quinta, 19 de maio de 2022
Dourados
18°max
min
Campo Grande
17°max
min
Três Lagoas
21°max
min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COMER BEM

Dieta funcional: 10 alimentos para combater gripe, resfriado e até Covid-19

21 janeiro 2022 - 10h42Por Sport Life

Uma dieta funcional, como o próprio nome já diz, é um plano alimentar que tem o objetivo de cumprir funções benéficas dentro do nosso organismo. Diferentes estratégias desse tipo podem ser utilizadas para diversos objetivos, como: emagrecer, aumentar a massa muscular ou fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, não é segredo que os casos de Covid-19 aumentaram significativamente no Brasil. De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), entre segunda-feira (17) e terça-feira (18), o país registrou mais de 130 mil casos novos da doença – 2º maior número de pessoas infectadas dentro de um período de 24h. Dito isso, fica evidente que apostar em uma dieta funcional para fortalecer o sistema imunológico é uma atitude inteligente.

“Uma nutrição adequada e regular é indispensável para uma recuperação mais eficiente da Covid-19 e suas sequelas. A reeducação alimentar deve ser aplicada de acordo com o estado ou o grau de sequelas do paciente. Pacientes que necessitam ficar de cama, que sentem fadiga em excesso e cansaço, podem precisar de um aumento no consumo de carboidratos de origem integral para a melhora de energia. Também é bom aumentar o consumo de proteína, que ajuda a diminuir os sintomas de cansaço e fadiga”, explica a nutricionista Adriana Stavro.

Portanto, se você pertence ao grupo de pessoas que recentemente foi ou está infectado por Covid-19, ou qualquer outra doença, como gripe e resfriado, é fundamental ter a dieta funcional como aliada neste momento. Lembrando que ela, por si só, não descarta a necessidade de consultar um médico para avaliar a gravidade de cada caso e receber o tratamento adequado. Porém, é fato que comer bem só lhe trará benefícios.

Por isso, Adriana separou 10 alimentos que vão te ajudar a combater os sintomas de Covid-19, gripe e resfriado, para que você tenha uma recuperação mais eficiente e evite possíveis sequelas. Confira:

Queijo Branco – Fonte de proteína, auxilia na recuperação da força muscular e melhora as funções das enzimas gástricas. Também ajuda as “bactérias do bem” presentes no intestino.

Beterraba – É rica em óxido nítrico. Substância que melhora o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para o organismo, ajudando nas funções pulmonares.

Frutas Cítricas – Ótimas fontes de vitamina C. Elas contribuem para a defesa imunológica e auxiliam na prevenção e no tratamento de infecções respiratórias e sistêmicas.
Cúrcuma – Considerado um tempero anti-inflamatório, a especiaria auxilia no combate do estado resultante da doença.

Uvas – São ricas em flavonoides, taninos e resveratrol – substâncias com ação antioxidante, que melhoram as defesas do organismo como um todo.

Cenoura – Fonte de vitamina A e betacaroteno, outro antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e aumenta a imunidade.

Castanhas e Oleaginosas – Possuem selênio e zinco em suas composições. Fora isso, são fontes de gorduras boas, vitaminas do complexo B e E – que são antioxidantes e auxiliam os processos de cicatrização.

Cebola Roxa – Conta com quercetina, mais uma substância com ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, também possui combatentes antivirais em sua composição.

Chá Verde – Possui uma ação anti-inflamatória que diminui a intensidade de alguns sintomas. Ajuda também na melhora da resposta imunológica.

Kefir – Alimento rico em probióticos. Fortalece o intestino e ajuda no amadurecimento das células que defendem e combatem infecções virais.

Fonte: Adriana Stavro, nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO

Agente penitenciário preso em operação contra o PCC é demitido

LEI SECA

Fux vota pela manutenção de multa a motorista que recusa bafômetro

Polícia encontra mais de meia tonelada de maconha em milharal
PONTA PORÃ

Polícia encontra mais de meia tonelada de maconha em milharal

BENEFÍCIO

Bolsonaro sanciona Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400

TRÊS LAGOAS

Mulher tenta matar namorado após ele tentar terminar relação

UFGD

Mostra Radioteatro Experience acontece sábado em Dourados

CAMPO GRANDE

Madeireira é lacrada após denúncias de carga ilegal de madeira

ELEIÇÕES 2022

Após reunião, partidos da 3ª via adiam anúncio de candidato único

GERAL

Após denúncia Procon encontra alimentos vencidos em supermercado

ESTATAL DE ENERGIA

TCU autoriza venda da Eletrobras, a 1ª grande privatização de Bolsonaro

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO

Dupla é executada em pátio de posto de combustíveis

IDENTIFICADO E PRESO

Quarto envolvido em roubo de joalheria saiu de Dourados para dar apoio aos assaltantes

DOURADOS 

Jovens presos por tráfico vendiam drogas para público universitário

FRONTEIRA

Prefeito de Pedro Juan é alvo de atentado a tiros