Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
ARQUITETURA & DESIGN

Quando usar móveis com rodinhas

28 abril 2020 - 10h38Por Dicas de Arquitetura

Quando móveis com rodinhas funcionam.
A principal vantagem de ter rodinhas em um móvel é sua facilidade de deslocamento, obviamente. E isso pode ser muito útil quando um móvel precisa ser levado de um local para outro ou mudado de posição, como uma ilha móvel na cozinha, por exemplo, que possa ser levada para a varanda, ou então uma estante que fica encostada na parede mas também pode ficar dividindo ambientes em outros momentos.

E também é muito bom ter rodinhas nos móveis na hora de fazer a limpeza. Isso porque eles ficam mais fáceis de serem puxados para lá e para cá, permitindo que se limpe debaixo deles. É ideal, portanto, para praticamente qualquer situação, e em especial para locais com pessoas alérgicas a poeira.

Quando móveis com rodízio não funcionam.
Mesmo sendo tão funcionais, no entanto, existem algumas situações em que os móveis com rodinhas não devem ser usados. Na verdade, são tipos de móveis que não costumam dar certo se ficarem muito soltos.

Alguns exemplos são os sofás e as escrivaninhas. Eles podem até ter rodinhas, contanto que fiquem encostados na parede. Caso contrário, ao sentar no sofá ou apoiar na escrivaninha eles irão facilmente sair do lugar. E isso pode ser incômodo ou até perigoso, em alguns casos, se a pessoa for realmente tentar se apoiar no móvel. Por isso, quando for preciso encostar, sentar bruscamente ou se apoiar no móvel, é melhor usar móveis fixos, ou até mesmo móveis soltos mas sem rodinhas.

As rodinhas certas para cada caso.
Para que as rodinhas dos móveis funcionem adequadamente, é essencial que elas suportem o peso não só do móvel, mas também do que será colocado nele. Caso contrário, o móvel não só não sairá do lugar, como também as rodinhas poderão se quebrar. Por isso ao comprar ou fazer um móvel com rodinhas, é importante pensar em quanto peso aquele móvel terá e também quanto precisará carregar. Se for para colocar muito peso, é melhor não usar rodinhas, ou então garantir que as rodinhas usadas são muito resistentes. E para isso, seu tamanho tende a aumentar consideravelmente.

Para esconder as rodinhas
Mesmo se a ideia for deixar o visual bem clean, sem ver as rodinhas embaixo do móvel, ainda é possível ter um móvel com rodízio, aproveitando da sua praticidade. Basta que exista uma peça de madeira no contorno da base do móvel, escondendo as rodas mas deixando um pequeno vão de no máximo 2cm até o piso. Assim elas não ficam aparentes, e o móvel não raspa no chão.

Fonte: www.dicasdearquitetura.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

SOLIDARIEDADE
TJ/MS inicia a Campanha do Agasalho 2020 em 27 municípios do Estado
BRASIL
Petrobras reajusta em 5% o preço do gás de cozinha
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 1.349 mortes por coronavírus e bate novo recorde
PEDRO JUAN
Polícia encontra caminhonete de idoso desaparecido na fronteira
TEMPO
Quarta-feira nublada, ainda com possibilidade de chuva em Dourados
FRONTEIRA
Polícia procura por traficante que fugiu de hospital vestido de médico
CONGRESSO
Câmara aprova texto-base de MP que autoriza sorteios na TV aberta
CAMPO GRANDE
Mulher foge do filho de 19 anos armado com faca após discussão
BRASÍLIA
Após três dias, PM diz que vai apurar uso de cavalo por Bolsonaro
TJ/MS
Justiça determina que Detran cumpra nomeação de concursados para cargos

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados