terça, 17 de maio de 2022
Dourados
16°max
min
Campo Grande
16°max
min
Três Lagoas
19°max
10°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Começa período de recurso para atendimento no Enade

Inscritos na edição de 2021 do exame podem solicitar nova análise de documentação. Prazo vai até sexta-feira (17). Provas serão aplicadas em novembro

14 setembro 2021 - 06h00Por gov.com

Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 têm até sexta-feira, 17 de setembro, para interpor recurso caso os pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social tenham sido indeferidos. O prazo começou nesta segunda-feira (13). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados das solicitações no Sistema Enade, por meio do qual os estudantes devem pedir nova análise de documentação. A edição de 2021 do exame será aplicada no dia 14 de novembro.

Nos casos de atendimento especializado, o estudante deve anexar novos documentos para comprovar a necessidade do recurso. É necessário informar as condições que motivam a solicitação e inserir a documentação com nome completo e descrição do diagnóstico, além do código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento precisa conter a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão avalizado. Já nos casos de tempo adicional, a documentação deverá ter, também, a descrição da necessidade desse recurso, de acordo com a condição, a característica ou o diagnóstico do estudante.

Pessoas com transtorno funcional específico, como dislexia, discalculia e deficit de atenção, devem anexar uma nova declaração ou parecer com a devida descrição do transtorno. O documento deve conter o nome completo do estudante, além de ser emitido e assinado por entidade ou profissional habilitado. Já no caso das lactantes, é necessário anexar a certidão de nascimento da criança ou atestado médico que comprove a gestação, como prevê o edital.

Nome social – O tratamento por nome social é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero). Nesses casos, ao interpor recurso, é necessário anexar novos documentos comprobatórios, o que inclui foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e acessórios, como boné, chapéu, viseira, gorro ou acessórios similares. A pessoa também deve anexar cópia digitalizada (frente e verso) de documento de identificação oficial com foto válido, conforme prevê o edital.

Enade – Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 

 

Leia Também

Carro bate em caminhão e motorista sofre traumatismo craniano
BR-163

Carro bate em caminhão e motorista sofre traumatismo craniano

BRASIL

PF vai investigar mudança de domicílio eleitoral de Sergio Moro

Polícia apreende 386 quilos de maconha na rodovia MS-164
MARACAJU

Polícia apreende 386 quilos de maconha na rodovia MS-164

DEFESA DA DEMOCRACIA

Entidades entregam carta a Fachin em repúdio a ataques de Bolsonaro

MIRANDA

PMA fiscaliza 45 barcos, 5 chalanas, pescadores e apreende petrechos

REGIÃO

Em Paranhos, Governo investe mais R$ 6 milhões em infraestrutura

DOURADOS

Colombiano é preso por furtar notebook de restaurante onde trabalhava 

JARDIM TROPICAL

Polícia fecha ponto de distribuição de drogas comandado por universitários 

JUSTIÇA

Procon Expresso no Cijus facilita solução de conflitos de consumidores

JARDIM

Tapa no rosto antecedeu briga da morte de filho de secretária

Mais Lidas

CAPITAL

Homem mata esposa com 22 facadas na frente do filho

TRÁFICO DE DRGOAS

Casal é preso na fronteira tentando trazer maconha para Dourados

TEMPO

Dourados tem alertas de tempestade e de onda de frio

HOSPITAL DA VIDA

Foragido da Justiça por não pagar pensão é esfaqueado em conveniência