Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
Educação

Como fazer o melhor cronograma de estudos

18 maio 2020 - 06h00Por Daniela Diana / Toda Matéria

O cronograma de estudos, também chamado de plano de estudos, é muito importante para organizar a rotina de estudos, sobretudo em momentos de prestar vestibulares, fazer Enem ou concursos públicos.

Essa ferramenta de planejamento facilita atingir as metas e objetivos de maneira equilibrada, levando em conta os limites de cada um e o tempo disponível.

Assim, para ajudar todos os estudantes a conquistarem seus objetivos, confira abaixo um passo a passo de como montar um plano de estudo infalível. Porém, lembre-se que é preciso muito disciplina e motivação nesse momento.

1. Fazer o planejamento
Um cronograma de estudos é algo muito pessoal e deve ser elaborado de acordo com as necessidades de cada pessoa. Por isso, as metas e os objetivos que se pretende é consoante a cada caso.

A pessoa pode escolher o que deve estudar mais, segundo necessidades ou dificuldades, ou mesmo, escolher focar mais em uma matéria que possui maior peso na prova que realizará. Exemplo:

Metas:

Estudar matemática e português
Resolver simulados de física e química
Fazer 5 redações por semana

Objetivos:

Ir bem no Enem
Passar no vestibular
Conseguir uma vaga no concurso público

2. Reunir tarefas
Para fazer um cronograma de estudos é necessário anotar todas as disciplinas e tarefas que entrarão no plano. Lembre-se de não esquecer de incluir os momentos de descanso (que pode ser um dia do final de semana).

Além disso, o tempo que se dispõe é algo importante. Assim, se são 3 meses de estudo, o cronograma deve ser feito para esse período de tempo, levando em conta as horas semanais que necessitará para se dedicar a isso.

Exemplo:

Tempo: 3 meses de estudo (agosto, setembro e outubro) - 12 semanas
Total de disciplinas: 10 disciplinas (Português, matemática, física, química, biologia, artes, história, geografia, filosofia e sociologia)

3. Definir horário de estudo
Essa parte é extremamente importante sendo também muito pessoal, pois cada um dorme ou prefere estudar em determinados horários. Logo, o que vale a pena é ajustar o horário, levando em conta o que conseguirá fazer.

Por isso, não tente fazer um plano de estudos mirabolante em que não conseguirá cumprir. Isso só diminuirá a motivação.

4. Produzir o calendário de estudo
O calendário proposto para a semana deve estar no local de estudo escolhido que deve ser calmo e organizado. Assim, imprimir semanalmente o calendário ajuda a seguir o cronograma proposto.

Claro que a pessoa pode optar por fazer manualmente o plano numa folha ou no caderno.

Dicas essenciais para ter uma melhor rotina de estudos

Durma bem todas as noites: nada como uma boa noite de sono para recuperar e deixar o cérebro pronto para o novo dia.

Não estude cansado: não vale a pena estudar cansado. Se esse for o caso, faça uma pausa, deite por alguns minutos ou faça uma meditação.

Faça pausas durante o dia: pausas para caminhar ou se alongar são muito importantes e levam o equilíbrio entre o corpo e a mente. Os exercícios físicos ajudam a oxigenar o cérebro, portanto, devem fazer parte da rotina diária.

Siga o plano proposto: não deixe de seguir o plano, por mais complicado que seja. Estudar não é fácil, ser disciplinado menos ainda. Mas pense que é um esforço passageiro e que a conquista chegará em breve.

Se houver alterações, refaça o plano: imprevistos acontecem. Assim, se houver alguma mudança na rotina, melhor coisa é refazer o cronograma.

Não faça um cronograma fora da sua realidade: importante entender que não devemos fazer um cronograma fora da nossa realidade o qual não poderemos cumprir. Isso só aumentará o stress e diminuirá a motivação.

Descanse, pelo menos, um dia da semana: vida social e lazer são importantes também. Nosso cérebro precisa de descanso. Por isso, um dia da semana deve ser dedicado para encontrar amigos, ver filmes, ir à praia, jogar vídeo game. Evite pensar nos estudos esse dia.

Se alimente bem todos os dias: a boa alimentação é um grande aliado do cérebro. Se alimentar bem todos os dias o ajudará nessa empreitada.

Evite as redes sociais: é fato que hoje em dia passamos muito tempo nas redes sociais e respondendo mensagens. No entanto, para focar no momento de estudos, desligue tudo o que pode atrapalhar e tirar sua atenção na jornada.

Fonte:www.todamateria.com.br 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Motoboy é obrigado a se ajoelhar e tem arma apontada para a cabeça em assalto
DOURADOS
Com início chuvoso, junho deve ter dia ensolarado só na segunda semana
REGIÃO
Saúde distribuirá a indígenas de MS cartilhas e gibis sobre o coronavírus
AJUDA DE 600 REAIS
2,7 milhões podem sacar hoje mais uma parcela do auxílio emergencial
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Prático, o wrap, sanduíche enrolado do Mr. Fit oferece diversas opções como integrais sem glúten e até mesmo veganas!
INFORME PUBLICITÁRIO
Parceria entre as borrachas Vipal e Ruzi garante a qualidade dos serviços na União Pneus
SORTE
Aposta feita pela internet leva prêmio de R$ 45 milhões da Mega-Sena
ARQUITETURA & DESING
Projetos Corporativos, a importância das Fachadas
INFORME PUBLICITÁRIO
Vestibular Online Faculdade Anhanguera de Dourados
SOLIDARIEDADE
TJ/MS inicia a Campanha do Agasalho 2020 em 27 municípios do Estado

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados