quinta, 19 de maio de 2022
Dourados
18°max
min
Campo Grande
17°max
min
Três Lagoas
21°max
min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ARQUITETURA E DESIGN

Decoração: dicas para deixar apartamento alugados com a sua cara

22 novembro 2021 - 17h44Por IG Delas

Quando se fala em apartamentos alugados, um grande impasse a ser resolvido pelos locatários é:  como deixar os ambientes com personalidade e estilo sem gastar muito e causar grandes mudanças no imóvel? Por outro lado, proprietários também se preocupam com a manutenção da estrutura oferecida, uma vez que, após o vencimento do contrato, a edificação será alugada por outra pessoa. Assim, a tarefa de decorar um espaço como esse é sempre desafiadora.

“Na hora de trabalhar um projeto de decoração em um imóvel alugado, temos sempre que entender quais são as necessidades que aquela casa e família demandam. Os proprietários, por exemplo, costumam buscar soluções que sirvam como uma boa base para os futuros inquilinos que, por sua vez, procuram maneiras de personalizar a moradia sem realizar altos investimentos e soluções permanentes. Apesar de se tratar de buscas completamente opostas, é nosso desafio proporcionar essa harmonia para um resultado perfeito”, explica a arquiteta Bianca Atalla, sócia do escritório Oliva Arquitetura ao lado da também arquiteta Fernanda Mendonça.

Pensando em facilitar a tarefa de proprietários que querem valorizar o seu imóvel e de inquilinos que rejeitam a ideia de que apartamentos alugados devem ter cara de lares temporários, as especialistas reuniram dicas de como atuar. Confira!

Invista em uma base neutra e revestimentos resistentes!

Renan Soares

Com a marcenaria e revestimentos neutros, o espaço ganhou vivacidade graças aos objetos decorativos.

A primeira dica das arquitetas para quem está pensando em montar um apartamento para ser alugado é: busque disponibilizar aos inquilinos boas soluções de marcenaria, com cores neutras e revestimentos resistentes. No tocante aos revestimentos, pisos em porcelanato costumam ser uma boa pedida, pois não riscam com facilidade, são práticos para a hora limpeza e duram por muitos anos sem a necessidade de manutenção.
Para a pintura, Fernanda explica que a paleta clara continua sendo a mais adequada neste primeiro momento. “Como é algo que os futuros moradores podem trocar com facilidade, a solução mais prática é deixar todos os cômodos com uma atmosfera bem clean. Com esse pensamento, o proprietário dá carta branca para o morador personalizar as paredes da maneira que preferir quando se instalar em sua casa”, conta.

Móveis

Renan Soares
Uma dica importante é realizar a medição dos cômodos antes de colocar os móveis. Assim, não há o risco de tirar o espaço de circulação ou sobrecarregar o ambiente

Quando o locatário realiza compra de mobiliário sem ter o seu imóvel próprio, as especialistas aconselham investir em peças soltas e com medidas padrão – um cuidado que permitirá levar os móveis em mudanças futuras, sem a necessidade de trocá-los. “Os apartamentos possuem tamanhos variados e nem sempre aquela mesa grande e espaços caberá em uma possível mudança, seja para outro alugado, ou para a conquista do imóvel próprio. Por isso, antes de desembolsar, recomendamos uma análise minuciosa de possíveis futuros cenários”, orienta Bianca.

Cores

Renan Soares
Uma das soluções para trazer cor e personalidade para o quarto são as cabeceiras moduladas

Para fugir do branco e do off white, uma das alternativas acertadas é compor os ambientes com objetos decorativos coloridos. Além de pontuar o ambiente com novas cores, eles também traduzem com perfeição a personalidade e o estilo da família. E neste momento vale tudo! Pinte paredes, pendure quadros com fitas dupla face fixa forte para não furar as paredes, traga plantinhas para a casa e selecione em almofadas coloridas. Trazendo cor para objetos fáceis de substituir fica mais fácil não enjoar e não comprometer a base do apartamento.

Desapegue e organize

Ao longo da vida, tendemos a acumular histórias, vivências e objetos. No que se refere às vivências e histórias, quanto mais temos, mais interessante fica a vida, todavia o hábito de acumular em demasia se configura um problemão. Entre uma mudança e outra, avaliar o que realmente é funcional facilita o processo, uma vez que não adianta manter peças que não fazem sentido na decoração da nova casa pelo simples receio de desapegar. “Levando apenas o necessário, temos certeza de que o lar ficará mais fluido, bonito e gostoso de se viver, sem se lembrar constantemente que, no final das contas, ele é não completamente seu”, finaliza Fernanda.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO

Agente penitenciário preso em operação contra o PCC é demitido

LEI SECA

Fux vota pela manutenção de multa a motorista que recusa bafômetro

Polícia encontra mais de meia tonelada de maconha em milharal
PONTA PORÃ

Polícia encontra mais de meia tonelada de maconha em milharal

BENEFÍCIO

Bolsonaro sanciona Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400

TRÊS LAGOAS

Mulher tenta matar namorado após ele tentar terminar relação

UFGD

Mostra Radioteatro Experience acontece sábado em Dourados

CAMPO GRANDE

Madeireira é lacrada após denúncias de carga ilegal de madeira

ELEIÇÕES 2022

Após reunião, partidos da 3ª via adiam anúncio de candidato único

GERAL

Após denúncia Procon encontra alimentos vencidos em supermercado

ESTATAL DE ENERGIA

TCU autoriza venda da Eletrobras, a 1ª grande privatização de Bolsonaro

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO

Dupla é executada em pátio de posto de combustíveis

IDENTIFICADO E PRESO

Quarto envolvido em roubo de joalheria saiu de Dourados para dar apoio aos assaltantes

DOURADOS 

Jovens presos por tráfico vendiam drogas para público universitário

FRONTEIRA

Prefeito de Pedro Juan é alvo de atentado a tiros