segunda, 17 de janeiro de 2022
Dourados
37°max
26°min
Campo Grande
34°max
23°min
Três Lagoas
38°max
26°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COMER BEM

Faça um delicioso banoffee para este fim de ano

13 dezembro 2021 - 16h15Por Globo

Essa torta de banana com café e doce de leite vai te conquistar pelo estômago! Prática e deliciosa, Rita Lobo ensina o passo a passo dessa receita perfeita para impressionar em aniversários ou jantares elegantes.

Ingredientes - Doce de leite

1 lata de leite condensado (395 g)

Ingredientes - Massa

2 xícaras de chá de farinha de trigo
de xícara de chá de açúcar
125 gramas de manteiga gelada em cubos
1 ovo
1 gema

Ingredientes - Montagem e cobertura

4 bananas-nanicas maduras
todo o doce de leite cozido
1 pitada de sal
1 ¼ de xícara de chá de creme de leite fresco gelado
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de café moído

Modo de Preparo - Doce de leite

1. Retire o rótulo de papel da lata de leite condensado e, com uma faquinha ou espátula raspe qualquer resíduo de cola – isso evita o entupimento da válvula da panela de pressão.


2. Na panela de pressão, coloque a lata (fechada) e cubra com água, até ficar com dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e conte 40 minutos.

3. Desligue o fogo e espere o vapor sair completamente da panela antes de abrir a tampa. Com uma pinça, retire a lata da panela, com cuidado para não se queimar. Espere a lata esfriar completamente em temperatura ambiente, por no mínimo 2 horas, antes de abrir (se preferir, prepare o doce de leite no dia anterior).

Modo de Preparo - Massa

1. Numa tigela grande, misture a farinha com o açúcar.

2. Numa tigela pequena, quebre o ovo, separando a clara da gema. Transfira a gema para outra tigela – você pode reservar a clara na geladeira para outra receita. Adicione o ovo à gema e bata com um garfo para misturar. Reserve.

3. Acrescente a manteiga gelada na tigela com a farinha e misture, beliscando com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Abra um buraco no centro, junte o ovo batido com a gema e amasse com as mãos até a massa ficar lisa.

4. Modele a massa numa bola e achate formando um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, separe uma forma redonda, com fundo falso e 24 cm de diâmetro.

5. Passados os 30 minutos, enfarinhe levemente a bancada e abra a massa com um rolo, até formar um disco 5 cm maior que o diâmetro da fôrma, com cerca de 0,5 cm de espessura – polvilhe farinha sob e sobre a massa enquanto abre.

6. Com cuidado, enrole a massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a forma. Delicadamente, pressione o centro da massa no fundo da fôrma e vá ajeitando as laterais, para deixar a torta bem retinha. Com a ponta do dedo indicador, pressione bem a massa na quina da forma. Com as mãos, pressione também a massa na lateral da forma para fixar.

7. Com as costas da faca, corte o excesso da borda de massa, deixando a lateral com 5 cm de altura – como a massa encolhe ao assar, no final a torta ficará com os 4 cm de altura desejados. Volte a massa para a geladeira por 1 hora antes de assar (se preferir, faça essa etapa no dia anterior).
8. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

9. Retire a massa da geladeira e corte um pedaço grande de papel-alumínio. Coloque o papel-alumínio sobre a torta e ajeite com as mãos para cobrir todo o fundo e lateral da massa. Dobre as pontas do papel-alumínio para fora da fôrma e preencha o fundo com grãos de feijão cru – isso evita que a massa infle e rache ao assar.

10. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire a torta do forno e, com cuidado para não se queimar, retire o papel-alumínio com os feijões.

11. Volte a torta ao forno por mais 5 minutos, ou até o bordas e o fundo começarem a dourar. Atenção: não deixe a torta dourar demais, pois ela terminará de endurecer após esfriar, do contrário pode ficar dura e quebradiça. Retire a massa do forno e espere esfriar completamente antes de montar a torta.

Modo de Preparo - Montagem e cobertura

1. Assim que estiver fria, desenforme a base da torta e transfira para um prato grande de servir.

2. Numa tigela, coloque o doce de leite cozido, adicione uma pitada de sal e misture com uma colher para ficar cremoso e espalhar melhor na torta.

3. Coloque o creme de leite fresco gelado na tigela da batedeira, adicione o açúcar e comece a bater em velocidade baixa. Assim que começar a encorpar, aumente a velocidade para média e bata até ficar firme, no ponto de chantilly.

4. Com uma colher, espalhe todo o doce de leite no fundo da torta, formando uma camada uniforme.

5. Descasque e corte as bananas no sentido do comprimento. Disponha as fatias de banana sobre o doce de leite, com a parte cortada para baixo, em círculo de fora para dentro, cobrindo toda a superfície – vá cortando as bananas para encaixá-las melhor.

6. Transfira o chantilly para um saco de confeiteiro e corte a ponta. Cubra toda a torta com o chantilly formando bolinhas de diferentes tamanhos e alturas e tamanhos – vá preenchendo de maneira que o chantilly cubra todo o espaço, inclusive entre as bananas e entre as próprias bolinhas de chantilly.

7. Leve a torta para a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir – quanto mais gelada a banoffe estiver melhor (se preferir, monte a torta no dia anterior). Na hora de servir, polvilhe o café moído sobre a torta, passando por uma peneira.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motociclista bate a cabeça e morre após capacete abrir em batida
BONITO

Motociclista bate a cabeça e morre após capacete abrir em batida

TEMPO

Segunda-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

Morre no Rio, aos 64 anos, a atriz Françoise Forton
LUTO

Morre no Rio, aos 64 anos, a atriz Françoise Forton

INTERNACIONAL

No Vaticano, papa Francisco diz rezar por vítimas das chuvas no Brasil

PANDEMIA

Presidente: autoteste pode conter transmissão de vírus mais rápido

ACIDENTE

Veículos colidem frontalmente na MS-450 e vítimas são encaminhadas para hospital

ESPORTE

Rayssa Leal fatura STU de Criciúma, 1ª etapa do circuito brasileiro

REGIÃO

Menor sofre acidente ao colidir bicicleta contra veículos em via pública

SAÚDE

Síndrome de Burnout é reconhecida como fenômeno ocupacional pela OMS

EDUCAÇÃO

Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de Ensino Médio e Superior

Mais Lidas

REGIÃO

Carro pega fogo e motorista morre em colisão entre Dourados e Fátima do Sul

DOURADOS

Confusão próxima à região conhecida como 'cracolândia' deixa homem ferido

TRAGÉDIA

Motorista carbonizado em acidente na BR-376 morava em Dourados

DOURADOS

Detento é levado para a UPA após 'surtar' e bater cabeça várias vezes em grades de cela