Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
Educação

A internet sem “vírus”

03 abril 2020 - 07h04Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

A tecnologia realmente é fascinante! O mundo parou, todos que podem estão em casa. Por causa de um vírus. E ficar em casa não é mais como era antes. Nós não somos os mesmos. A rotina mudou. Sair para trabalhar é arriscado, precisam ser tomados muitos cuidados para sair e entrar em casa, para não trazer essa doença para nossa família. Para os que ficam o trabalho é on-line,  a escola agora é on-line; para parte da população, a vida está on-line.

Professores de todo o mundo precisam dar aulas virtuais sem entender muito bem o processo de gravação, edição e postagem de vídeos. Todos têm canais na internet. Os médicos podem até fazer consultas. Diversas empresas atendem e fazem entregas. Famílias se encontram, crianças brincam com outras crianças, fazem tarefas juntas usando o celular.

Temos notícias e informações primordiais que podem salvar nossas vidas; porém também temos mentiras espalhadas mais rapidamente. Vídeos são compartilhados com uma velocidade incrível; não sabemos o que fazer com tanta informação.

Estamos em casa, assoberbados de coisas para fazer, fora da rotina, cobertos de ansiedade, insegurança , medo e acabamos descuidando do quê as crianças estão olhando em seus aparelhos. Sim, as crianças estão usando a tecnologia como nunca e, em alguns casos, não sobram muitas opções para as famílias, principalmente as que vivem em apartamentos.  Mas é preciso verificar o quê as crianças estão conversando, quais são as imagens que estão recebendo ou enviando, quais vídeos ou canais elas estão curtindo. Cuidado para que outros tipos de “vírus” não entrem em sua casa como o vírus do bullying, da indiferença, da pornografia e da maldade.

Faça uma lista de sugestões de vídeos e canais que você quer que sua criança veja; use os mecanismos de segurança que a própria internet lhe oferece. Confira as conversas de seus filhos e grupos de amigos. Mas, primeiro de tudo, estabeleça um vínculo de confiança entre você e seu filho. Ensine como você gostaria que ele procedesse ao utilizar a internet, o quê é seguro, como conversar ou até onde conversar, como se proteger.

As crianças precisam entender, às vezes até os adultos, que um grupo virtual também precisa ter os mesmos cuidados que o real. Precisam saber se socializar, saber o quê dizer, o quê pode magoar, o quê é errado, se desculpar e como se desculpar. Afinal, depois que você postou ou escreveu algo e alguém leu fica bem difícil de ser apagado; o “vírus” foi compartilhado, como quando você diz algo que machuca alguém e se arrepende. A criança não tem muita noção, acredita estar protegida atrás do aparelho e é o adulto que precisa ensinar.

Sim, a tecnologia é fascinante, podemos aprender, ser felizes e superar uma pandemia mundial com seu apoio, porém, precisamos aprender a usá-la. Ensine sua criança a usar uma internet sem “vírus”.

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080

Telefone: (67) 3033-3799 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA
Polícia procura por traficante que fugiu de hospital vestido de médico
CONGRESSO
Câmara aprova texto-base de MP que autoriza sorteios na TV aberta
CAMPO GRANDE
Mulher foge do filho de 19 anos armado com faca após discussão
BRASÍLIA
Após três dias, PM diz que vai apurar uso de cavalo por Bolsonaro
TJ/MS
Justiça determina que Detran cumpra nomeação de concursados para cargos
UM ANO
UEMS prorroga validade de Concurso Público para Professor
CAPITAL
Mulher é agredida a socos na frente de filho de 4 anos ao cobrar pensão
DOURADOS
Cartão de Estacionamento Rotativo para idoso tem validade vitalícia
JULGAMENTO
Tenente-coronel que matou o marido major irá a júri popular dia 19
POLÍTICA
Senado aprova PL que obriga cobertura de tratamento de câncer em casa

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados