Menu
Busca quarta, 16 de junho de 2021
(67) 99257-3397
ARQUITETURA & DESING

Ferramentas para eletricista: tipos, como escolher e lista essencial para você seguir

07 junho 2021 - 06h00Por Decorfacil

Quais as ferramentas um eletricista precisa? Se você é profissional da área muito provavelmente já se viu nessa dúvida.  

As ferramentas para eletricista são parte fundamental de um trabalho bem feito, seguro e confiável, sendo, portanto, indispensáveis. Saiba quais são essas ferramentas (além de outras coisas importantes) acompanhando o post com a gente. 

Porque é importante investir em ferramentas adequadas? 

1. Segurança

Tudo que envolve eletricidade exige segurança. Isso porque o risco de choques é muito grande. Portanto, o uso das ferramentas adequadas é essencial para um trabalho seguro não apenas para o eletricista, mas também para o imóvel, já que você evita riscos, como curto circuitos e eventuais perdas de eletrodomésticos e eletrônicos e até mesmo incêndios.

2. Confiança e credibilidade para o cliente

Um kit de ferramentas para eletricistas bem organizado e completo faz com que o cliente enxergue o comprometimento do profissional com o trabalho e, assim, passe a confiar e acreditar no serviço que será entregue.

3. Agilidade e praticidade no trabalho

Além da segurança e credibilidade, o kit de ferramentas para eletricista garante também agilidade e praticidade na entrega do trabalho.

Todo profissional, independente da área de atuação, sabe que as ferramentas certas fazem toda diferença na execução das atividades, tornando-as mais rápidas e simplificadas. 

Inclusive, vale ressaltar, que o trabalho de eletricista não permite gambiarras. Isso é perigoso para o profissional e para o imóvel do cliente. Portanto, mais uma vez, invista em ferramentas apropriadas e de qualidade.

Como escolher as ferramentas para eletricista?

O primeiro passo antes de comprar as ferramentas para eletricista é compreender o tipo de trabalho que você, profissional, desenvolve. 

Os eletricistas residências que estão expostas a tensões de baixa e média voltagem tem necessidades diferentes de equipamentos e ferramentas do que aqueles profissionais que prestam serviços em indústrias ou outros locais onde a tensão elétrica é maior. 

Por isso, faça uma análise do tipo de serviço que você executa para, assim, poder avaliar quais as ferramentas mais adequadas para o seu trabalho. 

Outro ponto importante é a qualidade das ferramentas. Em um primeiro momento pode parecer, por exemplo, que as chaves de fenda são todas iguais. Acontece que não são. Uma chave de fenda para eletricista possui cabo com isolamento, trazendo mais segurança na execução do trabalho. 

Por conta disso é fundamental que o eletricista busque por ferramentas especificas para o trabalho com elétrica ao invés de comprar ferramentas de uso padrão.

Antes de fazer a compra das ferramentas também é importante pesquisar sobre as marcas existentes no mercado e as especificações de cada uma delas. Uma boa dica é se inscrever em grupos de profissionais do Facebook e buscas opiniões de quem já utiliza a ferramenta que você pretende comprar.

Lista de ferramentas para eletricista

Confira a seguir quais as ferramentas essenciais para um bom trabalho de eletricista:

Itens de segurança

Luvas – As luvas são fundamentais para qualquer tipo de trabalho elétrico. Escolha as de borracha com proteção de alta tensão.

Capacete – Para trabalhos em locais altos é indispensável o uso de capacete para garantir a segurança do profissional.

Óculos de proteção – Tenha dois modelos de óculos de proteção no seu kit de ferramentas: o transparente e o escuro.

Protetor auricular – O eletricista também precisa de um protetor auricular para o caso de ambientes com alto índice de decibéis. Isso garante a saúde dos seus ouvidos. 

Sapatos e roupas de segurança – Para evitar choques todo eletricista precisa de sapatos e roupas de segurança, conforme recomendado pela norma NR10.

Cinto de paraquedista – Assim como o capacete, o trabalho em locais altos exige o uso de cinto de segurança. Esse tipo de equipamento pode ser encontrado no mercado pelo nome de cinto de paraquedista ou cinto talabarte.

Ferramentas manuais 

Alicates

Todo eletricista precisa também de um kit de alicates com cabos isolantes e pontas fabricadas em aço. Na lista deve constar um alicate universal, modelo que permite a utilização em diferentes superfícies e materiais, além de facilitar o corte de arames, fios e a prensa de terminais.

Outro alicate que deve estar na sua maleta é o meia cana, conhecido também como ponta fina ou bico de pato. Esse alicate é extremamente útil no trabalho de eletricista, já que com ele é possível dobrar, pinçar e puxar fios, bem como segurar partes de componentes.

O alicate decapador de fios ou alicate de eletricista é outro item essencial no kit de ferramentas de elétrica. Com ele, o profissional desencapa fios com facilidade, mas também pode ser utilizá-lo para cortar fios e grimpar terminais.

Chaves de fenda

As chaves de fenda também são fundamentais, mas para uso em elétrica é importante que as ferramentas possuam cabo isolante. 

