Menu
Busca sábado, 28 de março de 2020
(67) 9860-3221

Como trabalhar motivado?, por Antonio Cleber Zequetto

23 janeiro 2013 - 11h53

#####.

No ambiente corporativo vivemos por diversas situações que muitas vezes nos levam a repensar se vale a pena continuar ou não em um determinado emprego. O que acontece quando você pensa em desistir? Ou mesmo quando não sente mais vontade de cumprir suas atribuições no seu atual emprego? Talvez seja o momento de repensar a maneira como encara esta realidade.



Nem sempre o emprego que temos é ruim, mas a circunstância por algum tempo sim, e isso é transitório.


O artigo publicado no site da ABERJE, intitulado “a maior motivação é dar significado ao trabalho", de Eloi Zanetti, profissional com larga experiência em gestão corporativa no Brasil e países hispânicos, traz à tona uma interpretação importante. Ele pontua:

“Patrões reclamam da falta de mão de obra, que seus funcionários ficam pouco tempo no emprego, que são mercenários e trocam de empresa, muitas vezes por diferenças insignificantes. Com certeza, perdem colaboradores porque se esquecem de valorizar um dos maiores motivos do trabalho - o significado da ação laboral.

Aquele que realiza um trabalho de forma trivial não tem ideia do quanto a sua ação significa para o contexto geral, para a empresa e para a sociedade. O ato de cuidar da manutenção de uma máquina, ajudar na embalagem de um produto ou preparar um procedimento médico pode significar o sucesso ou o fracasso de uma empreitada.

Cristo estava certo ao cunhar a parábola dos três obreiros que talhavam pedras. Para um, era apenas empilhar pedras, para outro a construção de uma parede e para aquele que entendia que estava construindo uma catedral o significado era imenso.

De vez em quando faça com que aquele que trabalha com você enxergue o quanto a sua tarefa é significativa. Faça-o perceber a importância daquilo que realiza na sequência dos processos e no acabamento final da obra. Faça-o ver que sua colaboração, por mais modesta que seja, ajuda a manter o emprego de todos e produz benefícios indiretos à sociedade. Estimule por meio de palavras e ações a se engajar na causa da empresa. Trabalhamos com mais entusiasmo quando sabemos o porquê do trabalho a ser realizado. Quando um funcionário percebe o quanto aquilo que produz é reconhecido e tem significado, sua auto-estima aumenta e ele nem pensa em mudar de emprego."

Desse modo, antes de desistir ou tomar decisões que talvez possam te comprometer no futuro, avalie se o seu trabalho lhe traz algum sentido. Se ainda assim, não conseguir perceber, peça ajuda à um colega próximo, pois nem sempre o que vemos é o que realmente é. Uma mente confusa e temerosa, pode deturpar situações. Obviamente, nesse momento entra em cena a família ou familiares do seu convívio, que certamente lhe apontarão uma nova alternativa que você ainda não tenha visto.

Enfim, Descubra o potencial dentro de você, pois acima de qualquer circunstância, como minha esposa me ensinou e sempre me faz lembrar: A MOTIVAÇÃO ESTÁ DENTRO DE NÓS.

Sucesso!

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
BC poderá pedir justificativa se bancos negarem crédito
PANDEMIA
Combate ao coronavírus poderá ter R$ 2 bilhões do Fundo Eleitoral
COVID-19
Consumo frequente de bebidas alcoólicas durante isolamento pode piorar sintomas da ansiedade e da depressão
SUSPENSÃO
STF autoriza Mato Grosso do Sul a usar parcelas da dívida com a União contra o Covid-19
DOURADOS
Jovem tem moto furtada em frente a residencial na Rua Manoel Santiago
COVID-19
Médico reforça que Dourados ainda não tem caso nativo do novo coronavírus
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS
Imobiliária em Dourados, como encontrar a melhor?
COMER BEM
Promoções antecipadas e atendimento On-line Cacau Show
COVID-19
3.477 foram infectados e 93 pessoas morreram no Brasil, dizem estados
Educação
Cursos profissionalizantes oferecidos em abril em dourados

Mais Lidas

COVID-19
Saúde confirma coronavírus para mulher internada em Dourados e casos chegam a 28 em MS
PANDEMIA
Bebê de três meses é novo caso confirmado de coronavírus em MS
DOURADOS
Sindicato emite nota e diz que empregados foram obrigados a participar de ato
BATAYPORÃ
Paciente com suspeita de coronavírus é internada em estado grave em Dourados