sábado, 02 de março de 2024
Dourados
38ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Conheça o perfil das obras da educação que podem ser retomadas

07 dezembro 2023 - 12h55Por Portal MEC

Estados, Distrito Federal e municípios têm até 23h59 desta sexta-feira, 8 de dezembro, para manifestarem interesse em retomar obras educacionais paralisadas e inacabadas em seus territórios. O interesse do governo federal é concluir 5.641 obras em todo o Brasil, que podem aumentar em quase 1,2 milhão o número de vagas da rede pública de ensino. O Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante prevê um investimento de R$ 5,7 bilhões, por meio do Ministério da Educação (MEC).  

A iniciativa abrange obras de escolas de educação infantil e ensino fundamental e profissionalizante, além de reformas e ampliações de infraestruturas educacionais, como quadras e coberturas de quadras esportivas no País inteiro.  

Perfil das obras – 52,7% das obras passíveis de retomada estão localizadas na Região Nordeste e 21,5% na Região Norte. Na sequência vêm as Regiões Sudeste (13,1%), Centro-Oeste (7%) e Sul (5,7%). Em relação ao status das obras, 51,2% estão inacabadas e 48,8% estão paralisadas. A maioria das obras são municipais (88,4%) e apenas 11,6% estão na esfera administrativa estadual. Quanto ao tipo de obra passível de ser retomada, 34,2% são de educação infantil, o que pode representar 482 mil novas vagas para essa etapa de ensino. O segundo maior volume é de quadras e coberturas de quadras, que representam 32,9% das obras. As escolas de ensino fundamental vêm logo depois, com 29,2%, capazes de ampliar 622 mil vagas na etapa. Confira os principais números:  

Adesão- A manifestação de interesse deve ser feita pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). As regras para as repactuações das obras paralisadas ou inacabadas estão detalhadas na Resolução n. 27, do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O normativo operacionaliza a Lei n. 14.719/2023, sancionada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de novembro de 2023. As obras deverão ser concluídas em um prazo de 24 meses (contados a partir da retomada), que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.   

Inicialmente, o FNDE possuía 3.640 obras que constavam em situação de “Paralisadas” ou “Inacabadas”, segundo dados do Simec. Com a nova lei, estão contempladas: obras em tomada de contas especial; obras com status de “Em execução”, mas com evolução física inferior a 5% nos últimos 120 dias ou inferior a 15% nos últimos 365 dias; obras com status “Em Licitação”; entre outras especificações, conforme critérios dispostos nas regulamentações publicadas.  

Benefícios – Um dos diferenciais do Pacto de Obras é a possibilidade de reajuste dos saldos a serem transferidos pelo FNDE. Ele tem como base o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que pode chegar a mais de 200%, a depender do ano de início da obra. Tal reajuste será aplicado aos saldos que ainda devem ser transferidos, após comprovação da execução física da obra e aprovação técnica do FNDE.  

Veja neste link mais informações

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTE

São José bate Corinthians na abertura da temporada da LBF

Divulgação obrigatória de fila de cirurgias no SUS volta a ser analisada
ANÁLISE

Divulgação obrigatória de fila de cirurgias no SUS volta a ser analisada

Bebê é socorrido após inserir miçanga no nariz
RESGATE

Bebê é socorrido após inserir miçanga no nariz

Mídia pública amplia pluralidade no jornalismo, diz estudo
DIREITOS HUMANOS

Mídia pública amplia pluralidade no jornalismo, diz estudo

Após denúncia, homem que usava carro para traficar é preso
REGIÃO

Após denúncia, homem que usava carro para traficar é preso

REGIÃO

Para atender hemocentro regional de Dourados, Rede Hemosul convoca doadores de sangue

BBB

Wanessa Camargo é desclassificada do Big Brother Brasil 24

GERAL

Violência contra mulher quilombola é dupla, diz líder comunitária

CLIMA

Sensação térmica em Dourados atinge 40ºC neste sábado

SUSTENTABILIDADE

Seis em cada 10 brasileiros veem prejuízos de mudanças climáticas ao turismo

Mais Lidas

CAMPO GRANDE 

Mulheres são encontradas espancadas e seminuas em rodovia

DESCAMINHO

Caminhão dos Correios com mercadorias contrabandeadas é apreendido em Dourados

DOURADOS

Justiça pede urgência em transferência de mulher internada em estado grave na UPA

NOVA ALVORADA DO SUL

Motorista de caminhão envolvido em acidente que matou família é preso