Menu
Busca sexta, 03 de julho de 2020
(67) 99659-5905
ARQUITETURA&DESIGN

Reforma na cozinha pode deixá-la mais funcional e prática

22 setembro 2017 - 12h16

A decoração de cozinha é cheia de particularidades em relação a funcionalidade, eficiência e conforto. E muitas vezes ela é o coração da casa, não só por ser usada para o preparo de todas as refeições, mas também porque algo sempre acaba fazendo com que as pessoas se reúnam ali, em um momento ou outro.

A disposição dos móveis e dos equipamentos mais usados da cozinha como pia, fogão e refrigerador é crucial para a praticidade e funcionalidade da cozinha. Se o ambiente for largo, a distribuição ideal dos equipamentos é em forma triangular, ou seja, com a pia, o fogão e a geladeira formando um triângulo que facilita o deslocamento de um para o outro.

Se a cozinha for linear, com todos os equipamentos na mesma parede, a sequência correta é o refrigerador primeiro, para pegar os alimentos, a pia logo em seguida, para a esquerda ou para a direita, para o preparo dos alimentos, e por último o fogão.

Acesso aos armários

O que faz toda diferença na decoração da cozinha em relação à facilidade de acesso aos armários é o excesso de altura. Não adianta muito fazer armários até o teto, por exemplo, e depois ter que subir na cadeira sempre que for pegar o que está lá dentro. Além disso, a cozinha fica parecendo mais apertada.
Só vale a pena essa solução se existirem muitos objetos com pouquíssimo uso, e mesmo assim é válido questionar se esses objetos precisam mesmo ser mantidos, já que não são usados normalmente.

Outro local com acesso complicado é sobre o refrigerador, pois fica difícil de alcançar o fundo do armário com a geladeira impedindo que se chegue mais perto dele. Quanto maior ela for, mais significativo é esse problema. Então esse é outro local que, mesmo que tenha armários, não deve armazenar objetos que precisem ser utilizados com frequência.

Altura das bancadas

A altura ideal da bancada de cozinha depende do uso e da altura de quem irá utilizá-la, mas no geral as bancadas de trabalho devem ter de 86 a 93cm, e as que serão usadas como mesa 70cm. Saiba mais sobre as alturas das bancadas.

Decoração

Os materiais usados na cozinha devem preferencialmente ser resistentes a umidade e a manchas, além de serem fáceis de limpar. Nas bancadas, é interessante que eles sejam também resistentes a riscos, choques e altas temperaturas. Entre os diferentes materiais para bancadas existem vantagens e desvantagens, incluindo maiores ou menores resistências e também grandes variações de preço.

Mas de maneira geral é importante que a decoração de cozinha considere bancadas e revestimentos lisos e impermeáveis, ou seja, sem muita porosidade ou veios abertos, para não absorver umidade ou sujeira provenientes da água, dos alimentos ou da gordura.
A madeira natural, por exemplo, que é muito absorvente, pode aparecer na cozinha, porém somente em detalhes que estejam fora de contato com a área de manuseio de alimentos. E se for usado vidro, é importante que o lado com películas, jateamento ou textura irregular fique mais protegido, ou seja, sem contato direto com o vapor ou a gordura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA
Policial mata cinco da própria família e comete suicídio no Paraguai
BRASIL
IBGE mostra 83,5 milhões de ocupados na segunda semana de junho
PANDEMIA
Mulher morre de covid-19 logo após dar à luz em Dourados
PÓS-GRADUAÇÃO
CAPES incentiva cursos emergentes e em consolidação nos estados
JAPORÃ
Dois são presos por supeita de série de roubos no Sul de MS
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS
Aprenda como identificar imóveis no perfil do cliente e aumentar as vendas
INVESTIGAÇÃO
Ex-namorado de 56 anos é suspeito de matar mulher em Campo Grande
DOURADOS
MPE faz recomendações à Prefeitura e Câmara sobre programas sociais em ano de eleição
CAMPO GRANDE
Negado recurso para condenar pai e dois filhos por furto em fazenda
FUTEBOL DE MS
Sem jogos para apitar, árbitros recebem doações para ajudar no sustento

Mais Lidas

DOURADOS
Decretos sobre aglomerações, igrejas e comércio terão mais 10 dias de vigência
PANDEMIA
Dourados tem quatro mortes por Covid em 24 horas, uma das vítimas médico
DOURADOS
Comerciante encontra homem morto ao chegar para abrir estabelecimento
20 VEÍCULOS
"Bonde do contrabando" é apreendido abarrotado de produtos do Paraguai