quinta, 18 de abril de 2024
Dourados
16ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Campanha antecipada, inoportuna e ilegal, por Dirceu Cardoso

27 fevereiro 2013 - 10h15

#####.


O ex-presidente Lula, na festa de aniversário do PT, “lançou” a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. O PSDB indica Aécio Neves como candidato. O PSB ensaia o lançamento de Eduardo Campos. Essas notícias provocam grande movimentação no panorama político e já deflagram uma reforma ministerial, onde os postos-chave do governo servirão de moeda a ser trocada pelo apoio dos chamados partidos aliados. Deflagrado na área federal, o processo é seguido em nível estadual, onde os governadores passam a mercadejar cargos e posições de governo junto àqueles que podem ajudá-los na reeleição ou na eleição do seu sucessor.


O regime de governo implantado após a redemocratização – presidencialismo com forte tendência parlamentarista – é contraditório. Embora detenha o poder, com todos seus bônus e ônus, o Executivo é fortemente travado pelo Legislativo. Daí os governantes serem obrigados a constituir a malvista “base aliada”, que reúne políticos de diferentes matizes, inclusive antagônicos, todos interessados em sua lasquinha do poder. O vergonhoso “mensalão” é a prova criminal desse esquema.


O loteamento dos governos é perverso pois não entrega os ministérios, secretarias e cargos estratégicos àqueles de mais competência para exercê-los. Esses postos são passados a quem, mercê de sua movimentação e ligações políticas, possa render melhores dividendos nas próximas eleições. Isso justifica os tantos problemas, inclusive atos de corrupção, surgidos no seio governamental. Os “Ets” de boa densidade eleitoral acabam por cometer desatinos e inviabilizar o funcionamento dos órgãos sob sua administração.


A campanha presidencial de 2014 é lançada com, pelo menos, um ano e meio de antecedência. O calendário eleitoral estabelece que a propaganda eleitoral só pode ser realizada a partir de julho do ano em que ocorrem as eleições. Naquele mês, os candidatos, já passados pelas convenções e registrados, poderão começar os comícios, abrir comitês e fazer movimentos de conquista do eleitorado. Em maio, eles já podem fazer a propaganda intrapartidária em busca da viabilização da candidatura. Mas, antes disso, tudo o que se faz é ilegal.


O lançamento prematuro das campanhas é perverso. Os governantes, na condição de pré-candidatos, passam a ser discriminados e a discriminar. Há o risco de colocarem a futura eleição como prioridade em relação à obrigação de governar e administrar a máquina pública decorrente das eleições passadas. A campanha passada (de prefeito e vereador) terminou no dia 1º de janeiro, com a posse dos eleitos. Agora começam as de presidente e governador. O país não pode viver em movimento eleitoral permanente. Os detentores de mandatos ou cargos têm importantes tarefas a cumprir e, se não o fizerem, não serão dignos nem merecedores de confiança que já receberam do povo...





Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)aspomilpm@terra.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARCERIA

Petrobras e bp assinam memorando de intenções para negócios e pesquisa

ECONOMIA

Haddad pede recursos a bancos multilaterais em meio à crise climática

MEDICINA

Justiça derruba resolução do CFM que proíbe procedimento pré-aborto

EDUCAÇÃO

Inep defende que Enem não é para avaliar itinerários formativos

CORUMBÁ

Civil cumpre dois mandados de prisão durante operação contra tráfico de drogas

SAÚDE

Operadoras de planos de saúde têm lucro de R$ 3 bilhões em 2023

MATO GROSSO DO SUL 

Condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Jardim

CASAS LOTÉRICAS

Acumulada novamente, Mega-Sena terá prêmio de R$ 100 milhões

REGIÃO 

Professor é alvo de mandado de busca suspeito de praticar abusos sexuais

ESPORTES

Técnico Petrovic retorna à seleção de basquete com equipe experiente

Mais Lidas

BARBÁRIE

Filho jogou a mãe do carro e dirigiu com corpo dela de MS até o interior de São Paulo

TEMPO

Coloca o casaco: Inmet alerta para declínio de temperatura em Dourados e região

ACIDENTE

Helicóptero com quatro pessoas cai nas proximidades de aeroporto da Capital

PARANAÍBA

Homem é preso acusado de estuprar a enteada de 8 anos