Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905
Educação

Como se organizar para os estudos em tempos de pandemia?

22 maio 2020 - 06h00Por ucb.catolica.edu.br

A coordenadora do curso de Pedagogia da UCB, Prof.ª Dr.ª Déborah Christina de Mendonça, elencou alguns pontos importantes para quem está estudando de forma on-line

Com a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que vivemos uma pandemia do novo coronavírus e com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, o isolamento social foi encarado como uma medida importante na contenção do vírus. Para apoiar tal medida, as aulas presenciais nas instituições de ensino públicas e particulares foram suspensas em várias cidades brasileiras.

No entanto, para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, instituições de ensino, amparadas por decreto do Ministério da Educação (MEC), estão utilizando as tecnologias de informação e de comunicação, disponibilizando aulas on-line e atividades por meio de ferramentas de aprendizagem remota. A oportunidade de assistir às aulas em casa e a flexibilidade de fazer as atividades em horários alternativos, entretanto, podem levar o estudante a deixar os compromissos acadêmicos para depois, perdendo, assim, prazos importantes e não dando continuidade ao seu processo de formação.

“Para evitar que isso aconteça, o estudante deve se organizar e criar uma rotina que garanta o cumprimento das atividades acadêmicas. Para auxiliar nessa tarefa, organizei abaixo alguma discas importantes”, explicou a coordenadora do curso de Pedagogia da UCB, Prof.ª Dr.ª Déborah Christina de Mendonça.

Vamos aos pontos e bons estudos:

Ambiente

Separe um lugar silencioso na sua casa para estudar. Pode ser seu quarto, uma cadeira na mesa de jantar ou mesmo um lugar no sofá.

Tempo

Desenvolva um cronograma completo de suas atividades diárias e mantenha uma rotina de estudos; para isso, separe tempo para assistir às videoaulas e para realizar as atividades de cada disciplina.

Rotina

Mantenha uma rotina. Levante-se no horário de sempre, tire o pijama, tome um banho, coma algo e se dirija ao seu espaço de estudos. Se antes você tinha aulas todos os dias, a rotina de ir à universidade ou à escola mudou, mas as atividades de ensino seguem sendo desenvolvidas.

Informe-se

Fique atento às mensagens dos professores via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), WhatsApp, e-mail etc. Verifique diariamente se há mensagens ou orientações novas.

Participação

Participe das videoaulas, dos chats, fóruns e outros recursos que os professores disponibilizam. Faça as leituras diárias e acompanhe o desenvolvimento dos conteúdos estudados.

Prioridade

Defina suas prioridades do dia. Não estude tudo de uma vez, faça escolhas para não prejudicar o andamento do seu curso.

Distração

Evite distrações. Durante o momento de estudo, evite acessar redes sociais. Mantenha celulares e outros dispositivos eletrônicos desligados.

Dúvidas

Busque respostas para suas dúvidas. Entre em contato com o seu professor e esclareça pontos que você não compreendeu bem.

Informe

Informe seus familiares ou as pessoas que moram com você sobre os seus horários de estudo. Assim, você evita interrupções.

Organize-se

A flexibilidade do modelo EaD ou a possibilidade de fazer aulas e atividades remotas devem ser vistas como uma vantagem e não como uma “desculpa” para deixar o estudo para depois.

Fonte: ucb.catolica.edu.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pai recebe vídeo de bebê sendo forçado a beber pimenta e denuncia
INFLUENZA
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho
SAÚDE
Cartilha na língua terena informa sobre cuidados com a Covid-19
PAGAMENTO
Salário dos servidores estaduais estará dispinívels no dia 05 de junho
TRÊS LAGOAS
Polícia investiga morte de bebê de seis meses após queda de carrinho
ECONOMIA
Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para garantir empréstimos
TRÁFICO
Polícia apreende 743 quilos de maconha que seguiria para a Capital
RECURSOS
Estado repassa R$ 6 milhões para auxiliar ações na saúde de Dourados
ECONOMIA
Novo Plano Decenal de Energia trará ajustes por causa da pandemia
DOURADOS
Bancários empossam nova diretoria no domingo

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown