domingo, 19 de maio de 2024
Dourados
16ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ARQUITETURA & DESING

Vazamento de gás: veja os riscos, prevenções e cuidados para tomar

16 setembro 2021 - 06h00Por Decorfacil

Vazamento de gás não é brincadeira! Entre os anos 2000 e 2017, foram registradas 532 mortes por inalação de gás em todo o país, segundo dados do Portal Datasus, ligado ao Ministério da Saúde.

E os números não param por ai. Só no estado de São Paulo, todo os anos, o Corpo de Bombeiros atende cerca de 4 mil ocorrências envolvendo vazamentos de gás do tipo GLP, o mesmo usado em cozinhas.

Por isso, tudo o que você puder fazer para eliminar qualquer risco de vazamento de gás na residência é muito importante.

Continue acompanhando o post para saber mais como prevenir e descobrir vazamentos de gás

Explosão, asfixia e intoxicação são os três principais riscos que um vazamento de gás pode trazer para quem se encontra no ambiente.

É importante entender que o gás é mais denso que o ar, portanto, em um vazamento, ele tende a se concentrar rente ao piso. Mas isso não significa que ele deixa de se espalhar pela casa e envolver sorrateiramente todos os moradores.

Por isso, ele acaba sendo tão perigoso, especialmente se as pessoas já estão dormindo.

O risco de explosão seguido por incêndio é grande quando há presença de fogo (qualquer chama ou faísca) ou do acionamento de aparelhos elétricos.

Até mesmo o acendimento de uma lâmpada pode levar a uma explosão, caso o gás já esteja em altas concentrações no ambiente.

Já a asfixia é o risco de morte por inalação do gás de cozinha. Esse tipo de acidente tende a acontecer quando os moradores já estão dormindo e não percebem o vazamento de gás.

Ao contrário da intoxicação que acontece quando as pessoas inalam gás em grande quantidade, mas não chegam ao óbito.

Apesar de não ser fatal, a intoxicação pode trazer graves consequências, inclusive com sequelas por toda a vida.

Alguns sintomas comuns da intoxicação por gás de cozinha incluem vômito, dor de cabeça, dor no corpo e confusão mental.

E, caso a pessoa fique exposta com frequência ao gás, ela pode chegar ao óbito pelo agravamento desses sintomas.

Além de todos esses riscos, um vazamento de gás ainda é capaz de provocar inúmeros danos aos imóveis, com reparações que podem custar muito caro aos moradores.

Cheiro de gás?

O gás de cozinha, o chamado GLP, não tem cheiro. Ele é um composto a base de propano e butano, duas substâncias inodoras por natureza, ou seja, elas não liberam qualquer tipo de odor.

Mas é o tal do cheiro de gás? Esse cheiro característico a base de enxofre foi incorporado ao gás justamente para alertar as pessoas para a presença de um possível vazamento.

Por isso, o cheiro do gás em si não é toxico, nem perigoso. O grande vilão é o composto GLP que, por ser mais denso, ao ser liberado nos ambientes expulsa o oxigênio, ocupando o lugar dele.

Em razão disso, as pessoas expostas ao gás acabam morrendo por asfixia (falta de oxigênio) e não por toxicidade.

Como descobrir vazamento de gás?

A maneira mais simples de descobrir um vazamento de gás é pelo cheiro que, agora como você já sabe, foi colocado lá de propósito para alertar a possibilidade de vazamentos.

Mas caso o botijão fique na parte externa da casa, identificar o vazamento pelo cheiro pode não ser tão simples.

Por isso, a dica é periodicamente fazer o teste da espuma para verificar se há ou não vazamento de gás.

O procedimento é simples: umedeça uma esponja de lavar louça com um pouco de detergente. Em seguida, aplique sobre a válvula do gás.

Caso note o surgimento de bolhas, é sinal de que existe vazamento de gás. Se o botijão ficar dentro de casa, o que não é aconselhado, retire as pessoas do local e feche o registro para iniciar os reparos necessários.

O que fazer em caso de vazamento de gás? 

Vazamento de gás sem fogo

Após identificar o vazamento de gás feche imediatamente o registro de saída localizado na válvula do botijão.

Por segurança, retire os moradores da casa. Também é aconselhável desligar a chave geral de energia, apenas se a caixa ficar do lado de fora, para não correr o risco de algum eletrodoméstico ou eletrônico ligar automaticamente e provocar uma explosão.

Abra todas as portas e janelas para aumentar a ventilação, mas jamais ligue o ventilador sob risco do aparelho liberar faíscas causando uma explosão.

