Menu
Busca domingo, 27 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
Educação

Como sobreviver à quarentena com as crianças em casa?

20 março 2020 - 08h13Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

As escolas pararam!? E as crianças?

Um vírus parou o mundo. Cartões postais como Veneza, Milão e Roma estão vazios. Milhares de pessoas foram infectadas e centenas morreram. Uma pandemia se instalou.
Famílias, com medo, ensinam seus filhos a se proteger e explicam que vão se reorganizar para as crianças ficarem em casa. As escolas, universidades, cinemas, restaurantes também fecham.

Muita incerteza sobre o que vai acontecer. Mas, uma coisa é certa, mesmo que sob uma força maior as famílias do mundo todo estão tendo a oportunidade de ficar em casa. Nada de praia, parquinho ou cinema. FICAR EM CASA!

Como sobreviver “presos” em casa e por tempo indeterminado? Precisamos organizar o tempo das crianças. Então vamos lá!? Algumas escolas encaminharão via internet tarefas que devem ser cumpridas, mas ainda sobra muito tempo. Televisão e jogos eletrônicos durante longos períodos não fazem muito bem. 

Vamos pensar em algumas atividades! Usar uma caixinha de ovos para plantar umas sementinhas, acompanhar o crescimento durante esses dias que estarão em casa, é uma boa oportunidade para mexer na terra e ter contato com a natureza, se for o caso do apartamento, pode usar o feijão no algodão umedecido. 


Que tal resgatar algumas brincadeiras para serem feitas em família? Aqueles jogos de tabuleiro ou os brinquedos das crianças que estão guardados à algum tempo, podem render umas horas de entretenimento. Quando cansar mostre como eram as brincadeiras no seu tempo. Lembra das 5 Marias, que o objetivo era jogar as pedrinhas com uma das mãos e ir ao mesmo tempo recolhendo as que estavam no chão? Caso não tenha pedras pode usar pedacinhos de papel amassado. O Elástico queima bastante energia da molecada sem precisar correr. E caso não tenha o numero necessário de crianças, os pés de uma cadeira podem ajudar.

Massinha de modelar tranquiliza as crianças e as diverte por muito tempo. Uma receita caseira pode prender a atenção das crianças até no preparo. Com ingredientes comuns é possível garantir a diversão.


Existem também aquelas brincadeiras na qual o adulto pode comandar o grupo de forma mais contida, como é o caso de Fui ao piquenique ou Fui à Lua, onde o líder escolhe uma regra, (por exemplo, a letra inicial do nome da pessoa ou relacionada a um tema - futebol) e diz: “Eu vou pra Lua e vou levar uma chuteira. E você, o que vai levar?”

Os participantes precisam descobrir o mistério da brincadeira para poder ir pra Lua também. No mesmo grupo de brincadeiras está O mestre mandou, onde o líder pede para que todos façam o mesmo gesto espelhado. Outra opção é Estou vendo uma coisinha, na qual para descobrir o mistério, as crianças precisam decifrar as pistas dadas pelo líder para encontrar o objeto selecionado.

Com as crianças que já escrevem pode-se brincar de STOP, é necessário apenas uma folha de papel e um lápis para cada participante. No papel serão registrados grupos de palavras, por exemplo: NOME/ CEP/ FLOR/ ANIMAL/ CARRO ou outros. Os jogadores agitam as mãos fechadas e abrem quantos dedos quiserem enquanto dizem a palavra STOP, contada a quantidade de dedos, identifica-se a letra na sequencia do alfabeto, então todos devem preencher o mais rápido possível a tabela. Ao terminar grita-se: STOP. Vence quem fizer menos palavras repetidas. 

As crianças maiores e os adolescentes também se divertem com IMAGEM E AÇÃO onde são escolhidas algumas palavras pelo líder e um integrante de cada grupo deve representar o significado da palavra através de mímica ou desenho. Vence o grupo que adivinhar o maior número de representações. 

Agora, as histórias são um opção preferida por muitos, pois após ouvir é possível reviver as experiências e muitas vezes só é necessário a imaginação. Uma aventura, por exemplo, pode terminar em uma busca por um tesouro escondido dentro da casa. Cada cômodo pode ser um novo mundo a ser explorado. Escolha um objeto e esconda, as crianças devem receber coordenadas para achar; “mais para a direita”, “agora dois passos para frente”, “encima”... “tá frio”. 

O sofá da sala mais umas cadeiras e um lençol se transformam numa cabana abandonada numa ilha que pode esconder perigos como sereias e tesouros de piratas. A mesa da cozinha pode ser uma nave espacial rumo aos espaço sideral e as bananas da fruteira, são alienígenas que precisam ser destruídos, e a única maneira é comer todinha a fruta. Deu para perceber que é só propor uma brincadeira para as crianças que a imaginação corre solta. E elas não vão ficar tão tensas, com medo. Pelo contrário durante este período vão se sentir amadas.

O mundo parou para cuidar da saúde e em respeito às pessoas de grupos de risco. Aproveite esta oportunidade única que o Corona Vírus está dando ao mundo; parar e cuidar das pessoas que estão próximas a você. Sua família. Com certeza ela é o seu maior bem neste momento.

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

 

Leia Também

PREVENÇÃO
Bombas flutuantes são ativadas para garantir abastecimento de água em Corumbá
ECONOMIA
Economistas defendem investimentos públicos e taxação de ricos
INCENTIVO
Em segunda edição do programa, UEMS concede 711 auxílios para acesso à internet
POLÍCIA
Idoso é encontrado morto em valeta na região central de Itaporã
DOURADOS
Em MS, interessados em adquirir imóvel podem ter desconto no valor da entrada
ESPORTE
Vasco empata com Bragantino e entra, provisoriamente, no G4
PANDEMIA
Governo aposta que ‘Rastrear’ vai diminuir taxa de contaminação do coronavírus em MS
CONSUMIDOR
Após denúncias, Procon autua seis agências bancárias
PANDEMIA
Em um mês, mais de 5 mil aulas para primeira habilitação foram realizadas de forma online em MS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Comissão mista se reúne para ouvir formuladores das propostas de reforma tributária

Mais Lidas

POLÍCIA
Caminhoneiro de Dourados morre ao capotar na serra de Maracaju
ATO DE FÉ
Após vigílias em frente a hospital, família celebra 'milagre' por homem que caiu do telhado
PONTA PORÃ
Polícia apreende comboio com contrabando avaliado em R$ 1 milhão
CAMPO GRANDE
Gêmeos são executados dentro de quitinete