Menu
Busca quarta, 22 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
ARQUITETURA & DESING

Saiba como escolher as melhores cadeiras para cada ambiente

27 julho 2021 - 06h00Por Aprimoredecor

Com braços, sem, com pés de rodinha ou entalhados, de plástico, madeira ou palha, para sala, para quarto, para trabalhar ou descansar. Cada espaço, situação e visual pede uma cadeira diferente. Mas como escolher o melhor modelo para cada cômodo?

Decorar um ambiente é sempre uma tarefa desafiadora. Os melhores espaços abarcam peças que têm equilíbrio entre bom preço, visual bonito, conforto e utilidade. Isso, contudo, não é fácil de encontrar e é necessário ter muita clareza das necessidades para decidir. 

Alguns fatores, como durabilidade e ergonomia também devem ser levados em consideração, uma vez que não adianta ter uma linda cadeira em seu escritório que traga dores e desconfortos após poucas horas de trabalho. 

Por isso, neste texto, traremos dicas para que você tenha mais referências do que deve ser considerado no momento de adquirir cadeiras para cada ambiente de sua casa e apresentaremos tipos, modelos e materiais para que você faça a escolha perfeita. 

Cada canto, uma escolha 

Versátil e necessária, a cadeira é um objeto que tem passe livre pela casa inteira, pois em qualquer ambiente será útil. De acordo com material e modelo, torna-se companheira ideal em quartos de bebê, salas, escritório, até em áreas externas como jardins, garagens com porta de enrolar e espaços gourmet. 

O caso é que é importante entender quais são as necessidades em cada ambiente para fazer a escolha certa, pois um modelo de madeira entalhado e antigo, por exemplo, não será uma alternativa adequada para cozinha. 

Ao mesmo tempo, existem alguns mitos que permeiam o imaginário popular e limitam na escolha do objeto, como a ideia de que, em uma mesa de jantar, todas as cadeiras deverão ser iguais e compor um jogo. 

Essa ideia é refutada, inclusive, por empresa de eventos corporativos, que realizam lindas produções de jantares e recepções elegantes combinando modelos e cores diferentes, mas harmônicas. 

Cômodo por cômodo

Cada ambiente poderá receber o objeto da melhor forma, entendendo a função do cômodo e qual será a finalidade da cadeira naquele espaço. O mesmo móvel que seria perfeito para decoração em uma sala de estar seria inadequado para longas horas de trabalho.

Pois bem, veja algumas opções de acordo com o ambiente:

Quarto

A cadeira, no quarto, deverá ser escolhida diretamente em consideração com o objetivo que se tem para o artigo. Se a ideia for, por exemplo, ter apenas um local de descanso ou leitura, uma opção acolchoada e bela será bem recebida no espaço.

Não há necessidade de combinar a cadeira com o resto do mobiliário do quarto, apenas é interessante que haja harmonia entre as peças. Se para a cama você optou por comprar pallet, nada impede que a cadeira seja uma bela peça de madeira maciça. 

Um cuidado que deve se tomar ao escolher uma cadeira para o quarto é garantir que não se torne um local de acúmulo de roupas e objetos, o que acaba sendo muito comum para qualquer pessoa com uma rotina mais corrida. 

Se há uma mesa no cômodo e intenção de criar um espaço de trabalho, é importante que a cadeira seja escolhida com ênfase na ergonomia, levando em consideração, principalmente, sua funcionalidade. 

Hoje em dia, é possível aliar tranquilamente o bom gosto e o cuidado com a postura em uma peça sofisticada e elegante, complementando o quarto sem que se torne excessivamente formal, como uma cadeira de escritório. 

Quarto de bebê e quarto infantil 

Apesar de estarem em categorias próximas, o quarto de bebê e o quarto de uma criança um pouco maior têm necessidades completamente diferentes ao se considerar a escolha dos móveis, objetos e até mesmo de adotar ou não monitoramento residencial no cômodo.

Isso porque, ao decorar um quarto de bebê, os pais devem buscar uma cadeira ou poltrona que seja firme, confortável e aconchegante, para que seja feita a amamentação ou alimentação do bebê com mamadeira. 

Mais do que um espaço para a mãe atender o bebê, a cadeira em um quarto também poderá ser de balanço para que o cuidador possa ninar e velar o sono do pequeno, assim sendo, tem utilidade imensa e espaço garantido entre as compras do enxoval. 

Um ponto muito importante é que se escolha um material que seja facilmente lavável, ou, ainda, em opções revestidas com pintura industrial, pode-se realizar a impermeabilização do material, garantido que se mantenha perfeito mesmo se acidentes ocorrerem. 

Quando se fala em um quarto infantil, a necessidade muda, porque é importante que seja adaptado ao desenvolvimento da criança. Dessa forma, deve-se procurar uma cadeira pequena, acompanhada de mesa, para que sejam realizadas atividades e brincadeiras. 

Hoje em dia, existem, no mercado, diversos modelos que são adaptáveis e que podem se transformar com o crescimento da criança, aumentando sua durabilidade e garantindo que seja ideal para cada fase de seu pequeno. 

Escritório 

O escritório é, sem sombra de dúvidas, o local onde a cadeira mostra maior protagonismo. Isso porque deverá ser escolhida com muita sabedoria e pesquisa, garantindo que ofereça os benefícios necessários e não se torne um problema para o dono do ambiente. 

Neste cômodo, a funcionalidade deve prevalecer porque, por mais elegante e bonita que uma peça possa ser, se não oferece ergonomia necessária, será uma má escolha e trará muitos prejuízos no dia a dia. 

