios do Estado
BRASIL
Petrobras reajusta em 5% o preço do gás de cozinha

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados