Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905
COMER BEM

4 benefícios de uma dieta saudável no dia a dia

05 maio 2020 - 07h00Por Labcac

Segundo o site blog.labcac.com.br uma dieta saudável é essencial para manter uma vida ativa com o mínimo de problemas. As refeições do dia a dia são responsáveis por nos dar energia para conservar o funcionamento adequado do corpo. Isso porque ele precisa de energia suficiente para atividades orgânicas básicas, como respiração, batimentos cardíacos, circulação sanguínea, desempenho cerebral, entre outras, e para ações conscientes da rotina, como trabalho e estudo.

Mas não basta ingerir quaisquer alimentos, uma vez que comidas industrializadas ou fast-foods podem causar problemas sérios no corpo. A alimentação provoca efeitos diversos, conforme o tipo de refeição consumida, não somente no organismo, mas na mente, na estética corporal e na autoestima da pessoa.

Conheça, neste conteúdo, alguns benefícios de uma rotina saudável e aprenda algumas dicas para mantê-la!

Quais são os benefícios de uma dieta saudável?

Preservar uma rotina saudável pode ser difícil devido à pressa na rotina. A alimentação acaba sendo prejudicada por essa correria, pois o fluxo cotidiano impele que as pessoas troquem a saúde pela agilidade. Para desconstruir isso e estimular uma alimentação menos nociva, confira alguns benefícios de uma dieta saudável!

1. Inibe a obesidade

A obesidade acontece com um consumo de alimentos (geralmente calóricos) maior que a energia gasta pelo indivíduo. Isso gera um sobrepeso e inviabiliza as tarefas durante a rotina. Além disso, aumenta as chances de diversas patologias, como artrite, artrose, cálculos na vesícula, cansaço, diabetes tipo dois, hipertensão, problemas do coração, refluxo esofágico, tumores no intestino e na vesícula, entre outras enfermidades, inclusive mentais, como depressão. Manter uma dieta saudável combate esses problemas.

2. Evita diversas doenças

Impedindo a obesidade, é possível inibir uma série de doenças, porém o fato de uma pessoa não apresentar sobrepeso não significa necessariamente que é saudável e tem uma dieta adequada. Diversos alimentos contam com baixos índices de nutrientes, como minerais e vitaminas, e altos níveis de gorduras saturadas e trans, sódio e açucares. Ainda, carnes processadas, como linguiça, presunto, salsicha e afins, podem acarretar cânceres no estômago e no intestino.

3. Melhora o sistema imunológico

O sistema imunológico é fundamental para combater bactérias nocivas, vírus, fungos, entre outros geradores de infecções e patologias. Vários alimentos reforçam esse sistema. Isso, por consequência, melhora a capacidade do corpo de impedir o aparecimento de doenças e de combatê-las, curando-as. Os alimentos indicados para isso são:

alho;
cebola;
chás;
frutas cítricas;
gengibre;
peixes;
tomate;
vegetais verde escuro;
entre outros.

4. Proporciona mais disposição e autoestima

Uma alimentação balanceada com a quantidade certa de proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes proporciona a energia necessária para as tarefas do dia a dia, dando um desempenho adequado para todo o organismo. Isso melhora também o sono, pois possibilita um repouso correto e reduz as chances de insônia.

Quem se alimenta bem evita o sobrepeso, fortifica o sistema imunológico, melhora o sono e previne diversas doenças. Essas vantagens impactam de forma positiva sobre a vitalidade, mentalidade e autoestima de uma pessoa, uma vez que um indivíduo sem doenças e com um corpo no peso ideal vê-se mais satisfeito consigo.

Quais são as ações para manter uma dieta saudável?

Os benefícios apresentados já são um estímulo para se atentar mais a uma dieta saudável. Além deles, o equilíbrio é sempre a chave para uma rotina mais adequada para o organismo. Ninguém precisa privar-se totalmente de preferências gordurosas e açucaradas, como pizzas e chocolates, mas é necessário evitar o excesso delas. Comer alimentos saudáveis a maior parte da semana melhora a sua saúde. Fora isso, confira outras dicas:

beba, pelo menos, dois litros de água diariamente;
coma frutas todos os dias;
evite o consumo em fast-foods;
faça um prato bem-colorido, com vegetais e legumes;
minimize a ingestão de açúcar e sal.

Como é possível perceber, aderir a uma dieta saudável é importante para uma vida mais sã, um organismo forte e uma mente tranquila e disposta. Hábitos alimentares corretos proporcionam um corpo preparado para a rotina, mesmo que ela seja muito agitada, e ainda um envelhecimento mais saudável. Para a melhora da dieta, o acompanhamento com um nutricionista é o ideal.

Fonte: blog.labcac.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRIO
Dourados tem 11º dia com temperatura abaixo de 10 graus em maio
DELITO
Celso de Mello envia à PGR comunicação de crime contra Eduardo Bolsonaro
ATÉ ÀS 12 HORAS
Caixa abre três agências neste sábado em Dourados para saque de auxílio
MUNDO NOVO
Homem é preso com 317 quilos de maconha que iriam para Santa Catarina
TEMPO
Sábado de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
ALCINÓPOLIS
Pai recebe vídeo de bebê sendo forçado a beber pimenta e denuncia
INFLUENZA
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho
SAÚDE
Cartilha na língua terena informa sobre cuidados com a Covid-19
PAGAMENTO
Salário dos servidores estaduais estará dispinívels no dia 05 de junho
TRÊS LAGOAS
Polícia investiga morte de bebê de seis meses após queda de carrinho

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown