Menu
Busca quinta, 22 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
FRUTAS DA ESTAÇÃO

Confira as cinco frutas para o verão

22 dezembro 2017 - 09h09Por Da redação

O verão chegou e com ele as frutas que são excelentes fontes de carboidratos, vitaminas, minerais, compostos bioativos e fibras. Elas podem ser utilizadas como sobremesa, pequenos lanches, associadas a iogurte como um lanche intermediário na parte da tarde, ou pós-treino como repositor de carboidratos.

Para manutenção da saúde recomenda-se a ingestão diária de pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes, uma vez que quanto maior a variedade alimentar e o colorido, maior a chance de atender às necessidades de vitaminas e minerais.

"Sempre que possível, dê preferência ao consumo de produtos orgânicos, pois são produzidos naturalmente respeitando os recursos naturais, produzidos sem "venenos" ou sementes modificadas", garantiu a nutricionista Cristiane Perroni.

Melância

Cerca de 90% do seu volume é composto por água e possui baixíssimo valor energético. É fonte de carboidratos, licopeno, pigmento com potente ação antioxidante, vitamina C, vitaminas do complexo B (exceto riboflavina), aminoácido citrulina (não essencial e precursor da arginina, que estimula a produção de óxido nítrico - vasodilatador) e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Uma porção = uma fatia grande 300g equivalendo a 20g carboidratos.

Abacaxi

É fonte de carboidratos, vitamina A, vitamina C, complexo B e minerais, como potássio, magnésio, cálcio. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina, uma mistura de enzimas que atuam na decomposição de proteínas facilitando a digestão. Duas fatias de 150g equivale a 20g carboidratos.

Carambola

Excelente fonte de carboidratos, vitamina C, pigmento carotenoide e taninos. Alto potencial antioxidante (combate aos radicais livres). É rica em ácido oxálico, mas deve ser evitada por indivíduos com cálculos de oxalato ou doenças renais. Porção = duas unidades equivalendo a 20g de carboidratos.

Figo

É excelente fonte de fibras (possui efeito laxativo), vitamina C, vitaminas do complexo B (B1 - tiamina, B5 - ácido pantotênico e B6 - piridoxina), vitamina A e minerais como potássio, fósforo, manganês, cobre, magnésio, ferro e cálcio. Auxilia na regularização intestinal e no processo digestivo. Contém boa quantidade de oxalato, deve ser evitado por indivíduos com cálculo renal. Duas unidades grandes ou quatro pequenas, é igual a 20g de carboidratos.

Fruta do Conde

É fonte de carboidratos, fibras, vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, cobre e flavonoides. Os flavonoides possuem alto potencial antioxidante inibindo a ação dos radicais livres e protegendo as células. Uma unidade grande equivale a 20g de carboidratos

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Decreto estabelece normas de biossegurança para o Dia de Finados em Dourados
JUSTIÇA
Fux diz que atuação do STF na pandemia está na vanguarda mundial
BRASIL
Receita abre amanhã consulta ao lote residual de restituição do IRPF
CULTURA
FCMS lança mais seis editais da Aldir Blanc no valor de R$ 1,4 milhão
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projetos buscam garantir vacinação da população brasileira contra Covid-19
NA CAPITAL
Com cocaína, homem tenta fugir de policiais e colide carro em viatura
MATO GROSSO DO SUL
Contágio se mantém estável, mas sobe número de internações por Covid
ECONOMIA
Confiança do comércio volta ao patamar de otimismo após 6 meses
ARTIGO
Seja a melhor versão de você mesmo!
INTERIOR
Em ação conjunta, polícia prende autor de vários roubos em Chapadão do Sul

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente entre carreta e motocicleta mata mulher na BR-163
HOMICÍDIO EM 2013
Condenada pela morte do ex em Dourados é presa na Capital
DOURADOS
Motorista bêbado causa acidente em semáforo da Avenida Marcelino Pires
DOURADOS
Carona de motociclista que morreu em acidente com carreta corre risco de ter perna amputada