Menu
Busca segunda, 25 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
COMER BEM

Arroz branco e integral: você conhece a diferença?

15 outubro 2020 - 08h09Por Mr. Fit Dourados
O arroz é um dos assuntos mais polêmicos quando falamos de emagrecimento e a maioria das pessoas opta por restringir o consumo desse cereal. Mas o que pouca gente sabe é que o arroz contém diversos nutrientes e, quando consumido corretamente, pode até auxiliar à dieta.
 
Uma grande dúvida é quanto ao tipo de arroz que deve ser consumido e inclusive existem diversos mitos com relação a isso. Por isso elaboramos esse texto para te ajudar a conhecer mais sobre esse alimento.
 
Diferenças entre arroz branco e arroz integral:
 
O arroz branco e o arroz integral tem como principal diferença o nível de processamento após a colheita. Enquanto o arroz integral passa apenas pelo processo de retirada da casca, mantendo o farelo, o arroz branco é descascado e polido.
 
Na prática, isso quer dizer que o arroz branco perde parte das suas vitaminas e minerais e também quase toda sua fibra. Por isso a coloração do arroz integral é mais escura, é justamente a presença da camada de farelo que oferece a cor.
 
Assim o arroz integral se torna muito mais nutritivo que o arroz branco e ainda oferece mais saciedade. Mas o sabor e textura são bem diferentes do habitual e isso causa maior rejeição. O tempo de preparo também difere, o arroz integral demora quase o dobro do tempo para cozinhar, isso pode ser ruim para quem não pode gastar muito tempo na cozinha.
 
Além disso, o arroz integral costuma ser usado da maneira errada e assim acaba sendo mais prejudicial do que o arroz branco. A maioria das pessoas ainda acredita que por ser integral esse é um alimento que pode ser consumido à vontade. 
 
Então para você não se deixar enganar, vamos explicar os principais mitos e verdades sobre o consumo de arroz.
 
Mitos e verdades sobre o arroz:
 
Arroz integral emagrece:
 
Esse é um dos grandes mitos que cercam o consumo de arroz integral, e é uma mentira. O arroz integral é rico em fibras e assim aumenta a saciedade. Mas também é um alimento calórico, então apenas comer arroz integral não faz ninguém perder peso.
 
A quantidade de arroz consumida e toda a rotina alimentar é que realmente fará diferença nos resultados da dieta.
 
Arroz branco engorda:
 
Tudo depende da quantidade de arroz que você consome, em poucas quantidades não engordam. Inclusive o arroz branco tem quase a mesma quantidade de calorias que o arroz integral.
 
Mas o arroz é um alimento calórico e que quando consumido em grandes porções ele pode sim causar ganho de peso, como também acontece com o arroz integral.
 
Arroz integral ajuda a prevenir doenças:
 
Esse é um dos melhores benefícios do arroz integral, as fibras presentes na sua composição ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e ainda aumentam a saciedade. Além disso, essas mesmas fibras ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue.
 
Outro benefício é com relação à saúde do cérebro, pois o arroz integral é rico em magnésio. Esse nutriente é responsável pela síntese de neurotransmissores e ainda ajuda a controlar os níveis de cálcio em neurônios.
 
Arroz integral tem gosto de casca:
 
O arroz integral realmente tem um sabor mais forte e característico, mas quando preparado da maneira correta, se torna tão saboroso quanto o arroz branco. É tudo uma questão de hábito, vale a pena tentar adicionar mais esse alimento ao seu paladar.
 
Como já mostramos, a maior diferença entre arroz branco e arroz integral é a presença das fibras. É claro que o arroz integral traz mais benefícios que o arroz branco. Porém, mais importante que o tipo do arroz consumido é a quantidade ingerida em cada refeição. Mesmo com algumas diferenças nas quantidades de nutrientes o arroz branco pode ser consumido, desde que em pequenas porções.
 
O equilíbrio é o principal ingrediente de qualquer dieta, então você pode escolher o tipo de arroz que mais gosta, desde que o bom senso esteja presente.
 

Faça seu pedido: (67)3424-4863| Whats (67)3424-4863 ou Pedido online pelo Ifood a partir das 10h.

Mr. Fit fica Presidente Vargas, 185 (referência: em frente ao fórum), e funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00 as 18:00.

Siga as redes sociais e fique por dentro das promoções:

facebook.com/mrfitdourados

instagram.com/mrfitdourados

Leia Também

Após perseguição, homem é preso por contrabando de cigarros
MS-164
Após perseguição, homem é preso por contrabando de cigarros
PROJETO
Pecuaristas conhecem programa de carne sustentável e orgânica do Pantanal
As 6 piores coisas que você pode fazer com seu sofá
ARQUITETURA E DESIGN
As 6 piores coisas que você pode fazer com seu sofá
VICENTINA
Após denúncias, dois são presos por perturbação do sossego
Viatura atinge motociclista e homem vai parar no hospital
DOURADOS
Viatura atinge motociclista e homem vai parar no hospital
MARACAJU
Veículo danificado em rodovia é apreendido com mais de meia tonelada de drogas
VEÍCULOS MS
"Veículos MS" é caderno exclusivo do Dourados News para empresários conquistarem o público
ECONOMIA
Falta de material e custos impactam a indústria da construção
PANDEMIA
Média móvel de casos Covid apresenta nova queda em Dourados
COMER BEM
Aprenda esse delicioso bolo de chocolate sem farinha

Mais Lidas

CÁRCERE PRIVADO
Tentativa de sequestro a criança termina com jovem preso em Dourados
CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
ACIDENTE
Morto em acidente na BR-163 voltava de festa em Caarapó
DOURADOS
Vento supera 40 quilômetros por hora e grande perigo de tempestade inicia de tarde