Sob hipótese alguma fume no local ou acenda isqueiros e fósforos. Após tomar todas essas medidas de segurança, acione o Corpo de Bombeiros da sua cidade o mais rápido possível.

Vazamento de gás com fogo

No caso de presenciar um vazamento de gás com fogo, a recomendação é fechar o registro de gás e desligar a chave geral da rede elétrica (caixa externa), se for possível.

Retire todas as pessoas da casa e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

Lembrando que esses profissionais possuem treinamento e capacidade técnica para gerenciar esse tipo de situação de risco. Jamais tente por conta própria resolver um vazamento de gás com fogo.

Vazamento de gás: prevenção e cuidados 

  • Compre apenas botijões de gás em distribuidoras credenciadas e licenciadas para atuar no país;
  • Todos os equipamentos utilizados junto com o botijão devem ser aprovados pelo Inmetro, como mangueiras, válvulas e registros;
  • Ao sair de casa, sempre confira se todas as bocas do forno e fogão estão desligadas;
  • Em casos de viagem, feche completamente o registro do gás;
  • Tenha o máximo de cuidado ao transportar e manusear o botijão de gás. Evite a todo custo que ele sofra pancadas ou caia no chão;
  • Nunca deixe o botijão de gás dentro de casa. O ideal é que ele fique na parte externa da casa em local bem ventilado e protegido do sol, da chuva e do vento;
  • Verifique o estado em que o botijão chega até você. Ele não pode estar amassado, enferrujado ou com qualquer tipo de marca que indique que sofreu danos;
  • Não é recomendado instalar o gás próximo de ralos ou grelhas. Isso porque, em caso de vazamento, o gás pode se alojar nessas cavidades e acabar explodindo de uma hora para outra;
  • A mangueira que liga o botijão ao forno e fogão deve ser mantida afastada para não ser danificada pelas altas temperaturas;
  • O botijão de gás deve sempre ser armazenado e utilizado na posição vertical;
  • Para o caso de gás encanado, verifique a situação das mangueiras e tubulação. Em casas e apartamentos antigos essas tubulações podem trincar ou apresentar fissuras, levando a um vazamento de gás. Nesse caso, é recomendado realizar a substituição de todo o sistema de encanamento;
  • Tenha em casa um detector de vazamento de gás. Alguns modelos podem ser acoplados junto ao detector de incêndio, outros, no entanto, são portáteis e você os direciona até o local onde suspeita que existe um vazamento. Se ele apitar, é sinal de que o gás está vazando;
  • Contrate um seguro residencial e tenha certeza de incluir nas clausulas a cobertura de explosão e incêndio. Essa é uma forma de garantir que qualquer dano ao imóvel será reparado sem grandes prejuízos aos moradores;

No entanto, o melhor remédio é sempre a prevenção, afinal, o risco de uma explosão e até mesmo a morte de pessoas queridas em decorrência da asfixia e intoxicação é algo muito sério e que merece todo cuidado.

Portanto, nunca deixe de conferir como anda o sistema de abastecimento de gás na sua casa. 

 

Leia Também

DEBATE

Comissão de Educação vota criação do Programa Agente Jovem Ambiental

Cristo Redentor celebra escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina em 2027
BRASIL

Cristo Redentor celebra escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina em 2027

Rio Grande do Sul tem 82 trechos de estradas liberados
BRASIL

Rio Grande do Sul tem 82 trechos de estradas liberados

O Povo pelo Povo!
ARTIGO

O Povo pelo Povo!

Espetáculo 'O Grandioso Mini Cirquin das Arábias' encanta alunos de escolas da Capital e de Ribas
MS

Espetáculo 'O Grandioso Mini Cirquin das Arábias' encanta alunos de escolas da Capital e de Ribas

MEIO AMBIENTE

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

ROCHEDO

Homem é preso por receptação de trator avaliado em R$ 350 mil

ENSINO

G20 discute formação de professores sob a coordenação do MEC

BRASIL

Estudo revela efetividade das ações de conservação ambiental

PONTA PORÃ

Homem tenta roubar policiais à paisana e vai preso

Mais Lidas

TEMPO

Após completar um mês 'seco', Inmet emite alerta de chuvas intensas para Dourados e região

PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Caminhonetes são furtadas durante a madrugada em Dourados

TEMPO

Curtindo o friozinho? Mínima chega a 14°C, mas temperatura acima de 30°C deve voltar na semana

INFORME PUBLICITÁRIO

Em negociação salarial, Enfermagem afirma que profissionais enfrentam descaso