quinta, 11 de agosto de 2022
Dourados
22°max
min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ARQUITETURA E DESIGN

Vai viajar? Veja 4 dicas para manter suas plantas saudáveis durante esse período

30 novembro 2021 - 17h06Por Portal MSN

Com a chegada do final do ano, muitas pessoas têm se preparado para viajar, aproveitando os dias mais quentes e períodos de férias para visitar familiares em outras cidades, conhecer novos lugares ou descansar em locais mais isolados.

E para aqueles que são adeptos da companhia das plantas e flores dentro das residências surge uma dúvida: o que fazer para as plantinhas da casa não morrerem durante o período que vai viajar? Afinal, nem sempre é possível levá-las junto ou acionar algum amigo ou vizinho para cuidar.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os cuidados básicos para manter flores e plantas saudáveis por mais tempo, mesmo sem manutenção diária:

1. Conheça suas plantas:

O primeiro passo antes de sair de casa é analisar o perfil das plantinhas que você tem e comparar com o tempo que ficará ausente. “Toda planta precisa de água, mas cada tipo tem sua particularidade quanto a frequência das regas.

Cactos e suculentas, por exemplo,  não exigem uma rotina diária de umidificação e podem ficar sem água por até 2 semanas. O importante é saber o que funciona para as espécies que você tem em casa e procurar alternativas para manter as rotinas de regas que elas já recebem”, explica Creuza dos Santos, florista da Esalflores.

2. Procure alternativas para a rega:

A terra das plantas precisa sempre estar levemente umedecida, então, se sua viagem for longa, há opções no mercado que ajudam com esta manutenção. “Existem os gotejadores, pequenos equipamentos que liberam água aos poucos, e dependendo do modelo pode manter a irrigação da planta por até 2 semanas. Há também vasos autoirrigáveis, que ligam a planta a uma fonte de água e permitem que ela puxe o líquido de acordo com sua necessidade”, indica a profissional.

3. Não troque as plantas de lugar:

É muito comum que as pessoas coloquem as plantas mais próximas a janelas ou alterem sua localização quando vão viajar, mas essa pode não ser uma boa ideia. “Cada ambiente oferece condições diferentes para as plantas e, consequentemente, necessidades diferentes. Uma pequena mudança de local pode oferecer mais vento, mais ou menos luz, mais ou menos umidade, e a resposta da planta vai ser alterada. O ideal é mantê-las exatamente onde já estão acostumadas a ficar, assim a chance de não adoecerem é maior”, afirma a especialista.

4. Use produtos especiais:

Há também opções de fertilizantes que podem ajudar a manter a umidade das plantas. “Uma ótima alternativa é o gel para plantio, ele absorve e retém grandes quantidades de água e adubo, mantendo a terra abastecida por muito mais tempo e reduzindo em até 50% a necessidade de rega para as plantas”, completa a florista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia resgata adolescentes que eram forçadas à prostituição
FRONTEIRA

Polícia resgata adolescentes que eram forçadas à prostituição

JUDICIÁRIO

André Mendonça leva ao plenário do STF ações contra a PEC Kamikaze

SAÚDE

MS cria grupo técnico de enfrentamento à varíola dos macacos

SISTEMA DE PAGAMENTO

Chefe do BC desmente Bolsonaro e diz que bancos não perdem com PIX

Em menos de uma semana, mais um recenseador é assaltado

ASTRONOMIA

'Superlua de esturjão' última do ano será vista nesta quinta-feira

PANTANAL

Trabalhador é resgatado por aeronave após acidente em fazenda

ELEIÇÕES 2022

Consórcio de imprensa suspende realização de debate presidencial

PONTA PORÃ

Homem é preso após receber R$ 1 mil em notas falsas

TÊNIS

Bia Haddad elimina nº 1 do mundo e vai às quartas no Canadá

Mais Lidas

TRAUMATISMO CRANIANO

Madrasta de menina de 7 anos que morreu ao dar entrada na UPA é presa em Dourados

ÁGUIA

Mega-operação mira tráfico de drogas e cumpre 10 mandados em Dourados

BR-376

Morto após capotar veículo carregado com maconha tinha 24 anos

POLÍCIA

Menor é apreendido com cigarros de maconha em escola de Dourados