Considerada indispensável no projeto de um dormitório, a mesa de cabeceira desempenha um papel importante na decoração e organização do ambiente, servindo como apoio ao lado da cama.
Porém, frente às inúmeras opções existentes no mercado, escolher um modelo de mesa de cabeceira pode ser uma tarefa mais simples do que parece. Além dos mais variados estilos e materiais, a peça deve respeitar as dimensões do ambiente e, sobretudo, precisa atender às necessidades dos moradores.
“A mesa de cabeceira não desempenha apenas a função decorativa. É preciso que o móvel reúna design, estética e que disponha de espaço para acomodar aquilo que faz parte da vida do cliente”, explica a arquiteta Patricia Penna. A profissional ainda destaca a relevância da peça estar alinhada com o décor, visando uma composição visual agradável.
Para que a escolha do modelo certo de mesa de cabeceira seja feita da melhor forma, listamos algumas dicas importantes. Confira!
Quais as medidas ideais?
A altura padrão de uma mesa de cabeceira é de 55 cm, porém a referência é que esteja alinhada com o colchão ou até 10cm mais baixo, evitando possíveis acidentes. Outra valiosa orientação é manter uma circulação mínima de 60 cm entre as laterais da cama e as paredes.
© Fornecido por Decor Style
Para facilitar no dia a dia, interruptores e pontos de tomada devem ser instalados a uma altura de 75cm, nas laterais da cama. Desta forma, o acesso a eles fica de fácil alcance.
Design: como escolher?
Com relação ao design, a sugestão da arquiteta é que o modelo ‘converse’ com a proposta do décor. Ou seja, se o dormitório segue um estilo mais clássico, mesas de cabeceira em madeira, por exemplo, podem ser um bom caminho a seguir. No contraponto, o mobiliário colorido se revela como uma possibilidade excelente para acrescentar personalidade em um cômodo com tons de base neutra.
© Fornecido por Decor Style
© Fornecido por Decor Style
“Quando a ideia central de determinado projeto segue uma linguagem mais leve e delicada, eu gosto de seguir para um design mais clean, que fuja do convencional e do estilo mais fechado”, discorre a arquiteta. Uma opção bastante válida para essas ocasiões é o modelo suspenso, que traz leveza ao ambiente. Além disso, em áreas mais compactas, é a solução perfeita, já que propicia uma área livre na parte inferior para alocar um pufe ou caixas organizadoras, entre outros itens.
© Fornecido por Decor Style
Leia Também

Contrabando avaliado em quase R$ 150 mil é apreendido em Dourados
Brasil registra mais 359 mortes por Covid; média segue estável
MSJovem procura polícia após filmar babá agredindo a filha de 2 anos

Cursinho seleciona instrutores de Matemática e Física
Fachin cita Lei Eleitoral e barra pronunciamento do Ministro da Saúde

Homem é preso com maconha que seria entregue em Dourados

Socorrido após acidente na MS-162 morre em hospital

Relações humanas: a ressignificação do conceito de RH

Polícia captura líder de facção que fugiu de penitenciária paraguaia

Jovem morre no Hospital da Vida após ser baleado na cabeça
Mais Lidas

Lutador de MMA douradense é preso com mais de 40 quilos de cocaína

Ladrão esquece mochila aberta e dinheiro roubado voa durante fuga

Adolescente fica gravemente ferido após caminhonete capotar na MS-141
