Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905
COMER BEM

Conheça 6 benefícios da cebola surpreendentes

02 maio 2020 - 08h00Por Iana Faini / www.selecoes.com.br

As cebolas são membros da família das aliáceas, que também inclui o alho e o alho-poró. As variedades de cores branca e amarela  são ideais para cozinhar, pois se tornam suaves e doces com o cozimento e dão sabor aos outros alimentos. Além disso, elas fazem maravilhas pela nossa saúde! Descubra abaixo 6 incríveis benefícios da cebola, e também como escolher e armazenar corretamente.

Benefícios da cebola para a saúde

1 Protege contra câncer de pulmão
Um estudo norte-americano publicado no Journal of the National Cancer Institute demonstra uma relação significativa entre uma alimentação com alto consumo de flavonoides e uma redução do risco de câncer de pulmão. Entre os alimentos com os flavonoides que oferecem a maior proteção estão a cebola, a maçã, a laranja e o morango.

2 Afasta outros tipos de câncer
Os compostos sulfurosos e os flavonoides na cebola podem bloquear o potencial cancerígeno de alguns carcinogênicos. Um estudo chinês relatou que homens que comiam pelo menos uma colher de sopa de cebola picada e outros vegetais relacionados (como alho, cebolinha e alho-poró) por dia tinham aproximadamente metade do risco de desenvolver câncer de próstata em comparação com homens que comiam menos de 1/4 de colher de sopa (4 ml) desses vegetais diariamente.

3 Previne o infarto do miocárdio
Curandeiros há muito recomendam a cebola como um tônico cardíaco, e pesquisadores agora documentaram que a adenosina, uma substância semelhante ao ácido acetilsalicílico presente na cebola, impede a formação dos perigosos coágulos que levam ao infarto.

4 Aumenta os níveis do “bom” colesterol
Estudos indicam que a cebola protege as artérias contra obstrução graças à elevação dos níveis sanguíneos do HDL, (o colesterol “bom”).

5 Estabiliza os níveis de glicose no sangue
Em um estudo egípcio com ratos diabéticos, o sumo da cebola reduziu em 70% o nível de glicose do sangue. Um dos poucos estudos sobre humanos, publicado na Índia, data de aproximadamente 30 anos, mas estabeleceu que diabéticos que comiam 57 g de cebola por dia experimentaram uma redução significativa dos níveis de glicose no sangue.

Pesquisadores creditam esse efeito aos componentes sulfurosos e aos flavonoides da cebola. Além disso, a cebola é uma rica fonte de cromo; um oligomineral que melhora a capacidade do corpo de responder à insulina.

6 Impede infecções de pele
A cebola possui substâncias que têm um efeito antibacteriano leve, podendo validar a cultura popular de que esfregar uma cebola crua em um corte previne infecções. No entanto, há necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.

Como escolher e armazenar as cebolas
A cebola comum deve ser firme, com a casca seca e quebradiça. Descarte as moles ou com manchas pretas, que indicam mofo, ou que tenham brotos verdes no topo – estas já estão passadas. Elas devem ter um aroma suave. Um odor forte de cebola é indicativo de apodrecimento.

Depois da compra, a cebola deve ser armazenada em ambiente seco e fresco, protegida da luz direta, que pode torná-la amarga. Não a coloque perto de batatas, que soltam umidade e um gás que estragam a cebola mais rápido.

Dica extra: prefira crua!
Cozinhar a cebola em alta temperatura reduz significativamente os benefícios do dialilsulfeto; o fitoquímico protetor contra o câncer presente na cebola. A cebola crua oferece maiores benefícios, e picá-la (ou até mesmo mastigá-la) ajuda a liberar seu poder fitoquímico. Então, que tal acrescentar cebola à salada?

Fonte: www.selecoes.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

AUTORIZAÇÃO
PF diz ao Supremo para ouvir Bolsonaro em inquérito sobre interferência
ECONOMIA
Quarto sorteio do Nota MS Premiada será realizado neste sábado
DOURADOS
Jovem morre no Hospital da Vida 19 dias após acidente de moto
DOURADOS
Motorista fica ferido após colisão entre carros na Oliveira Marques
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 38 milhões neste sábado
FRIO
Dourados tem 11º dia com temperatura abaixo de 10 graus em maio
DELITO
Celso de Mello envia à PGR comunicação de crime contra Eduardo Bolsonaro
ATÉ ÀS 12 HORAS
Caixa abre três agências neste sábado em Dourados para saque de auxílio
MUNDO NOVO
Homem é preso com 317 quilos de maconha que iriam para Santa Catarina
TEMPO
Sábado de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown