domingo, 21 de abril de 2024
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE

Artrite e Artrose em Idosos; saiba o que é e quais cuidados deve ter

25 julho 2018 - 18h06

Devido aos sintomas parecidos, muitos confundem artrite e artrose. São doenças distintas, com causas e tratamentos diferentes, cujo diagnóstico é feito com cautela, para que não sejam tratadas como uma patologia única.

O que é artrite?

Artrite é quando há inflamação nas articulações, região onde há conexão de dois ou mais ossos, como joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos e ombros. Os principais sintomas da artrite são dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade de locomoção.

Bastante comum entre idosos, produz dor e perda de movimentos, pois afeta as articulações de qualquer parte do corpo. Existem mais de cem tipos diferentes de artrite. Os tipos mais comuns nas pessoas idosas são artrite óssea e artrite reumatóide  ou reumática. É comum esse paciente necessitar de cirurgia ortopédica ou supervisão total, causando a maior parte das internações em clínicas de dor crônica e reabilitação.

A artrite óssea ocorre quando a cartilagem começa a se desgastar. Os sintomas são inchaço, acompanhado de dor moderada ou severa. Hereditariedade, excesso de peso ou lesões podem ser a causa da artrite óssea, que acomete as articulações dos joelhos, quadris ou mãos. Não há cura, apenas tratamentos que controlam a evolução, como medicamentos, repouso e exercício supervisionado.

A artrite reumatóide é uma doença muito agressiva e devastadora. Surge quando o sistema imunológico ataca as células das articulações, causando inflamação que destrói a cartilagem e danifica os ossos que estão próximos. O resultado são dores terríveis e deformações nas mãos, punhos, joelhos, tornozelos e pés. Surge entre 35 e 55 anos e para cada homem doente, há três mulheres na mesma situação. No início da doença, o paciente é acometido de fadiga, dores musculares, inchaço e rigidez leve em algumas articulações.

O que é artrose?

A artrose é a mais comum das doenças reumáticas. Ocorre por degeneração das cartilagens das articulações, devido ao desgaste entre os ossos ao longo dos anos, causando incapacitação da articulação afetada e tornando qualquer movimento algo muito doloroso. É uma doença que incide nas articulações dos joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos. Além da idade, outros fatores contribuem para o aparecimento das artroses como genética, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, entre outras. Acomete tanto homens como mulheres e aumenta sua incidência em idosos.

No início a artrose pode não apresentar sintomas, sendo vista somente através de radiografias. A dor é o principal sintoma, que no início ocorre apenas com a movimentação da articulação afetada e melhora com o repouso, mas que progride para uma dor profunda até mesmo em repouso. Muitas vezes a dor é acompanhada de uma rigidez ao levantar-se pela manhã ou após longo período sentado. Pode ocorrer também diminuição dos movimentos, inchaço na articulação, deformidades e falta de firmeza ao realizar movimentos.

O tratamento da artrose inclui várias medidas que melhoram a qualidade de vida, como exercícios físicos, repouso, controle do peso e medicamentos para controle da dor, mas a tendência é que o quadro piore. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de serviços de saúde que tenham infraestrutura para manter ou melhorar a capacidade funcional, como asilos, casa de repouso ou lar de idosos, visando sua independência e participação social.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil garante vaga na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris
ESPORTE

Brasil garante vaga na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris

ENCONTRO DE LÍDERES RURAIS

Produtoras de café e cacau contam como lidam com mudanças climáticas

MATO GROSSO DO SUL

Pequenos produtores aderem projeto que insere agricultura familiar no mercado de créditos de carbono

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate
TÍTULO

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate

Safra de cana 2024/25 entra em campo com risco de perder produtividade
PRODUÇÃO

Safra de cana 2024/25 entra em campo com risco de perder produtividade

CAPITAL

Pane provoca incêndio em casa e susto em local de festa

TECNOLOGIA

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

AGROPECUÁRIA

Comissão ouve ministro do Desenvolvimento Agrário sobre planos da Pasta para este ano

FUTEBOL

Sem o título, Dourados perde ainda duas vagas para competições nacionais

CAMPEONATO ESTADUAL

Operário domina partida, vence o DAC por 3 a 1 e conquista o título Estadual

Mais Lidas

COTAÇÃO

Soja segue em destaque no mercado do agro em Dourados, confira cotação

DOURADOS

Jovem morre a caminho de hospital após ser atingido por facada no abdômen

DOURADOS

Justiça manda arquivar processo de improbidade contra envolvidos na Operação Pregão

DOURADOS 

Jovem é estuprada após ser abordada por desconhecido em Saveiro branco