Você já parou para pensar o que é necessário para reduzir sua pegada de carbono? Com um pouco de orientação, não é difícil desenvolver uma rotina que seja melhor para o meio ambiente e que de quebra ainda pode melhorar sua saúde.
© Jason Leung/Unsplash
Começando pela cozinha, você pode rever seus hábitos, como comprar, cozinhar e até como armazenar sua comida e torná-los ecológicos (caso já não sejam)! Veja 9 dicas para ter uma cozinha mais sustentável:
1. Use sacolas reutilizáveis
© Priscilla Du Preez/Unsplash
Uma maneira de reduzir o número de sacolas plásticas de supermercado em um aterro é usar sacolas reutilizáveis. Procure sacolas de algodão, cânhamo ou outro tecido ou malha natural e lave-as entre as idas ao supermercado.
2. Limpe sua cozinha com produtos ecológicos
© Precious Plastic Melbourne/Unsplash
Jogue de lado quaisquer produtos de limpeza agressivos com produtos químicos e troque por produtos de limpeza ecológicos. É provável que sua dispensa tenha bicarbonato de sódio, vinagre branco destilado, suco de limão ou sabão de coco.
Essas alternativas ecológicas limpam sua cozinha, eletrodomésticos e roupas tão bem quanto os produtos químicos convencionais, sem os efeitos colaterais prejudiciais.
3. Tábuas de corte feitas de materiais sustentáveis
© Andy Chilton/Unsplash
Tábuas e blocos de corte são componentes essenciais para cozinhas, então por que não comprar um que seja funcional e ecológico? Uma tábua de corte de madeira é uma bela edição para uma cozinha e colhida de uma fonte sustentável, em oposição a tábuas de corte de plástico.
Alguns tipos de madeira, como o bambu de crescimento rápido, reduzem até mesmo naturalmente o crescimento de micróbios nocivos.
4. Panelas de teflon Nix
© SuperBee/Reprodução
Embora as panelas de Teflon sejam convenientes para cozinhar devido às suas propriedades antiaderentes, elas são conhecidas por liberar produtos químicos tóxicos. Eles também se danificam facilmente, por isso devem ser jogados fora e substituídos com frequência.
Como alternativa, use produtos sustentáveis de longa duração, como panelas e frigideiras feitas de aço inoxidável ou ferro fundido de alta resistência. Os entusiastas do cozimento devem usar travessas e bandejas de vidro, metal, silicone ou cerâmica.
5. Use utensílios e talheres ecológicos
© Vladimir Gladkov/Unsplash
Aposente os utensílios de plástico e os pratos, tigelas e copos de isopor. Encha seus armários com xícaras, pratos e tigelas de cerâmica, vidro ou metal. Adicione ainda mais charme à sua cozinha com utensílios de cozinha e serviço de madeira. Eles funcionam tão bem quanto as versões de plástico, mas têm uma aparência muito melhor!
6. Armazenamento sem plástico em sua geladeira e freezer
SuperBee/Reprodução
Pode ser conveniente armazenar alimentos crus ou secos em recipientes de plástico, mas considere fazer a mudança para recipientes de armazenamento de alimentos ecológicos. Procure por itens feitos de silicone, vidro ou metal. Para recipientes sem tampas ajustadas, uma tampa para alimentos pode selar os alimentos adequadamente e evitar a exposição ao ar.
© Ello/Unsplash
Os invólucros de cera de abelha reutilizáveis são uma excelente alternativa aos de plástico porque se adaptam a todos os tipos de tamanhos e formas, com o benefício adicional de serem sustentáveis e podem ser lavados e reutilizados.
7. Mantenha sua casa com um cheiro fresco com produtos naturais
© SuperBee/Reprodução
Purificadores de ar industrializados podem expor você e sua família a toxinas e alérgicos, por conta dos químicos. Para deixar sua casa cheirando bem sem os efeitos colaterais negativos, use temperos ferventes ou óleos de plantas aromáticas no fogão, jogue uma rodela de limão no triturador de alimentos ou use plantas domésticas para purificar o ar interno.
8. Desodorize e desinfete com vinagre ou bicarbonato de sódio
© Reprodução/Casa.com.br
O bicarbonato de sódio absorve e neutraliza odores e funciona bem para desodorizar cortinas e tapetes de cozinha. O vinagre mata bactérias, mofo e bolor e pode ser usado para limpar pias, utensílios de cozinha e superfícies de cozimento.
9. Crie sua própria pilha de composto a partir de restos de cozinha biodegradáveis
© Lenka Dzurendova/Unsplash
Depois de incorporar itens reutilizáveis e sustentáveis ao repertório de sua cozinha, você estará jogando menos lixo fora. Você pode reduzir ainda mais essa quantidade jogando os restos orgânicos da cozinha em uma caixa de compostagem que mais tarde se transformará em solo rico em nutrientes.
Leia Também
Agente penitenciário preso em operação contra o PCC é demitido
LEI SECAFux vota pela manutenção de multa a motorista que recusa bafômetro

Polícia encontra mais de meia tonelada de maconha em milharal
Bolsonaro sanciona Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400
TRÊS LAGOASMulher tenta matar namorado após ele tentar terminar relação
Mostra Radioteatro Experience acontece sábado em Dourados
CAMPO GRANDEMadeireira é lacrada após denúncias de carga ilegal de madeira
ELEIÇÕES 2022Após reunião, partidos da 3ª via adiam anúncio de candidato único
GERALApós denúncia Procon encontra alimentos vencidos em supermercado
ESTATAL DE ENERGIATCU autoriza venda da Eletrobras, a 1ª grande privatização de Bolsonaro
Mais Lidas

Dupla é executada em pátio de posto de combustíveis

Quarto envolvido em roubo de joalheria saiu de Dourados para dar apoio aos assaltantes

Jovens presos por tráfico vendiam drogas para público universitário