Tenha pelo menos duas, uma pequena para fixação de parafusos menores e outra maior para fixar parafusos de interruptores, por exemplo.

Chave Philips

A chave Philips, ao contrário da chave de fenda, possui a ponta em x e é utilizada para fixação de parafusos específicos. É interessante que você tenha pelo menos duas ou três em tamanhos variados para atender aos diferentes tamanhos de parafusos existentes nos equipamentos.

Descascador de fios

Além do alicate, existe também o descascador de fios, uma ferramenta especifica para desencapar a fiação. Essa ferramenta é composta por duas lâminas que prendem e removem a capa protetora do fio.

Canivete ou faca

Tenha na sua maleta de ferramentas, por precaução, um canivete, uma faca ou qualquer outro instrumento de corte afiado. Essa ferramenta pode ser muito útil para diversas funções, como a remoção de partes de componentes.

Trena

A trena não é uma ferramenta especifica para o trabalho do eletricista, mas ela pode ser bem útil para determinar, por exemplo, quantos metros de fio serão necessários para um ambiente. Vale a pena ter a ferramenta na mala.

Martelo

O martelo é outra daquelas ferramentas multiuso que servem para uma infinidade de coisas e pode quebrar um galho caso você precise soltar partes soltar de algum local ou remover pregos, por exemplo.

Fita de passagem

A fita de passagem é uma velha conhecida dos eletricistas e, de modo geral, ela serve basicamente para auxiliar a passagem de fios pelos conduítes.

Fita isolante

A fita isolante é super importante para isolar a corrente elétrica dos equipamentos utilizados. Por isso, é necessário contar com pelo menos um rolo de fita isolante no seu kit de ferramentas.

Lanterna de cabeça

Para garantir uma boa visibilidade no local de trabalho, o eletricista precisa contar também com uma lanterna.  A mais recomendada é aquela usada na cabeça, dessa forma você mantem as mãos livres para execução do serviço.

Instrumentos de testes 

Busca polo

O busca polo é uma ferramenta semelhante a uma caneta que acende ao ser encostada em um polo vivo e apaga ao ser encostada em um campo neutro.

Multímetro

O multímetro é uma ferramenta indispensável para o eletricista. Ela é quem vai orientar o trabalho apontando a tensão e a resistência de equipamentos elétricos. O multímetro ainda executa testes diversos, desde os mais simples até os mais complexos.

Lâmpada de prova

A lâmpada de prova, como você já deve imaginar, nada mais é do que uma lâmpada conectada a um soquete com duas pontas. Ela serve para medir a voltagem da instalação elétrica (110 ou 220W), uma vez que quanto mais intenso for o brilho emitido pela lâmpada mais corrente elétrica passa pelo local.

Teste de continuidade

O teste de continuidade ajuda o eletricista a verificar a continuidade dos circuitos elétricos, especialmente no caso de interruptores. 

Caneta amperímetro

A caneta amperímetro é uma companheira inseparável do multímetro. Juntas, essas duas ferramentas, facilitam e aprimoram o trabalho do eletricista. Mas, no caso da caneta amperímetro, a leitura da corrente elétrica é feita de modo dinâmico, sem a necessidade de romper o circuito para realização do teste. 

Cuidados importantes com as ferramentas de eletricista 

 

Tão importante quanto ter as ferramentas apropriadas é saber como cuidar delas corretamente, de modo que elas funcionem como o esperado e, é claro, tenham uma longa vida. Por isso, tome nota das dicas a seguir: 

  • Tenha um local apropriado para armazenar suas ferramentas enquanto elas não estiverem em uso. Pode ser uma maleta, uma caixa ou um painel na parede, de modo que elas fiquem penduradas. O importante é que elas não fiquem jogadas ou guardadas com outras ferramentas que possam danificá-las.
  • Limpe suas ferramentas quando acabar de utilizá-las. 
  • Crie o hábito de examinar as suas ferramentas, observando se elas não possuem partes oxidadas, quebradas ou necessitando de conserto. Afinal, você não pode ficar na mão quando precisar de uma delas.
  • Jamais exponha suas ferramentas ao sol ou a umidade. Esses são fatores de risco para a conservação dos equipamentos. Mantenha-as protegidas em um local longe da luz solar direta e sem a presença de umidade.

 

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova incentivo fiscal a quem doar a pesquisas contra covid-19
IMUNIZAÇÃO
População indígena lidera índice de vacinação no Brasil
FUTEBOL
Náutico domina Vila Nova, mantém 100% e segue na ponta da Série B
STF
Ministro concede a Wilson Witzel direito de não comparecer à CPI da Covid
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
POLÍTICA
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
MINISTÉRIO DO TURISMO
Nove em cada 10 empreendedores que acessaram recursos são pequenas empresas
JUSTIÇA
CNJ aprova resolução sobre orientações jurídicas para casamentos
UNIGRAN
XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise
FUTEBOL
Copa América: seleção treina na Granja Comary
CODESUL
Governador propõe unificação de atas de preços e mutirão pós-pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463
DOURADOS
Adolescentes e jovem são levados para DP para esclarecer furto de carro em motel
DOURADOS
Após filas e aglomerações, secretário faz duras críticas à população