Menu
Busca segunda, 25 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
ARQUITETURA & DESING

Transforme a sua cozinha: Aprenda como escolher as melhores banquetas

27 setembro 2021 - 06h00Por Aprimoredecor

Imagine aquela cozinha dos sonhos, agora me diga: como seria a sua? Com certeza você tenha em mente uma e, talvez, haja algum detalhe aqui e ali que não consiga vislumbrar, mas um item muito comum nessas cozinhas padrão são as banquetas

Inclusive, um espaço para algumas delas acompanhadas de um bar, com os mais variados tipos de drinks e snacks, é almejado por muita gente. Claro, que além disso, é necessário se preocupar com todo o espaço, desde janelas até o conjunto de ar mandado

Hoje em dia, cozinhas com esse tipo de design são muito bem quistas por visitas, assim, quem geralmente está montando a casa, quer um lugar mais descontraído, tornando-a um cômodo gostoso não só para cozinhar, mas para passar o tempo comendo alguma coisinha.

No entanto, há diversos modelos por aí e diversas coisas que você precisa definir para  encontrar as banquetas certas para o seu bar ou para sua bancada na cozinha.  

Pense na sua própria experiência com banquetas: quantas vezes você já foi em um bar e descobriu que elas eram muito altas, muito baixas, difíceis de mover para outro lugar ou simplesmente desconfortáveis? 

Talvez você pense que seria bastante fácil escolher, afinal são como cadeiras, é só sentar, certo? Na verdade, não. Se você já teve uma experiência desconfortável com banquetas em outros lugares, perceberá rapidamente que há muito para escolher. 

Se você fizer uma pesquisa rápida, verá que há um milhão de opções, de diversos tamanhos, materiais, design, etc. Parece que as pessoas, ao escolher banquetas, acabam subestimando esse item, que pode realmente mudar sua cozinha. Saiba o que considerar:

  • Altura das pernas;
  • Tamanho do assento;
  • Estofamento ou não;
  • Apoio de costas ou não;
  • Material mais sofisticado ou mais simples;
  • Mais chamativas ou mais discretas. 

Então, vamos dar atenção total a elas aqui. Veja a partir de agora um guia sobre como fazer sua pesquisa de banqueta, para que você possa encontrar a correta com mais rapidez e facilidade. Vamos lá!

Como escolher banquetas para sua cozinha?

Quando você está escolhendo banquetas para sua cozinha, há algumas coisas a considerar. Afinal, como escolher as certas para a sua cozinha e combinar com toda sua casa, tornando-a aconchegante tanto para você quanto para outras pessoas? 

Altura e tamanho

Quando estamos falando de altura, a referência é o quão alto o assento está em relação ao chão e, por tamanho, estamos falando da largura, da profundidade e da altura geral do banco. 

Na verdade, para escolher a altura você só precisa entender qual é a medida da sua bancada na cozinha. Você deve escolher banquetas com a altura certa da sua bancada, de modo que não fique muito alto para apoiar os itens e nem muito baixo.

Isso é fundamental para ter uma experiência completa com as banquetas. Qualquer mudança nesse sentido, um detalhe que não fique legal, pode ser realmente desconfortável. As banquetas devem funcionar como um guarda corpo de alumínio, ou seja, ter a medida certa.

Se você tem uma bancada elevada que é muito alta, tente encontrar uma banqueta em que você se acomode, consiga se sentir plenamente confortável e consiga ter espaço nas pernas e espaço para comer e interagir em cima da bancada. 

Pense só, é como uma empresa de automação, você precisa muitas vezes aplicar a facilidade no seu dia a dia.

A mesma coisa vale para uma banqueta muito curta para a altura da bancada. É como se você fosse uma criança, imaginamos que você não queira se sentir assim na sua própria cozinha, certo? Então, sempre se atente à altura. 

Se você tem filhos, por exemplo, é recomendável, talvez, escolher banquetas ajustáveis e eles definem a melhor altura para si mesmos. Agora, para os adultos, algo mais sofisticado pode ser uma boa pedida. 

Quanto ao tamanho do banco, pense em como você deseja que ficaria confortável. Há assentos de banqueta maiores, estofados, apenas de madeira, frascos de plástico, com almofadas avulsas…ou seja, há diversos tipos. 

Tente encontrar um meio termo do que você gosta e do que você acredita que irá agradar tanto o seu gosto pessoal quanto o das pessoas próximas a você.

Com apoio de costas ou sem?

Pense também, além da altura e do tamanho, em outro componente que costuma aparecer em banquetas: apoio de costas. Há aquelas que não tem, por isso veja o que você considera o mais confortável e o que mais lhe agradará visualmente. 

Banquetas com encosto tendem a ser mais confortáveis por causa das placas que conseguem dar apoio à coluna, então se você sabe que vai ficar sentado por um tempo quando usar o ambiente, esse pode ser o caminho. 

Por exemplo, se você mora em um apartamento pequeno, a área do bar, que tem as banquetas, pode ser seu único espaço de jantar, então você pode querer assentos que pareçam uma cadeira de jantar.

Se você mora em uma casa maior, em que os ambientes se integram, como a sala de jantar se integra à cozinha geralmente, você pode querer considerar algo com um perfil mais discreto, que seria sem apoio, sabendo que há outras cadeiras que chamem mais atenção no espaço. 

