quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
Educação

Como ajudar alunos com dificuldade de leitura?

21 maio 2020 - 06h00Por NeuroSaber

Como você ajudaria um aluno com dificuldade de leitura? Sentaria perto dele para ler junto? Usaria alguma técnica inovadora para incentivar ou o advertiria para fazer o que fosse correto? Nenhuma das alternativas anteriores, pois o que está em jogo não é uma simples rebeldia ou preguiça de executar tal habilidade. Muito pelo contrário, a criança simplesmente não sabe ler.

Para que se tenha a dimensão da seriedade do assunto, muitas mães e pais ficam desesperados porque os filhos não conseguem desenvolver essa competência. Estamos falando de alunos com 8,9 e até 10anos. Pode ocorrer o fato deles não saberem nem mesmo juntar ou reconhecer as letras e os seus sons.

Afinal, o que fazer?
Primeiro, é importante ressaltar que cada caso pode ter uma motivação para que isso aconteça. Os responsáveis pela criança precisam partir de um ponto que os levem ao que realmente importa. Vejamos a seguir.

Exame de vista e audição
Será que seu filho/aluno está enxergando e escutando bem? Para que se saiba, nada melhor que tirar a dúvida por meio de exames que possam informar com assertividade a situação do pequeno em relação a esses detalhes que, se não tratados, podem realmente influenciar na dificuldade de leitura manifestada.

O poder do processo de estimulação
Supondo que não haja problemas de visão e audição, que tudo esteja completamente normal; qual a próxima medida a ser tomada para investigar o motivo da dificuldade? Analisar como foi o processo de estimulação para a alfabetização dessa criança.

Nesse trabalho é necessário pesquisar se o pequeno foi alfabetizado de maneira adequada. Isso inclui, dentre outros vários quesitos, mostrar e treinar o som das letras, o resultado da junção.

É comum que alguns pais e mães falem à professora que o filho sabe reconhecer as letras e que por isso não teria motivos para a dificuldade de leitura. Porém, o detalhe é mais complexo, uma vez que para um indivíduo saber, ele deve estar sob uma elaboração cognitiva completa.

Esse conjunto permite que a criança saiba o som e a sequência que as letras representam quando formam sílabas e, consequentemente, as palavras. O processo de alfabetização é o resultado dessas etapas.

Então, nunca se esqueçam: saber letra não é pré-requisito para dominar a leitura e a escrita. É um passo importante, mas não fundamental para que o pequeno alcance o estado pleno de tais habilidades.

Estimulação de habilidades de consciência fonológica  
Outra maneira de se investigar o motivo da dificuldade de leitura do aluno é procurar saber como foi a estimulação de habilidade de consciência fonológica, discriminação auditiva, etc.

Vale lembrar que a faixa dos 6 e 7 anos é a ideal para que as crianças consigam ser alfabetizadas de forma regular. Passando dessa fase, eles podem sim encontrar mais dificuldades para aprender a ler e a escrever.

E se for algum distúrbio de aprendizagem ou deficiência intelectual?
Nesses casos, é fundamental que o aluno já venha de um acompanhamento profissional ou tenha encaminhamento que proporcione as condições para o seu desenvolvimento. Existe a possibilidade de haver também ocorrência de um distúrbio ou transtorno. Em todos eles, a presença de uma equipe variada de especialistas tende a contribuir bastante para a situação.

Psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, médico neuropediatra, entre outros. Esses especialistas têm muito a contribuir por meio de uma bateria de testes e exames a fim de ver o porquê essa criança está passando pela dificuldade de leitura e escrita.

Aviso importante
É imprescindível que escola e responsáveis pela criança procurem ajuda em tempo hábil. Não deixem para quando o estudante estiver com 9, 10, 11 e 12 anos. Tais habilidades precisam ser trabalhadas na infância e no prazo correto.

Referência

PROBLEMAS de leitura e processo de alfabetização. [Arapongas]: Neurosaber. 1 vídeo (4 min.). Publicado por Neurosaber. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ElOZ70rhcwI&t=8s. Acesso em: 20 jan. 2020.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados
FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 
DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira
COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta