Menu
Busca terça, 11 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
PÓS-GRADUAÇÃO

CAPES incentiva cursos emergentes e em consolidação nos estados

Serão 1.800 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para os programas de pós-graduação considerados estratégicos. Programa é feito em parceria com o Confap.

03 julho 2020 - 16h10Por CCS/CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) apresentou nesta sexta-feira, 03, para a comunidade acadêmica o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Parcerias Estratégicas nos Estados. O detalhamento foi feito por Benedito Aguiar, presidente da CAPES, durante o Fórum Virtual do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), parceiro na ação.

“A ideia é que nós possamos apoiar as áreas estratégicas em cada estado. As Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) realizarão oficinas para definir as áreas prioritárias”, afirma Benedito Aguiar. Para o presidente, as bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado vão contribuir para a fixação de pesquisadores “em regiões que têm certa dificuldade neste processo”. A CAPES e o Confap atuarão de maneira articulada para induzir o desenvolvimento regional com a concessão de 1.800 bolsas aos programas de pós-graduação (PPGs) considerados emergentes e em fase de inicial de implantação, com notas 3 ou 4 na avaliação.

Odair Dellagostin, presidente da FAP do Rio Grande do Sul, coordena o grupo de trabalho composto pela CAPES e o Confap para discutir o Parcerias Estratégicas nos Estados e se mostrou otimista com a iniciativa: “Com certeza será um Programa importante para todo o país e as FAPs serão parceiras nesse direcionamento dos esforços para o financiamento da pós-graduação nos estados”.

Aguiar vê a iniciativa como uma forma de “reduzir as assimetrias com fortalecimento do apoio para pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formação de recursos humanos nos estados”. Parte dos investimentos será destinado ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Esses PPGs precisam de um olhar especial para que possamos alavancá-los pelo papel estratégicos que possuem em suas regiões”, complementou.

Os planos de desenvolvimento econômicos dos estados serão considerados para direcionar os investimentos. Em sua fala, o presidente destacou a necessidade de planos de desenvolvimento institucional das universidades. “Institucionalizar nas universidades as ações de desenvolvimento científico e tecnológico são fundamentais para que os atores do processo estejam envolvidos de maneira mais efetiva”, ressaltou.

Dois editais serão lançados no âmbito do Programa: um, direcionado aos PPGs emergentes criados a partir de 2013; outro, voltado aos programas em consolidação que estão há mais de duas avaliações no sistema da CAPES. Os documentos estão em fase de conclusão e devem ser publicados nos próximos meses.

A CAPES e o Confap assinaram em novembro de 2019 um protocolo de intenções para a criação do Programa e investimento em cursos de estratégia e relevância para o desenvolvimento regional de acordo com as definições de cada estado.

Leia Também

LICITAÇÃO
Empresa ganha contrato de R$ 71 mil para confecção de letreiro turístico em Dourados
PANDEMIA
Taxa de letalidade sobe para 1,7% em Mato Grosso do Sul
CAMPO GRANDE
Instalações precárias fazem TRE-MS mudar local de votação na Capital
MATO GROSSO DO SUL
Deputado Marçal destina recursos para Hospital do Amor de Nova Andradina
REGIÃO
PM encontra carga de maconha durante ocorrência por violência doméstica
AMAMBAI
Homem acorda durante a noite e descobre casa em chamas
CORUMBÁ
Homem espanca ex-namorada após ver mensagens em celular
DOURADOS
Secretário de saúde deixa pasta um dia após ser nomeado por prefeita
CONTRABANDO
Carro 'recheado' com 12 mil maços de cigarro paraguaio é apreendido em MS
SAÚDE
Senai já entregou mais de 2 mil respiradores recuperados a hospitais

Mais Lidas

REGIÃO
Professora morre ao ter moto atingida por carro
DOURADOS
Suspeito de atropelar motociclista durante racha na BR-163 se apresenta à polícia
DOURADOS
Acidente entre carro e moto deixa homem em estado gravíssimo
FRONTEIRA
Ex-lutador de MMA é executado a tiros em confraternização