Desse jeito, as banquetas são mais simples e ficam completamente sob a bancada, como se fosse uma coisa só. Lembre-se que, assim, elas não se destacam tanto, portanto veja se isso combinará com o seu estilo. 

A consideração de apoio ou não nas banquetas não tem muitas regras, ou seja, não funcionam como placas de acessibilidade. Isso diz mais sobre como você vive, como sua casa está configurada e por quanto tempo você ou convidados ficarão sentados.

Materiais das banquetas

Este é outro quesito em que o estilo de vida é o principal fator para determinar o caminho a seguir. É importante para você ter algo que seja fácil de limpar e de baixa manutenção? Uma banqueta toda de madeira ou toda de metal pode ser a melhor escolha nesse caso.

Se você quiser algo mais almofadado e confortável, mas ainda precisa da parte fácil de limpar, couro ou uma almofada de assento estofada com um tecido resistente a manchas podem funcionar bem. 

Ou talvez o conforto seja o que leva você a adotar as banquetas na sua cozinha. Nesse caso, você pode escolher um banco com assento e encosto estofados, não importa se o material é fácil ou não de limpar.  

O importante é ser honesto consigo mesmo sobre os materiais que funcionam melhor em sua casa e como você gosta de viver. Isso é o ideal para escolher qualquer móvel, inclusive as banquetas.

Confira os incômodos

Banquetas de três ou quatro pernas, se tiverem qualquer desalinho, podem fazer ruídos estridentes e incomodar os moradores. Além disso, ao arrastá-las ou carregá-las, veja se não há nenhum incômodo em relação a isso, de serem pesadas ou riscarem o chão. 

Mesmo as banquetas com solado de borracha podem não ser as ideias. É preciso avaliar caso a caso. 

Então esteja ciente disso ao escolher suas banquetas e faça um teste para determinar se você terá que fazer algum incremento, como um pavimento drenante, para melhorar essas questões. 

Isso pode parecer um pequeno detalhe, mas é importante porque o desconforto com esses problemas podem causar arrependimento.

Estilo das banquetas

As banquetas podem ser expostas em diversas formas, cores e estilos imagináveis. O estilo para muitas pessoas se sobrepõe até mesmo ao conforto na hora de escolher algo. Isso é de cada um. 

De fato, é um item muito importante. E se for escolhido de forma desconexa à casa com uma divisória piso teto, por exemplo, pode dar um efeito indesejado no ambiente. 

Tenha certeza de que está escolhendo algo que funcionará bem em sua cozinha antes de se apaixonar por um item que não vai funcionar na vida real. Esse é um erro muito comum na hora de escolher banquetas.

Não importa se o seu estilo é moderno, minimalista ou tradicional. Há sempre um item para todos os gostos. 

Depois de descobrir o que você precisa em termos de tamanho e altura, apoio de costas e materiais, você será capaz de classificar rapidamente todas as opções que aparecem no estilo que você gosta e chegar a uma lista ideal de banquetas.

Considerações finais

Este pequeno guia pode lhe dar um norte na hora de escolher simples banquetas. Simples, mas elas podem ser difíceis na hora de escolher porque elas têm variáveis de conforto, de tamanhos, estilos e materiais, o que pode ser algo complexo. 

As banquetas, assim como diversos móveis da casa, como persiana para sacada, precisam ser escolhidas com carinho porque, normalmente, elas vêm juntas, de duas a seis banquetas. 

Arrepender-se depois de comprar pode ser um verdadeiro tiro no pé e uma fonte de frustração enorme. 

Lembre-se também sempre de aliar o seu estilo ao conforto. De nada adianta se você quer muito estilo, mas se vai ficar chateado se um convidado sentar e não gostar. Banque suas escolhas, inclusive ao selecionar as melhores banquetas para sua casa. 

Leia Também

Veículo danificado em rodovia é apreendido com mais de meia tonelada de drogas
MARACAJU
Veículo danificado em rodovia é apreendido com mais de meia tonelada de drogas
"Veículos MS" é caderno exclusivo do Dourados News para empresários conquistarem o público
VEÍCULOS MS
"Veículos MS" é caderno exclusivo do Dourados News para empresários conquistarem o público
Falta de material e custos impactam a indústria da construção
ECONOMIA
Falta de material e custos impactam a indústria da construção
Média móvel de casos Covid apresenta nova queda em Dourados
PANDEMIA
Média móvel de casos Covid apresenta nova queda em Dourados
Aprenda esse delicioso bolo de chocolate sem farinha
COMER BEM
Aprenda esse delicioso bolo de chocolate sem farinha
BONITO
Pescador é preso e autuado em R$ 2,3 mil por pesca predatória
BRASIL
Em meio à leitura de pareceres, CPI vota amanhã relatório de Renan
SAÚDE E BEM-ESTAR
Ganhe massa muscular mais rápido: 4 atalhos para a hipertrofia
PANDEMIA
Dourados confirma mais três óbitos de moradores da região
DOURADOS
Funcionária da UPA é agredida por homem que tentava entrar em área restrita

Mais Lidas

CÁRCERE PRIVADO
Tentativa de sequestro a criança termina com jovem preso em Dourados
CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
ACIDENTE
Morto em acidente na BR-163 voltava de festa em Caarapó
DOURADOS
Vento supera 40 quilômetros por hora e grande perigo de tempestade inicia de tarde