A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, tem a satisfação de informar que estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar.
O referido curso visa promover formação em nível de aperfeiçoamento aos técnicos das secretarias municipais de educação e das secretarias estaduais de educação e de suas regionais de ensino, com o propósito de qualificá-los para fortalecer o conselho escolar e com a intenção de promover uma maior participação da família na escola, em consonância com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que, em seu artigo 14, estabelece como um dos princípios a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares.
O curso também visa estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares como instrumentos de participação e fiscalização na gestão escolar e educacional, de acordo com o que é preconizado na estratégia 19.5 da Meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005/2014.
Segundo dados do Censo Escolar 2020, os conselhos escolares estão em funcionamento em 68% das escolas públicas de ensino fundamental e em 80,7% das escolas públicas de ensino médio. Os conselhos escolares são órgãos colegiados presentes nas escolas e são compostos por representantes dos estudantes; pais ou responsáveis; professores; demais funcionários; diretor escolar, que é membro nato do conselho; e, ainda, representante da comunidade local, se for o caso.
O curso é gratuito e será ofertado em ambiente virtual de aprendizagem em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo duração de 6 meses, com o início previsto para o dia 22 de abril de 2021.
As inscrições ficarão disponíveis até o dia 12 de março de 2021 e serão realizadas por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), aba referente ao Plano de Ações Articuladas - PAR 3 ( http://simec.mec.gov.br ).
O secretário de educação deverá aceitar o Termo de Adesão ao Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar para que seja habilitada a aba INSCRIÇÃO DE CURSISTAS, na qual será possível inserir as informações do técnico da secretaria de educação que concorrerá a uma vaga.
Para o ano de 2021, serão ofertadas 450 (quatrocentos e cinquenta) vagas, distribuídas entre técnicos das secretarias municipais de educação e das secretarias estaduais de educação e de suas regionais de ensino, preferencialmente aos que atuam na formação continuada. Caso o número de inscritos seja superior à quantidade de vagas disponíveis para essa oferta do curso, caberá à SEB elaborar critérios de distribuição de vagas, priorizando a participação da maior quantidade de entes federados e daqueles com os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica.
Os candidatos selecionados para participar do Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar receberão um e-mail da UFSCar com as orientações para a realização da matrícula no ambiente virtual de aprendizagem do curso.
Leia Também

Temporada de pesca começa com alto índice de conscientização ambiental

Aiatolá iraquiano diz ao papa que cristãos deveriam viver em paz

Paranaense é autuado em R$ 5 mil por construir estrada sem autorização ambiental
Moradora acorda com barulho e encontra janelas 'furadas de bala'

Dourados tem mais de 40 pessoas internadas em UTI's com Covid
Pelo Carioca, Flamengo recebe o Macaé no Maracanã

Dupla é presa por tráfico, direção perigosa, desobediência e infração de medida sanitária

Pecuarista é autuado em R$ 90 mil por desmatar vegetação em área protegida

Em seis dias, MS registrou quase 80 óbitos por coronavírus
Paulistão tem clássico San-São neste sábado
Mais Lidas

Casal é assassinado na fronteira e corpos são deixados um ao lado do outro

Executado na fronteira era publicitário e morador em Dourados

Guarda municipal de Dourados condenado por tráfico em SP é demitido
