Menu
Busca segunda, 30 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
COMER BEM

Sopa? Sim, Paraguaia! Saiba a história dessa iguaria tão amada pelos sul-mato-grossenses que faz parte do cardápio da Casa de Vó

17 março 2020 - 09h06Por Casa de Vó

Os historiadores afirmam que tudo começou com Don Carlos Antonio Lopes, que foi presidente do Paraguai entre o período de 1841 a 1862 e que gostava muito da chamada sopa branca ou “Tykueti”. Em um determinado dia o cozinheiro acabou adicionando à sopa branca mais farinha de milho do que o usual, e a deixou cozinhando dentro do forno, assim o “Tykueti” acabou passando de liquido a sólido.

Quando experimentou o resultado do erro na receita batizou a nova iguaria de Sopa Paraguaia. Outra versão diz que, originalmente, era uma sopa comum que os soldados paraguaios levavam para o campo de batalha durante a guerra do Paraguai entre 1864 e 1870. Mas como era difícil transportar o liquido nos campos, outros ingredientes foram sendo incorporados e a deixando ainda mais sólida e tomando a consistência atual. 

Mas o que importa mesmo é que o prato fez tanto sucesso com a população que rapidamente passou a fazer parte das tradições populares paraguaias, basicamente à sopa paraguaia é um bolo salgado a base de milho, queijo, ovos e cebola, muito consumido no país de origem. Por causa da fronteira seca e forte intercâmbio cultural entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, não foi difícil que o alimento ficasse popular também no estado brasileiro. 

Pensando nisso a Casa de Vó faz diariamente esse delicioso bolo salgado, mais conhecido como Sopa Paraguaia, mantendo sua receita original mudando apenas a forma da cebola, está vai à receita bem picadinha para não incomodar aqueles que não a apreciam, podendo ser consumido sem ser percebida, mantendo o sabor tradicional e irresistível da Sopa Paraguaia.

O quitute é vendido em porções para ser consumido no local ou podendo ser levado para casa ou ate mesmo feito por encomenda para eventos e coffee Break. Segundo a Sócia proprietária Daniely Ap. Sotolani a Sopa Paraguaia vem conquistando muitos clientes, principalmente os que buscam no quitute a lembrança da infância, “muitos clientes quando ficam sabendo que fazemos a Sopa Paraguaia logo falam, preciso experimentar para saber se parece com a que minha avó fazia, e logo confirmam o sabor inesquecível da infância”.  

Mesmo para quem come a sopa paraguaia pela primeira vez, o nome causa muito estranhamento justamente por causa da consistência. Mas logo o estranhamento abre lugar para a apreciação, e conquista quem quer que prove. Por isso vale a pena dar uma passadinha na Casa de Vó para experimentar essa deliciosa tradição Paraguaia.  

Esta achando que é só isso? Tem muito mais. Alternativas como Salgados, pães caseiros e integrais, tapiocas e sucos naturais também estão disponíveis. Para ter acesso ao cardápio completo de opções procure Casa de Vó na Rua Ciro Melo, nº 2474 – Vila Planalto, ou ligue no 67 99907-2302
 

Leia Também

Menina de seis anos tem nariz reconstruído após levar tiro de fuzil
FRONTEIRA
Menina de seis anos tem nariz reconstruído após levar tiro de fuzil
STF
Nunes Marques adia decisão sobre bloqueio de perfis por Bolsonaro
CAPITAL
Para traficar drogas, homem escondia maconha no guarda-roupa de filhos
FÓRMULA 1
Pietro Fittipaldi substituirá Grosjean na Haas e Brasil volta a F-1
DENÚNCIA
Mulher é presa por deixar filhos sozinhos para consumir drogas
UEMS
Inscrições para Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais terminam na quinta
Mulher é presa levando droga ao filho em preso em dobra de cobertor
BANDEIRA VERMELHA
Conta de luz voltará a ter taxa extra a partir de amanhã, e a mais cara
Jovem encontrado morto no rio Aquidauana tinha 21 anos
BALANÇO
Desmatamento na Amazônia cresce 9,5% em um ano, aponta Inpe

Mais Lidas

DOURADOS
Primeira noite com novo toque de recolher tem flagrante de festa com 119 adolescentes
DOURADOS
Decreto é republicado por incorreção, agora com brechas para esporte coletivo e boliche
DOURADOS
Homem é preso com arma após ex-namorada correr até viatura da PM e denunciar ameaça
POLICIAL
Criminoso imita abordagem de polícia para cometer roubo em Dourados