Menu
Busca quarta, 01 de abril de 2020
(67) 9860-3221
Educação

Como sobreviver à quarentena com as crianças em casa?

20 março 2020 - 08h13Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

As escolas pararam!? E as crianças?

Um vírus parou o mundo. Cartões postais como Veneza, Milão e Roma estão vazios. Milhares de pessoas foram infectadas e centenas morreram. Uma pandemia se instalou.
Famílias, com medo, ensinam seus filhos a se proteger e explicam que vão se reorganizar para as crianças ficarem em casa. As escolas, universidades, cinemas, restaurantes também fecham.

Muita incerteza sobre o que vai acontecer. Mas, uma coisa é certa, mesmo que sob uma força maior as famílias do mundo todo estão tendo a oportunidade de ficar em casa. Nada de praia, parquinho ou cinema. FICAR EM CASA!

Como sobreviver “presos” em casa e por tempo indeterminado? Precisamos organizar o tempo das crianças. Então vamos lá!? Algumas escolas encaminharão via internet tarefas que devem ser cumpridas, mas ainda sobra muito tempo. Televisão e jogos eletrônicos durante longos períodos não fazem muito bem. 

Vamos pensar em algumas atividades! Usar uma caixinha de ovos para plantar umas sementinhas, acompanhar o crescimento durante esses dias que estarão em casa, é uma boa oportunidade para mexer na terra e ter contato com a natureza, se for o caso do apartamento, pode usar o feijão no algodão umedecido. 


Que tal resgatar algumas brincadeiras para serem feitas em família? Aqueles jogos de tabuleiro ou os brinquedos das crianças que estão guardados à algum tempo, podem render umas horas de entretenimento. Quando cansar mostre como eram as brincadeiras no seu tempo. Lembra das 5 Marias, que o objetivo era jogar as pedrinhas com uma das mãos e ir ao mesmo tempo recolhendo as que estavam no chão? Caso não tenha pedras pode usar pedacinhos de papel amassado. O Elástico queima bastante energia da molecada sem precisar correr. E caso não tenha o numero necessário de crianças, os pés de uma cadeira podem ajudar.

Massinha de modelar tranquiliza as crianças e as diverte por muito tempo. Uma receita caseira pode prender a atenção das crianças até no preparo. Com ingredientes comuns é possível garantir a diversão.


Existem também aquelas brincadeiras na qual o adulto pode comandar o grupo de forma mais contida, como é o caso de Fui ao piquenique ou Fui à Lua, onde o líder escolhe uma regra, (por exemplo, a letra inicial do nome da pessoa ou relacionada a um tema - futebol) e diz: “Eu vou pra Lua e vou levar uma chuteira. E você, o que vai levar?”

Os participantes precisam descobrir o mistério da brincadeira para poder ir pra Lua também. No mesmo grupo de brincadeiras está O mestre mandou, onde o líder pede para que todos façam o mesmo gesto espelhado. Outra opção é Estou vendo uma coisinha, na qual para descobrir o mistério, as crianças precisam decifrar as pistas dadas pelo líder para encontrar o objeto selecionado.

Com as crianças que já escrevem pode-se brincar de STOP, é necessário apenas uma folha de papel e um lápis para cada participante. No papel serão registrados grupos de palavras, por exemplo: NOME/ CEP/ FLOR/ ANIMAL/ CARRO ou outros. Os jogadores agitam as mãos fechadas e abrem quantos dedos quiserem enquanto dizem a palavra STOP, contada a quantidade de dedos, identifica-se a letra na sequencia do alfabeto, então todos devem preencher o mais rápido possível a tabela. Ao terminar grita-se: STOP. Vence quem fizer menos palavras repetidas. 

As crianças maiores e os adolescentes também se divertem com IMAGEM E AÇÃO onde são escolhidas algumas palavras pelo líder e um integrante de cada grupo deve representar o significado da palavra através de mímica ou desenho. Vence o grupo que adivinhar o maior número de representações. 

Agora, as histórias são um opção preferida por muitos, pois após ouvir é possível reviver as experiências e muitas vezes só é necessário a imaginação. Uma aventura, por exemplo, pode terminar em uma busca por um tesouro escondido dentro da casa. Cada cômodo pode ser um novo mundo a ser explorado. Escolha um objeto e esconda, as crianças devem receber coordenadas para achar; “mais para a direita”, “agora dois passos para frente”, “encima”... “tá frio”. 

O sofá da sala mais umas cadeiras e um lençol se transformam numa cabana abandonada numa ilha que pode esconder perigos como sereias e tesouros de piratas. A mesa da cozinha pode ser uma nave espacial rumo aos espaço sideral e as bananas da fruteira, são alienígenas que precisam ser destruídos, e a única maneira é comer todinha a fruta. Deu para perceber que é só propor uma brincadeira para as crianças que a imaginação corre solta. E elas não vão ficar tão tensas, com medo. Pelo contrário durante este período vão se sentir amadas.

O mundo parou para cuidar da saúde e em respeito às pessoas de grupos de risco. Aproveite esta oportunidade única que o Corona Vírus está dando ao mundo; parar e cuidar das pessoas que estão próximas a você. Sua família. Com certeza ela é o seu maior bem neste momento.

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

 

Leia Também

MPE E MPF
Recomendação conjunta quer fiscalização de carreatas em MS
CORONAVÍRUS
Cientistas chineses anunciam descoberta contra covid-19
CORONEL SAPUCAIA
Menores são apreendidos transportando 48 kg de maconha em bicicleta
NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
ARTIGO
A fórmula contra o Coronavírus
MATO GROSSO DO SUL
Campo-grandenses são presos com 250 pacotes de cigarro em Ponta Porã
DOURADOS
Bandidos furtam mais de 3km de fios da avenida Guaicurus e Praça do Cinquentenário
Saúde e Bem-estar
J. P. Mansor oferece serviços de análises de águas e tratamentos de resíduos industriais
ECONOMIA
No primeiro dia do mês Governo libera pagamento de servidores que ganham até R$ 4 mil
PONTA PORÃ
Mulher contrata motorista de aplicativo e é presa tentando levar droga à Capital

Mais Lidas

REGIÃO
Ex-assessor de Mandetta é encontrado morto em apartamento na Capital
COVID-19
Primeiro óbito por coronavírus do Estado é registrado em Dourados
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
COVID-19
MS tem oito confirmações de coronavírus em 24h e suspeitos chegam a 51