Hoje em dia, se fala que a melhor opção de cadeira para escritórios é a cadeira gamer, um modelo específico escolhido e nomeado para fazer menção aos usuários de jogos de computador, que, geralmente, passam muitas horas diante do aparelho. 

Tanto quanto os artigos de tecnologia que serão adquiridos para compor o escritório, como autotransformador, cabos e adaptadores, a cadeira certa faz parte da produtividade, pois não é possível permanecer longas horas de trabalho em uma cadeira desconfortável. 

Além disso, pode causar graves prejuízos para coluna, como hérnia de disco, desalinhamentos no geral, bem como outros problemas causados por má postura, como tendinites e dores musculares nos ombros, pescoço e braços. 

Por isso, além de buscar o melhor custo-benefício, é importante que a cadeira seja regulada em altura e formato adequado para dar suporte para o usuário, com apoio para os braços, sustentação para a lombar e encosto em tamanho correto. 

Cozinha 

Existem duas formas mais comuns de se utilizar cadeiras na cozinha, tanto como apenas um objeto de apoio, para que se possa descansar e, até mesmo, para substituir banquinho e escada para pegar objetos que estejam em lugar mais alto, quanto para refeições. 

Deve-se tomar cuidado para que a cadeira não fique muito próxima da pia, pois se uma torneira falhar no teste de vazão e espirrar água sobre o objeto diariamente, é possível que a vida útil fique diminuída. 

É claro que cada dono de casa sabe de suas necessidades e poderá empregar o móvel para outras funções, mas geralmente, se há espaço na cozinha, é comum utilizar uma mesa com quatro cadeiras, por exemplo, para realização de refeições. 

Nesse caso, é importante escolher modelos leves e simples que poderão ser guardados embaixo da mesa, para garantir que não ocupem espaço desnecessário quando não estão em uso, fazendo com que a cozinha fique ampliada. 

Quando falamos na ideia de uma cadeira apenas para descanso e como apoio para alcançar maiores alturas, é essencial que o móvel tenha encosto e seja de material pesado o suficiente para evitar acidentes domésticos. 

Sala de jantar 

A sala de jantar, tanto quanto o escritório, é o cômodo no qual a cadeira se torna imprescindível e tem grande poder de ditar a decoração. Por isso, não se limite e siga seu coração para um resultado que tenha seu estilo. 

Geralmente, quando é realizada a compra da mesa de jantar é possível optar por um conjunto de cadeiras que façam jogo com o móvel. Se essa foi sua escolha, saiba que é uma opção clássica e é difícil errar mantendo os artigos em combinação. 

Se, contudo, você se apaixonou por uma mesa, mas não pelas cadeiras que a acompanhariam ou, ainda, o conjunto está fora de seu orçamento, optar por peças que conversem, mas não sejam um jogo é uma ideia igualmente elegante. 

Hoje em dia, por exemplo, é comum que se opte por uma mesa de madeira maciça mais rústica e pesada, com cadeiras mais leves em uma madeira mais clara e encosto de palha ou, ainda, cadeiras estofadas em um tecido que seja da preferência. 

Outro ponto é que as cadeiras podem, também, ser diferentes entre si, garantindo um resultado jovial e interessante, sem perder em nada na sofisticação e bom visual que esse cômodo pede para receber visitas. 

Área externa 

Seja um jardim ou um espaço gourmet para receber amigos em um churrasco, a cadeira da área externa deverá ser feita de material que possa resistir intempéries ou receber tratamento que garanta isso. 

É importante, pela segurança, que se houver muro ou tela alambrado na casa, a cadeira deverá ficar distante, para que não seja uma forma de crianças subirem ou, ainda, facilitar acesso de invasores ao ambiente. 

Considerações finais 

Lembre-se, para escolher a melhor opção, é sempre importante pesquisar:

  • Preços;
  • Modelos;
  • Materiais;
  • Lojas;
  • Fornecedores.

Sempre em busca de qualidade, durabilidade, conforto e, é claro, beleza para compor o cômodo que você busca decorar. 

Com clareza de suas necessidades e paciência para buscar o melhor modelo, é possível ter peças elegantes e adequadas para o estilo de sua casa e para a finalidade que você espera. 

Leia Também

Polícia investiga se candidato foi morto por ouvir polca de Partido
PARAGUAI
Polícia investiga se candidato foi morto por ouvir polca de Partido
IMUNIZAÇÃO
Cabe a estados decidir vacinação de adolescentes, diz Lewandowski
Motorista fica em estado grave após colidir carro em árvore na MS-162
Motorista fica em estado grave após colidir carro em árvore na MS-162
ONLINE
Sebrae e Fundect abrem inscrições para acesso a mercados de inovação
VIOLÊNCIA
Preso em tiroteio que matou sequestrador tem mais de 45 passagens
BRASIL
Senado aprova PEC que flexibiliza gastos na educação em 2020 e 2021
COMITIVA
Queiroga é diagnosticado com Covid-19 e ficará em quarentena em NY
JUDICIÁRIO
Moraes mantém ordem de prisão contra o caminhoneiro Zé Trovão
TRÁFICO
Polícia encontra 7 crianças, ao 'estourar' centro de distribuição de drogas
EMPREGO
Funai é autorizada a abrir concurso com 776 vagas temporárias

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
DOURADOS
Vizinhos sentem mau cheiro e idoso é encontrado morto no Novo Horizonte
SITIOCA CAMPINA VERDE
Caseiro é assassinado com golpe de faca em Dourados