segunda, 04 de julho de 2022
Dourados
32°max
15°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ARQUITETURA E DESIGN

Decoração em apartamento pequeno: 3 dicas para aproveitar o espaço

01 abril 2022 - 11h33Por Alto Astral

Os apartamentos pequenos, também chamados de studios ou microapartamentos, são uma grande tendência do mercado imobiliário hoje, tanto por serem mais viáveis para a maioria das pessoas quanto por muitos deles estarem localizados em regiões centrais das cidades. Porém, para quem mora em um, os apartamentos pequenos podem parecer bem difíceis de decorar por conta da questão de espaço.

E, apesar de essa tarefa ser realmente um pouco complicada por conta da área limitada para colocar os móveis e objetos de decoração, dá sim para aproveitar o espaço de uma forma interessante.

Por isso, trouxemos 3 dicas dos arquitetos Glaucio Gonçalves, Eduarda Negretti e Nathalia Lena para você conseguir aproveitar ao máximo o espaço na hora de decorar o seu apartamento:

Reflita sobre as suas necessidades
Claro que o ideal é ter móveis planejados, já que eles ajudam bastante a economizar espaço e ainda podem ser do tipo 2 em 1, tendo mais de uma funcionalidade em um só móvel. Porém, isso nem sempre é possível, já que isso costuma ser um pouco caro.

Assim, segundo Glaucio, é preciso refletir sobre o que você realmente vai precisar. O arquiteto sugere, por exemplo, que se faça uma reflexão sobre quantos sapatos você precisa no dia a dia, quantas gavetas você acha que precisa para tornar a sua vida mais fácil e o que você abre mão para ter mais dinheiro no bolso e espaço.

Depois dessa reflexão, ficará bem mais simples encontrar os móveis dos quais você vai precisar e, inclusive, fazer escolhas mais inteligentes nesse sentido. “Não é difícil encontrar em lojas de varejo móveis bacanas e que ajudam no dia a dia. Uma mesa retrátil, armários suspensos... tudo isso ajuda no aproveitamento dos espaços”, comenta Glaucio.

Opte pela verticalização
Em ambientes pequenos, móveis robustos demais geralmente não são a melhor opção, então opte sempre pelas versões mais “slim”. Além disso, peças de mobiliário que não ocupam espaço no chão, por ficarem suspensas, como as prateleiras ou as arandelas, também são uma ótima opção.

“Ao invés de posicionar uma luminária de piso, uma arandela presa na parede fará o mesmo efeito luminoso e trará uma sensação mais harmônica”, exemplifica Eduarda. No caso dos quartos, especificamente, uma outra dica para não ocupar tanto espaço com os móveis é apostar nas camas retráteis.

Use e abuse dos truques de decoração
Existem algumas mudanças pequenas na decoração que podem dar uma impressão de que o espaço é bem maior, sabia? As cores claras nas paredes, por exemplo, ajudam bastante com isso.

E não pense que o fato de as paredes serem claras quer dizer que elas precisem ser sem graça, viu? “Com a imaginação e algumas referências, podemos elaborar elementos legais na parede empregando apenas tinta colorida”, explica Eduarda.

Outro truque de decoração que ajuda muito nesse sentido são os espelhos, que também dão essa impressão de um ambiente maior. Nesse caso, vale prestar atenção no que o espelho vai refletir. “Se a intenção for instalar em algum ponto que venha a refletir a mesa de jantar, sempre vale certificar-se que a altura será pareada com a mesa ou dos assentos da cadeira. Esse cuidado se justifica pois, se o espelho seguir até o chão, refletirá os pés da cadeira, provocando uma poluição visual e o efeito contrário ao esperado”, comenta Nathalia.

 Fornecido por Alto Astral Espelhos são grandes aliados para quem mora em um apartamento pequeno - Shutterstock

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tamanduá "passeia" pelas ruas da capital e é capturado
MEIO AMBIENTE

Tamanduá "passeia" pelas ruas da capital e é capturado

SAÚDE

Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses

Durante ações em Bonito, PMA orienta turistas e apreende petrechos ilegais de pesca
ÁGUAS DO MIRANDA

Durante ações em Bonito, PMA orienta turistas e apreende petrechos ilegais de pesca

Filho do governador de Goiás morre aos 40 anos
LUTO

Filho do governador de Goiás morre aos 40 anos

Bioparque Pantanal recebe animais taxidermizados nesta segunda
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Bioparque Pantanal recebe animais taxidermizados nesta segunda

BONITO

Homem morre após cair de barranco de pesqueiro

LUTO

Morre, no Rio, aos 88 anos, autor da Lei Rouanet

MS-080

PMA apreende caminhão com 29 m³ de madeira ilegal e autua proprietário em 8,6 mil

CAPITAL

Ao tentar fugir da polícia, motorista capota carro recheado de contrabando

MS

Governo amplia número de vagas do concurso de escrivão e delegado da Polícia Civil

Mais Lidas

DOURADOS

Idosa cai em golpe do falso sequestro, mas polícia consegue impedir transferência bancária

DOURADOS

Drogado, homem acaba preso após agredir filha e esposa

REGIÃO

Droga apreendida em veículo que capotou é avaliada em 1,5 milhão

RIO BRILHANTE

Caso de homem encontrado morto dentro de residência é investigado