Menu
Busca quarta, 22 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
ARQUITETURA E DESIGN

Sala de família e sala de estar: entenda a diferença e a importância dos dois ambientes

29 julho 2021 - 10h35Por MSN

Cada cômodo da sua casa tem um propósito. A sala de estar e a sala de família são dois ambientes para áreas da casa que costumam ser usadas indistintamente, mas a verdade é que cada uma significa algo diferente e deve conotar um espaço específico.

Se você está se perguntando qual é a diferença entre uma sala de estar e uma sala de família, é importante primeiro considerar a história desses espaços. Antes de meados dos anos 1900, as casas tinham apenas um espaço habitacional para todos os fins, onde as crianças brincavam durante o dia e os adultos bebiam coquetéis à noite.

Porém, após a Segunda Guerra Mundial, muitos planejadores residenciais acrescentaram uma segunda área residencial, à medida que os baby boomers começaram suas famílias e se mudaram para os subúrbios. “Este último proporcionou a oportunidade para casas maiores terem uma sala de estar formal separada e um quarto familiar mais casual”, disse a designer de interiores Glenna Stone, da Filadélfia, nos Estados Unidos. “Depois que os televisores se tornaram um acessório em quase todas as casas, isso cimentou a ideia de ter a sala da família como o centro.”

Agora, os proprietários estão mais focados do que nunca em maximizar cada metro quadrado de seus espaços de vida, o que significa que sua sala de estar pode ser usada para o tempo diário da família e sua sala pode ser usada regularmente para entretenimento. Para ajudar cada espaço a atingir seu pleno (e potencial pretendido), é importante entender como eles deveriam ser diferentes.

Onde está localizada a sala?

Não existe uma regra oficial sobre onde sua sala de família ou sala de estar deve estar localizada na casa, mas se você prestar atenção aos espaços vizinhos e aos pontos de acesso externos, terá uma noção de como o arquiteto pretende que a planta seja fluida. “Na maioria das vezes, a sala de família é adjacente ou conectada à cozinha”, diz Stone. “Torna-se uma extensão daquele tradicional ‘coração da casa’ e é o local para o seu dia-a-dia.” Uma sala que fica perto da entrada da frente e que se conecta a uma área de jantar formal costuma ser considerada uma sala de estar. “A sala de estar é normalmente separada da cozinha, onde é um pouco mais silenciosa e, quando está na frente da casa, causa uma primeira impressão quando você tem convidados”, acrescenta Stone.

Como você o usa com mais frequência?

Em muitas casas com áreas de estar duplas, a resposta óbvia para o debate do quarto familiar ou da sala de estar é determinada com uma pergunta: Onde você colocou sua televisão? “A sala de família é onde você pode relaxar, e definitivamente tende a ser a sala de TV”, diz Stone. “As crianças podem assistir a um programa enquanto você prepara o jantar, ou você pode usar este espaço para hospedar de forma mais informal. Por exemplo, quando você receber seus convidados, provavelmente vão ficar aqui para assistir ao futebol. É realmente o ‘fique à vontade e acomode-se.”

Embora a sala de estar seja considerada um espaço mais formal e adulto, um número cada vez maior de famílias opta por torná-la parte de sua vida cotidiana. “Quando as casas e apartamentos custam tanto quanto custam, o espaço de vida formal, que pode ser usado algumas vezes por ano, na melhor das hipóteses, é o primeiro luxo a desaparecer”, diz a arquiteta Catherine Truman, de Boston. Stone viu a mesma tendência com seus clientes: “Nunca pensei que deveria ser usado apenas em ocasiões especiais”, diz ela. “Especialmente no ano passado, as pessoas querem usar cada centímetro de suas casas. A sala de estar é um ótimo espaço para encontros de adultos, socialização e noites de jogos e deve ser acolhedora e calorosa, mas ainda assim ter uma vibração elevada.”

Como você organizou os assentos?

A maioria dos quartos familiares tem assentos projetados para sua noite de cinema no fim de semana – ou para ficar de olho no seu filho enquanto você trabalha. “A TV será o ponto focal em 99% dos quartos familiares, então os assentos refletirão isso”, diz Stone. “Se você é uma grande família de esportes ou adora noites de cinema, um confortável sofá se encaixará perfeitamente na sua sala de família. Para este quarto, realmente queremos criar um espaço para o dia a dia, onde os clientes se sintam realmente em casa.” Na sala de estar, a disposição dos assentos pode incluir uma cadeira de leitura perto de sua janela favorita, sofás dispostos para estimular a conversa ou bancos flexíveis para coquetéis e jogos de cartas. “Essa é minha parte favorita sobre o projeto de salas de estar”, diz Stone, “somos capazes de criar esses espaços únicos sem a restrição de perguntar: ‘Todos podem ver a TV?'”

Qual é a estética geral?

Embora o design de ambos os quartos deva ser coeso – e deve combinar com a decoração vista em todo o resto da sua casa – a sala de estar geralmente se torna um lar para peças mais antigas ou mais personalizadas: o piano dos seus avós, os retratos da escola das crianças, e mesa antiga. “Móveis mais sofisticados, coisas herdadas, coisas mais formais, muitas vezes estão na sala de estar, já os móveis superestofados e casuais são da sala da família”, diz Truman. Parte disso vem da localização da sala de estar perto da entrada principal, diz Stone. “A sala de estar é aquele espaço de primeira impressão, por isso projetamos isso para parecer mais polido; não rígido ou abafado, mas com foco em silhuetas refinadas, tecidos e acabamentos sofisticados e elementos de arte ou decoração exclusivos”, explica ela.

Tecidos adequados para crianças (e animais de estimação), peças de armazenamento projetadas para esconder brinquedos, e carpete resistente a manchas são essenciais em quartos familiares para casas com crianças. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia investiga se candidato foi morto por ouvir polca de Partido
PARAGUAI
Polícia investiga se candidato foi morto por ouvir polca de Partido
IMUNIZAÇÃO
Cabe a estados decidir vacinação de adolescentes, diz Lewandowski
Motorista fica em estado grave após colidir carro em árvore na MS-162
Motorista fica em estado grave após colidir carro em árvore na MS-162
ONLINE
Sebrae e Fundect abrem inscrições para acesso a mercados de inovação
VIOLÊNCIA
Preso em tiroteio que matou sequestrador tem mais de 45 passagens
BRASIL
Senado aprova PEC que flexibiliza gastos na educação em 2020 e 2021
COMITIVA
Queiroga é diagnosticado com Covid-19 e ficará em quarentena em NY
JUDICIÁRIO
Moraes mantém ordem de prisão contra o caminhoneiro Zé Trovão
TRÁFICO
Polícia encontra 7 crianças, ao 'estourar' centro de distribuição de drogas
EMPREGO
Funai é autorizada a abrir concurso com 776 vagas temporárias

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
DOURADOS
Vizinhos sentem mau cheiro e idoso é encontrado morto no Novo Horizonte
SITIOCA CAMPINA VERDE
Caseiro é assassinado com golpe de faca em Dourados